Gestão do Tempo, Stress e Conflitos no Trabalho – Motivar para 2025

6ª Edição
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 18 e 20 de Dezembro de 2024
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Introdução

Um comportamento de influência exige maturidade passando pelo controlo emocional, organização pessoal e capacidade de resiliência. Esta atitude assertiva de saber estar, ser e fazer desenvolve mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis culminando na eficiência organizacional.

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Objetivos

Objetivos Gerais:

O curso de gestão do tempo, stress e conflitos no trabalho destina-se a sensibilizar os participantes para a definição de estratégias de gestão do tempo, stress e de conflitos em contexto de trabalho. A importância da tomada de consciência da organização, planeamento e relação entre pares que conduzem a comportamentos não produtivos no posto de trabalho.

Objetivos Específicos:

  • Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir conversas difíceis;
  • Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress;
  • Identificar aspetos essenciais à gestão mais eficaz do tempo e do desempenho profissional, promovendo a qualidade de vida e a redução do stress;
  • Identificar técnicas para lidar com os comportamentos negativos do outro e a gestão de desacordos.
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Programa
Modulo 1 – Comunicar eficazmente individualmente e em equipa
  • Escuta ativa na comunicação.
  • A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho.
  • Escuta ativa na comunicação.
  • Dimensões do comportamento assertivo – Utilizar o estilo de comportamento assertivo para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos utilizando o email, sms e presencialmente.
  • Técnicas verbais: Disco riscado, edredão e DEEC, Saber dizer “não” de forma construtiva:
                     – Formular pedidos.
– Dar e receber feedback.
– Lidar com a crítica.
– Opiniões positivas: O feedback Sandwich.
Modulo 2 – Gestão do tempo e do stress
  • Aferir a importância da análise da gestão do tempo.
  • Conhecer os diferentes fatores que influenciam o controlo do tempo.
  • Conhecer o princípio de Pareto.
  • Saber definir e fixar objetivos:
            – Definir prioridades;
– Importante VS Urgente;
– Planear e controlar atividades.
  • Conhecer os diferentes tipos de atividades (matriz do tempo):
            – Método ABC;
– Método GTD.
  •  Identificar os fatores da delegação com responsabilidade.
  •  O poder do reforço positivo.
  •  A influência da motivação na gestão eficaz do tempo.
  •  Identificar os desperdiçadores de tempo.
  •  Aferir a importância de controlar e/ou eliminar os desperdiçadores de tempo.
  •  O fenómeno do stress:
            – Conhecer os diferentes tipos de stress;
– Identificar as causas do stress pessoal e profissional;
– Compreender os sinais, sintomas e os efeitos do stress.
Módulo 3 – Gestão de situações de desacordo
  • Caraterização dos conflitos no trabalho.
  • O Conflito e o Relacionamento Interpessoal.
  • Estratégias de Abordagem ao conflito.
  • Formas de lidar com os conflitos.
Módulo 4 – Motivar para 2025
  • Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
  • Elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria.
  • Partilhar boas práticas versus práticas a evitar.
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Destinatários
  • Todas as pessoas envolvidas que necessitem de melhorar as suas soft skills de comunicação, organização pessoal e controlo emocional com clientes internos e externos potenciando a sua capacidade de influência e consecução de objetivos pessoais e organizacionais;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
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Métodos de Ensino
  • Metodologia ativa, com recurso a brainstorming e exercícios práticos em grupo.
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