Manutenção sem Stress e Técnicas de Assertividade
NovoA assertividade no modo de estar, ser e falar é um comportamento de influencia que exige maturidade passando pelo controlo emocional com o objetivo de comunicar as nossas ideias e sentimentos ou defender os nossos legítimos direitos de forma respeitosa sem a intenção de ofender e com autoconfiança. Esta estratégia de comunicação tem por base algumas dicas importantes que favorecem a confiança na capacidade expressiva, potencia a auto-estima, contribui o bem-estar emocional e melhora a imagem social quer no plano individual ou em equipa.
Objetivos gerais:
No final do Curso, os formandos deverão ser capazes de:
- Compreender os desafios da organização do trabalho e do stress que regem o dia a dia das organizações.
- Compreender os erros cometidos pela falta de planeamento
- Identificar fatores, ações e técnicas de gestão de situações potencialmente stressantes
- Capacitar as pessoas participantes de técnicas de comunicação assertiva, com impacto nas suas relações laborais de em equipa.
Objetivos específicos:
- Aferir a importância da análise das prioridades
- O que é prioritário, urgente e importante
- Urgência e emergência.
- Como ganhar tempo com a matriz de Eisenhower no dia a dia de um técnico de manutenção de instalações elétricas.
- Identificar os fatores da delegação com responsabilidade
- Identificar os desperdiçadores de tempo
- Aferir a importância de controlar e/ou eliminar os desperdiçadores de tempo
- Definir stress: Tipos de stress – Eustress e distress
- Fatores indutores de stress e manifestações de stress num técnico de manutenção elétrica.
- Vulnerabilidade ao stress
- Mecanismos de defesa contra o stress
- Manifestações de stress num técnico de manutenção elétrica
- Manifestações Psicológicas, comportamentais e fisiológicas
- Consequências do stress relacionado com o trabalho
- Consequências a nível individual e Organizacional
- Estratégias para lidar e/ou evitar o stress
- mecanismos de coping
- Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir conversas difíceis.
- Identificar as características dos diferentes estilos comportamentais de comunicação interpessoal.
- Identificar técnicas de autocontrolo e a autorregulação das emoções para a influencia positiva.
- Identificar técnicas para lidar com os comportamentos negativos do outro.
Manutenção sem stress:
- Princípios da organização do trabalho
- Método ABC e matriz de Eisenhower (tarefas Urgentes e importantes, tarefas Urgentes e Não Importantes, tarefas Não Urgentes e Importantes e tarefas Não Urgentes e Não Importantes) e método GTD.
- Desperdiçadores de tempo e plano de ação para ultrapassar
- Princípios da delegação.
- Gestão do stress
- Tensão negativa e stress– Quais as diferenças?
- Eustress e distress
- Fatores stressantes, quantitativos e qualitativos do stress
- Plano de ação para evitar o stress
- Boas práticas e melhoria continua
Tecnicas de Assertividade
- Comunicação interpessoal eficaz e eficiente (atenda ao cérebro reptiliano)
Escuta ativa na comunicação
Estilos comunicacionais
A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho - Dimensões do comportamento assertivo
- Técnicas verbais: Disco riscado, edredão e DEEC,
- Saber dizer “não” de forma construtiva.
- Formular pedidos.
- Dar e receber feedback.
- Lidar com a crítica.
- Opiniões positivas: O feedback Sandwich.
- Componente emocional da assertividade.
- Desenvolvimento da assertividade em cinco passos.
- Quadros Técnicos, Licenciados e Bacharéis, de qualquer ramo da Engenharia, que desempenhem ou pretendam vir a desempenhar funções na área da Manutenção de Instalações Elétricas.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema
Esta Formação faz parte da nossa 6ª edição da Especialização em “Manutenção de Instalações Elétricas”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações.
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
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- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Lurdes Viana, Dra.
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente e Ilhas com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação. Em 2019 passou a ser formadora certificada na metodologia LEGO Serious Play pela Rasmussen Consulting – Dinamarca.
O valor da inscrição é de 220.00 € (+ 23% IVA), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO