Lean Management
16ª EdiçãoO pensamento Lean introduz uma mudança de paradigma na forma como produzimos e entregamos valor (produtos e serviços) ao cliente.
O ponto de partida do Lean Management é reconhecer que todos os processos podem ser melhorados, que todos os processos possuem desperdícios, e que eliminar e reduzir os desperdícios e a variabilidade traz valor e satisfação ao cliente.
O Lean Management é a combinação:
- De um conjunto de ferramentas para identificar e eliminar os desperdícios;
- Da promoção de um fluxo de materiais e de operações tenso e nivelado (não turbulento) que expõe, sistematicamente, os problemas;
- De uma visão geral de todos os processos, que privilegia a obtenção de ótimos globais;
- Do respeito pelo trabalho dos colaboradores, na medida em que se procura a sua participação e envolvimento no esforço de Melhoria Contínua.
O gestor Lean distingue-se por privilegiar a identificação dos problemas (os problemas são uma mina de ouro), no local onde o valor é acrescentado (gemba), ouvindo (saber ouvir) as sugestões de todos os que participam no processo produtivo.
O gestor Lean não se acomoda com a situação atual, divulga uma visão de um estado ideal, mais eficiente na ótica do serviço ao cliente e, para chegar a esse estado, desenvolve as competências dos seus colaboradores e fomenta o processo de experimentação de novas soluções
- Reconhecer no Lean Management um novo paradigma;
- Enumerar os desperdícios da produção e da liderança;
- Reconhecer a cadeia valor, os processos principais e os processos de suporte;
- Descrever as principais ferramentas associadas ao Lean Management;
- Identificar uma estratégia de Melhoria Contínua;
- Conhecer as fases de implementação e as técnicas utilizadas na aplicação da abordagem Lean;
- Formular uma estratégia de introdução do pensamento Lean nas suas organizações.
- Identificar o valor acrescentado e os desperdícios
- A cadeia de valor, o VSM – Value Stream Mapping
- Criação de fluxo e compressão logística
- A mudança rápida de ferramentas
- Produção puxada, rotinas de abastecimento e kanban
- TWI e Padrões de trabalho
- Criar uma cultura que pare para pensar e resolver os problemas – os relatórios A3
- Gerentes, Chefias e Engenheiros de Organizações Industriais e de Serviços
- Todos os que se preocupam em melhorar os processos produtivos, seja na indústria, seja nos serviços.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- A partir de exemplos práticos, o formador partilhará a sua experiência de mais de 20 anos nas empresas.
- Os Participantes serão convidados a discutir a realidade das suas empresas e a trazer os seus exemplos.
Esta Formação faz parte da nossa 15ª edição da Especialização em “Gestão de Operações e Serviços Industriais”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações.
TOPOEduardo Martins, Eng.
Director da Value Stream Consultores, empresa especializada na introdução do pensamento Lean nas Organizações, na Melhoria Contínua e na Reengenharia dos Processos.
Engenheiro Mecânico pela FEUP, pós-graduação em Gestão pela Universidade Católica e MBA pelo HEC / Institut Superieur des Affaires de Paris.
Trabalhou como Engenheiro de Processo na Texas Instruments, como Director de Produção na Jotocar, como Consultor na CF&A Associados.
É docente no ISEP no mestrado em Engenharia Industrial.
É docente na pós-graduação em Eng. da Qualidade do IPVC.
Foi docente no ISAG.
Consultor e Formador desde 1994, possui experiência na indústria metalomecânica, de aglomerados, artes gráficas, papel e cartão, têxteis, confecções, calçado, mobiliário metálico e em madeira, injecção de plástico, cerâmica e na prestação de serviços de manutenção.
O valor da inscrição é de 390.00 € + IVA (23%), valor total de 479.70 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO