Gestão do Ruído na Industria
5ª EdiçãoO Ruído está na origem directa de uma das mais importantes doenças profissionais (surdez), constitui um dos principais factores de degradação das condições de trabalho e é a maior causa de reclamações ambientais por parte de vizinhos. A legislação em vigor sobre o Ruído com aplicação nas indústrias aborda essencialmente quatro temas: a exposição ao ruído dos trabalhadores (DL 182/2006), o impacto do ruído no ambiente exterior (DL 9/2007), as características acústicas dos edifícios (DL 96/2008) e as emissões sonoras de equipamentos (DL 221/2006).
TOPOO Curso pretende transmitir aos formandos conhecimentos úteis sobre técnicas de gestão e controlo de ruído em instalações industriais e afins, com base na experiência prática de 30 anos de atividade profissional do formador na análise, concepção de soluções e sua implementação prática em centenas de casos reais nos mais variados tipos de indústrias.
No final do Curso os Participantes serão capazes de:
- Enquadrar os diversos tipos de problemas de ruído industrial na legislação aplicável;
- Definir critérios e objetivos para aplicar soluções de controlo de ruído de forma eficaz.
- Ambiente sonoro: som versus ruído.
- Sinais acústicos: frequência, comprimento de onda, sons aleatórios, características tonais e impulsivas.
- Descritores: potência, pressão, níveis sonoros em decibel, análise em frequência.
- Geração e propagação do som no exterior: ondas sonoras, atenuação com a distância, reflexão e difração por obstáculos, efeitos meteorológicos.
- Acústica de recintos e edifícios (conceitos de reverberação, isolamento, absorção sonora)
- Efeitos do ruído no homem: do trabalhador da indústria ao vizinho afectado.
- Prescrições mínimas de segurança e saúde em matéria de exposição dos trabalhadores aos riscos devidos ao ruído (DL 182/2006)
- RGR: Regulamento Geral do Ruído (DL 9/2007) e DRA: Diretiva de Ruído Ambiente (DL 146/2006).
- RRAE: Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios (DL 96/2008)
- RESEPUE: Regulamento sobre as Emissões Sonoras de Equipamentos para Utilização no Exterior (DL 221/2006).
- Avaliação da exposição ao ruído
- Estudo de soluções para redução da exposição: Plano de Ação.
- Mapas de ruído internos.
- Tipologias de soluções: escolha de equipamentos e layouts adequados; alteração de processos; organização do trabalho; manutenção; alterações aos equipamentos; sistemas anti-vibráticos; cabines acústicas para os equipamentos; tratamento acústico dos recintos e barreiras acústicas interiores; cabines insonorizadas para os trabalhadores; protectores de ouvido.
- Avaliação dos critérios regulamentares
- Estudo de soluções para redução do impacto acústico: Plano de Ação com plano de investimento e estimativa de resultados, com base em Mapas de Ruído.
- Tipologias de soluções: alteração de equipamentos e sua localização; alteração de processos; planos de manutenção; silenciadores; insonorização de aberturas (portões, telas transportadoras, etc.); barreiras acústicas exteriores; cabines acústicas para equipamentos exteriores e interiores; tratamento acústico dos recintos e reforço de isolamento de nave industrial; reforço isolante de fachadas de habitações vizinhas; negociação com vizinhos; sistemas de monitorização contínua.
5. Discussão e apresentação de outros casos por parte dos formandos. Conclusões.
TOPO- Gestores;
- Engenheiros:
- Responsáveis de qualidade, ambiente e segurança;
- Directores de produção e manutenção de empresas de todos os sectores industriais, utilities, construção e engenharia;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Após apresentação dos conceitos básicos e de ferramentas teórico-práticas de engenharia acústica, o curso incidirá sobre “casos de estudo”, nos quais se aplicarão os requisitos regulamentares e técnicas de controlo de ruído para encontrar as melhores soluções do ponto de vista técnico-económico.
Estes casos serão trazidos pelo formador havendo, no entanto, flexibilidade para analisar casos trazidos pelos formandos, desde que se revelem de interesse para todo o grupo.
Será fomentada a participação dos formandos e a interacção entre eles.
Esta Formação faz parte da nossa 16ª edição da Especialização em Gestão de Operações e Serviços Industriais. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações.
TOPOLuís Conde Santos, Eng.
Fundador e Diretor Técnico da empresa dBwave.i – Acoustic Engineering, SA, empresa do grupo ISQ especializada em engenharia de acústica e vibrações, com atuação internacional e experiência nos mais variados setores, com destaque para os da Indústria, Energia, Transportes e Infraestruturas, Aeronáutica e Aeroespacial e Administração Pública.
Licenciado em Engenharia Electrotécnica (IST,1985), Mestrado (MSc.) em Sound and Vibration Studies (ISVR – Univ. Southampton, 1989), Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Industrial (ISCTE), Master em Comércio Internacional e Marketing (Eudem), International Executive Mini-MBA (Eudem).
Membro Especialista em Engenharia Acústica da Ordem dos Engenheiros, formador certificado, membro das Sociedades Portuguesa e Brasileira de Acústica e de outras organizações nacionais e internacionais nos domínios da Acústica e do Ambiente.
Experiência profissional de 30 anos em engenharia acústica e controlo de ruído, abrangendo áreas que vão da acústica de salas ao controlo de ruído industrial, dos ensaios laboratoriais à modelação e mapas de ruído, do desenvolvimento de produtos à realização de obras de insonorização industrial, tendo fundado e dirigido diversas empresas ligadas a esta área em Portugal (Absorsor, dBLab) e no estrangeiro (dBLab España, Q3A-Brasil, entre outras).
Foi docente de Acústica no IST, na Univ. Católica Portuguesa e em cursos de pós-graduação de gestão ambiental e SHST no Instituto de Ciências da Saúde Egas Moniz, continuando ligado à área da formação através de cursos ministrados pelas mais diversas organizações.
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
- Fazer inscrição nesta página
- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 8 horas, funcionará nos seguintes dias:
12 e 16 de Novembro de 2024
18:30 – 22:30 | Pausa: 20:30 – 21:00
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO