Gestão do Tempo, Stress e Conflitos no Trabalho – Motivar para 2025
6ª Edição
220
Introdução
Um comportamento de influência exige maturidade passando pelo controlo emocional, organização pessoal e capacidade de resiliência. Esta atitude assertiva de saber estar, ser e fazer desenvolve mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis culminando na eficiência organizacional.
TOPO
Objetivos
Objetivos Gerais:
O curso de gestão do tempo, stress e conflitos no trabalho destina-se a sensibilizar os participantes para a definição de estratégias de gestão do tempo, stress e de conflitos em contexto de trabalho. A importância da tomada de consciência da organização, planeamento e relação entre pares que conduzem a comportamentos não produtivos no posto de trabalho.
Objetivos Específicos:
- Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir conversas difíceis;
- Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress;
- Identificar aspetos essenciais à gestão mais eficaz do tempo e do desempenho profissional, promovendo a qualidade de vida e a redução do stress;
- Identificar técnicas para lidar com os comportamentos negativos do outro e a gestão de desacordos.
Programa
Modulo 1 – Comunicar eficazmente individualmente e em equipa
- Escuta ativa na comunicação.
- A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho.
- Escuta ativa na comunicação.
- Dimensões do comportamento assertivo – Utilizar o estilo de comportamento assertivo para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos utilizando o email, sms e presencialmente.
- Técnicas verbais: Disco riscado, edredão e DEEC, Saber dizer “não” de forma construtiva:
– Formular pedidos.
– Dar e receber feedback.
– Lidar com a crítica.
– Opiniões positivas: O feedback Sandwich.
– Dar e receber feedback.
– Lidar com a crítica.
– Opiniões positivas: O feedback Sandwich.
Modulo 2 – Gestão do tempo e do stress
- Aferir a importância da análise da gestão do tempo.
- Conhecer os diferentes fatores que influenciam o controlo do tempo.
- Conhecer o princípio de Pareto.
- Saber definir e fixar objetivos:
– Definir prioridades;
– Importante VS Urgente;
– Planear e controlar atividades.
– Importante VS Urgente;
– Planear e controlar atividades.
- Conhecer os diferentes tipos de atividades (matriz do tempo):
– Método ABC;
– Método GTD.
– Método GTD.
- Identificar os fatores da delegação com responsabilidade.
- O poder do reforço positivo.
- A influência da motivação na gestão eficaz do tempo.
- Identificar os desperdiçadores de tempo.
- Aferir a importância de controlar e/ou eliminar os desperdiçadores de tempo.
- O fenómeno do stress:
– Conhecer os diferentes tipos de stress;
– Identificar as causas do stress pessoal e profissional;
– Compreender os sinais, sintomas e os efeitos do stress.
– Identificar as causas do stress pessoal e profissional;
– Compreender os sinais, sintomas e os efeitos do stress.
Módulo 3 – Gestão de situações de desacordo
- Caraterização dos conflitos no trabalho.
- O Conflito e o Relacionamento Interpessoal.
- Estratégias de Abordagem ao conflito.
- Formas de lidar com os conflitos.
Módulo 4 – Motivar para 2025
- Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
- Elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria.
- Partilhar boas práticas versus práticas a evitar.
Destinatários
- Todas as pessoas envolvidas que necessitem de melhorar as suas soft skills de comunicação, organização pessoal e controlo emocional com clientes internos e externos potenciando a sua capacidade de influência e consecução de objetivos pessoais e organizacionais;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de Ensino
TOPO
- Metodologia ativa, com recurso a brainstorming e exercícios práticos em grupo.