Gestão do Tempo, Stress e Conflitos no Trabalho – Motivar para 2025
6ª EdiçãoUm comportamento de influência exige maturidade passando pelo controlo emocional, organização pessoal e capacidade de resiliência. Esta atitude assertiva de saber estar, ser e fazer desenvolve mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis culminando na eficiência organizacional.
TOPOObjetivos Gerais:
Objetivos Específicos:
- Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir conversas difíceis;
- Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress;
- Identificar aspetos essenciais à gestão mais eficaz do tempo e do desempenho profissional, promovendo a qualidade de vida e a redução do stress;
- Identificar técnicas para lidar com os comportamentos negativos do outro e a gestão de desacordos.
- Escuta ativa na comunicação.
- A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho.
- Escuta ativa na comunicação.
- Dimensões do comportamento assertivo – Utilizar o estilo de comportamento assertivo para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos utilizando o email, sms e presencialmente.
- Técnicas verbais: Disco riscado, edredão e DEEC, Saber dizer “não” de forma construtiva:
– Dar e receber feedback.
– Lidar com a crítica.
– Opiniões positivas: O feedback Sandwich.Modulo 2 – Gestão do tempo e do stress
- Aferir a importância da análise da gestão do tempo.
- Conhecer os diferentes fatores que influenciam o controlo do tempo.
- Conhecer o princípio de Pareto.
- Saber definir e fixar objetivos:
– Importante VS Urgente;
– Planear e controlar atividades.
- Conhecer os diferentes tipos de atividades (matriz do tempo):
– Método GTD.
- Identificar os fatores da delegação com responsabilidade.
- O poder do reforço positivo.
- A influência da motivação na gestão eficaz do tempo.
- Identificar os desperdiçadores de tempo.
- Aferir a importância de controlar e/ou eliminar os desperdiçadores de tempo.
- O fenómeno do stress:
– Identificar as causas do stress pessoal e profissional;
– Compreender os sinais, sintomas e os efeitos do stress.Módulo 3 – Gestão de situações de desacordo
- Caraterização dos conflitos no trabalho.
- O Conflito e o Relacionamento Interpessoal.
- Estratégias de Abordagem ao conflito.
- Formas de lidar com os conflitos.
- Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
- Elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria.
- Partilhar boas práticas versus práticas a evitar.
- Todas as pessoas envolvidas que necessitem de melhorar as suas soft skills de comunicação, organização pessoal e controlo emocional com clientes internos e externos potenciando a sua capacidade de influência e consecução de objetivos pessoais e organizacionais;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- Metodologia ativa, com recurso a brainstorming e exercícios práticos em grupo.
Lurdes Viana, Dra.
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente e Ilhas com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação. Em 2019 passou a ser formadora certificada na metodologia LEGO Serious Play pela Rasmussen Consulting – Dinamarca.
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
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- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 8 horas, funcionará nos seguintes dias:
19 e 20 de Dezembro de 2024
14:00 – 18:00
O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270,60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO