Gestão de Stocks e Armazéns

43ª Edição
Formato Online/Live
Data 10, 12, 14 e 17 de Dezembro de 2024
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Introdução

Com os stocks a representar uma fatia muito significativa do capital investido de uma empresa, a sua eficiente gestão é vital para a sustentabilidade das empresas, pois caso surja uma acumulação de stocks, a empresa pode ver comprometida a sua liquidez. A existência de stock é no entanto estratégica para as empresas de forma a garantir o serviço ao cliente, pelo que, o objetivo não é o de Zero Stock, mas sim manter o nível ideal (eficiente) de stock.
A existência de stock, seja muito ou pouco, implica obrigatoriamente a sua armazenagem e movimentação pelo que, mesmo a mais eficiente gestão de stocks obriga à gestão de armazéns.
A gestão do armazém está diretamente ligada à cadeia de valor, desde a receção de materiais e componentes à transferência de produtos acabados para os clientes finais, passando pelo abastecimento à produção. Com a crescente utilização de serviços externos de suporte à produção, o armazém passa também a ter um papel adicional de plataforma de ligação com esses mesmos subcontratados. A gestão de armazéns deverá ter em conta aspetos como a mão-de-obra, o espaço e a sua maximização e a movimentação dos materiais.
A atual dispersão mundial dos fornecedores que obriga a maior stock de segurança versus maior exigência e volatilidade dos clientes que transformam os stocks em “risco”fazem da gestão dos armazéns um dos pilares da logística, com crescente necessidade de reabastecimentos rápidos, constante racionalização e, consequente diminuição.

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Objetivos

No final da Formação, os Participantes serão capazes de:

  • Compreender a relação entre Satisfação do Cliente e Capital imobilizado, e necessidade da existência de stocks;
  • Diagnosticar, classificar e gerir os stocks, nas suas componentes física, administrativa e económica;
  • Catalogar os diferentes tipos de stock bem como atribuir diferentes tipos de gestão a cada um deles, criando modelos ou parâmetros para a otimização dos níveis de stock;
  • Definir o melhor método de compra/aprovisionamento para cada tipo de material, de acordo com o seu valor, criticidade ou fiabilidade de fornecedores;
  • Decidir uma Gestão de Stocks, que permita garantir o cumprimento dos Níveis de Serviço exigidos com um Nível Mínimo de Inventário por forma a reduzir custos;
  • Identificar a principais tecnologias ao serviço da gestão de stocks;
  • Definir os layouts e equipamentos de armazenagem e movimentação mais adequados a cada empresa;
  • Conhecer os diversos procedimentos associados ao processo de armazém: Recepção/Expedição, packing, inventário, picking, etc.
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Programa
1. Introdução e Modelos de Gestão de Stocks
  • Custos relacionados com stock e conflitos na gestão dos mesmos;
  • Análise ABC para classificação de diferentes tipos e importâncias de stocks e determinação de diferentes tipos de gestão;
  • Aprovisionamento:
    – Necessidades dependentes e independentes;
    – Combinações quantidade/data, fixa/variável;
    – Tipos de reaprovisionamento;
    – Lote económico.
  • Tecnologia MRP;
  • Kanban e Pull-Flow.
2. Estratégias de Colaboração e Planeamento Integrado
  • VMI – Vendor Management Inventory;
  • Consignação;
  • Push vs Pull;
  • Outras estratégias de colaboração: CRP, SOB, JIT;
  • Bullwhipe (efeito chicote):
    – Trabalho/jogo de grupo para demonstrar o efeito;
    – Soluções.
  • Determinação de níveis de stock e stocks de segurança;
  • Impacto do comportamento de fornecedores e comunicação interna no volume de stock;
  • Planeamento Estratégico, Tático e Operacional.
3. Gestão de Inventários
  • Diferença entre Inventário, stock, unidade;
  • Tipos de inventário;
  • Métodos para realizar inventários;
  • Redução de stocks / análise de stocks;
  • Quebras e desvios de stock.
4. Função Armazém
  • Funções e princípios básicos do armazém/armazenamento:
    – Receção;
    – Armazenagem;
    – Picking e preparação de encomendas, internas ou externas;
    – Expedição.
  • Tipos de armazéns; Implantação e layout:
    – Materiais especiais ou perigosos.
  • Equipamentos de movimentação/armazenagem:
    – Eficiência do espaço e produtividade dos movimentos.
  • Tecnologias de informação/localização;
  • Unidade de carga e movimentação;
  • 5S nos armazéns;
  • Indicadores de gestão.
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Destinatários
  • Licenciados, Bacharéis e Técnicos, em qualquer área da Logística, Supply Chain, Armazéns ou Gestão de Operações;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
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Métodos de Ensino
  • Exposição e apresentação das temáticas utilizando meios áudio visuais;
  • Análise de casos e experiências, resultantes da partilha entre Formador e Participantes;
  • Exercícios práticos, jogos e case studies.

Esta Formação faz parte da nossa 16ª edição da Especialização Gestão de Operações e Serviços Industriais. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações. Para mais informações, veja aqui.

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Monitoria

Carla Neiva, Eng.

Licenciada em Engenharia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e MBA Executivo pela Porto Business School. Diversas formações em Logística, Lean Management na Universidade de Aveiro, Cenertec, Instituto de Empresa Business School em Madrid, Circle Business Consulting em Düsseldorf. Desenvolveu as suas competências em operações, em empresas de referência no seu respetivo sector de atuação. Experiência em empresas nacionais e multinacionais, com sucesso comprovado na apresentação de soluções economicamente viáveis, aumentando a eficiência operacional, com foco na melhoria de processos, lean management, redução de custos e de melhoria do serviço ao cliente. Com 20 anos de experiência profissional, desempenhou diversas funções na área de logística na empresa multinacional alemã Bosch Termo tecnologia em Aveiro. Foi responsável de Logística na Sunviauto, empresa do ramo automóvel em Gaia. Foi responsável pelo Departamento de Aprovisionamento na Grohe, multinacional especializada em produção e comercialização de torneiras e componentes sanitários, pertencente à multinacional japonesa Lixil, Foi também responsável pelo departamento de Supply Chain da Aspöck, multinacional Austríaca especializada em produção e comercialização de faróis para o ramo automóvel. Atualmente, é responsável pelo departamento de Logistics & Supply Chain da Atepeli – Ateliers de Portugal, empresa integrada num dos maiores grupos multinacionais de produção de produtos de luxo. Paralelamente, desenvolveu vários projetos na área do Supply Chain, visando a otimização e uniformização de processo, incluído a implementação do SAP, armazéns de outsourcing, modelo de planeamento, Kanban e VMI.

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Local

ONLINE / LIVE 

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?

  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
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Data e Horário

Esta formação, com a duração de 16 horas, funcionará nos seguintes dias:

10, 12, 14 e 17 de Dezembro de 2024

Dias 10, 12 e 17: 18:30 – 22:30 

Dia 14: 09:00 – 13:00

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Preço

O valor da inscrição é de 390.00 € + IVA (23%) valor total de 479.70 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:

  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO
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Ficha de Inscrição




    O valor da inscrição é de € + IVA (23%), valor total de € pagável ao CENERTEC até à data de realização da Formação e inclui: Acesso à Plataforma E-Learning, Acesso à Documentação de Apoio e Certificado SIGO.

    Dados para pagamento:
    Banco Santander Totta | Titular: CENERTEC - CENTRO ENERGIA E TECNOLOGIA LDA
    IBAN: PT50 0018 2101 0462 6115 0207 7 | BIC: TOTAPTPL
    Por favor, indicar nome Empresa / Participante ou n.º da fatura quando efetuar a transferência.







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