Kanban – Ferramenta de Fluxo Puxado na Supply Chain

20ª Edição
Formato Online/Live
Data 22 e 23 de Março de 2024
220
Introdução

Kanban é traduzido do japonês como “cartão visível”. Na Gestão, trata-se de uma metodologia que gere os fluxos de produção, de transporte de materiais e de informação, com recurso a estes cartões.

Historicamente, programa-se a produção de forma a rentabilizar os meios, com consequências negativas sobre os stocks, os prazos, a flexibilidade e o serviço ao Cliente. Esta gestão é apoiada por sistemas informáticos de planeamento que tentam decifrar o mercado, bem como as ocorrências internas, empurrando os materiais sem ter em conta as reais necessidades do cliente, seja ele interno ou externo.

Ao inverso, o objetivo do Kanban é produzir em pequenas quantidades no momento certo para responder à procura real. Em vez de planear, este sistema puxa a produção ou o transporte em função das necessidades do Cliente. Permite, desta forma, uma forte adaptação à variação da procura e baixa consequentemente os custos de inventário, ao permitir produzir o justo necessário. O seu processo de implementação obriga a um grande rigor e à formação de todos intervenientes no terreno.

Nas empresas onde é usado, o Kanban tornou-se hoje mais do que uma ferramenta, é uma filosofia que abrange todos os fluxos. É por isso primordial entender a complexidade da sua implementação e a simplicidade do seu funcionamento.

TOPO
Objetivos
Sensibilizar cada participante e melhorar a sua aptidão para os seguintes desafios:
  • Distinguir a função Planeamento da produção da função Ordenação da produção;
  • Posicionar a empresa em dois vetores de competitividade: Serviço ao Cliente e Produtividade;
  • Gerir os fluxos e os stocks.
No final da Formação, cada participante será capaz de calcular os stocks e os cartões Kanban, e de conhecer a sequência e as boas práticas de implementação desta metodologia numa fábrica.
TOPO
Programa
  1. Os novos desafios da Cadeia de Abastecimento.
  2. O Just-In-Time no Lean Manufacturing, Variação e Desperdício.
  3. Programação em Fluxo Empurrado (MRP) e os seus limites.
  4. O efeito Bullwhip (jogo).
  5. Princípios do Fluxo Puxado (Kanban).
  6. Mapeamento dos Fluxos: Desenho de Diagramas, Linhas e Gamas de fluxo.
  7. Análise ABC-XYZ.
  8. Cálculos de etiquetas Kanban e de stocks.
  9. Processo de implementação da metodologia numa fábrica.
  10. Apresentação de casos reais (Resultados e Kanban Digital).
TOPO
Destinatários
  • Todas as pessoas envolvidas em processos de melhoria e que necessitem de melhorar as suas competências em gestão de planeamento dos fluxos de produção e de logística;
  • Todos os interessados em aprofundar os seus conhecimentos em Lean Manufacturing.
TOPO
Métodos de Ensino
  • Expositivo, Ativo e Interativo, com recurso a Multimédia;
  • Exercícios práticos;
  • Apresentação e análise de projetos de implementação.

Este curso está inserido na 15ª edição da nossa Especialização em Gestão de Operações e Serviços Industriais, em que a maioria dos módulos estão abertos a outros participantes que tenham interesse em frequentar. Para mais informações sobre esta Especialização, por favor, veja aqui.

TOPO
Monitoria

Francisco Santos da Cunha, Eng.

Consultor Lean há 10 anos, lidera equipas industriais em projetos de melhoria de processos. É Mestre em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, tendo-se especializado e desenvolvido sempre a sua atividade em Produção, Logística e Supply Chain. Desempenhou funções de Engenheiro de Logística na Bosch Security Systems (indústria eletrónica) e de Supervisor de equipa na Parfois (retalho de moda), até que entra na consultoria em Lean Manufacturing pelo Actio Consulting Group. Durante esse período, desenvolveu e liderou projetos em empresas de setores como o automóvel, plásticos, eletrónica, alimentar, metalomecânica, têxtil, vidro, entre outros, obtendo resultados na transformação ou otimização do desempenho organizacional. O portefólio de ferramentas em que tem experiência é de cariz diverso, sendo as principais: Value Stream Mapping, Fluxo peça-a-peça, Sistema Puxado, Abastecimento normalizado, 5S, SMED, Resolução Estruturada de Problemas, A3, Gemba Kanri, Swim Lane e TPM. Há 6 anos decide abrir atividade própria, mantendo a implementação das ferramentas referidas, mas focando também a sua intervenção na implementação de soluções Lean com recurso a tecnologias da Indústria 4.0.

TOPO
Data e Horário

Esta formação teve a duração de 8 horas.

TOPO
Preço

O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui: 

  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio 
  • Certificado SIGO
TOPO