Gestão de Equipas com Comunicação Não Violenta
NovoA comunicação não violenta (CNV), desenvolvida por Marshall Rosenberg, é uma abordagem que promove a conexão e o entendimento entre as pessoas e em ambiente organizacional aumenta a produtividade e a moral da equipa, minimizando mal-entendidos e promovendo colaborações eficazes.
Aqui estão alguns pontos que destacam a importância da CNV:
- Redução de Conflitos: A CNV ajuda a resolver conflitos de forma pacífica, criando um ambiente onde todas as partes se sentem ouvidas e compreendidas.
- Fortalece os relacionamentos: Ao comunicar-se com empatia e clareza, é possível fortalecer os vínculos pessoais e profissionais, promovendo um ambiente de confiança e respeito mútuo.
- Promoção da Autoexpressão Autêntica: A CNV incentiva as pessoas a expressarem suas necessidades e sentimentos de forma sincera e assertiva, sem recorrer à agressão ou à passividade.
- Desenvolvimento da Empatia: Praticar a CNV ajuda no desenvolvimento de habilidades empáticas, permitindo a compreensão das perspetivas e sentimentos dos outros.
TOPO
Objetivos Gerais:
- Identificar e reconhecer os sentimentos e necessidades dos outros, bem como expressar nossos próprios sentimentos e necessidades de maneira clara e respeitosa.
- Identificar conflitos e mal-entendidos, proporcionando formas pacíficas e construtivas de resolver situações de tensão.
- Estabelecer relacionamentos mais profundos e significativos, baseados na confiança, compreensão e cooperação.
Objetivos Específicos:
- Melhoria na Qualidade do relacionamento entre departamentos
- Promover a escuta ativa e a expressão autêntica,
- Redução de Conflitos e Aumento da Empatia;
- Melhoria da Autoestima:
- Comunicação Mais Clara e Eficaz entre pares
- Promoção de um Ambiente de Trabalho Harmonioso.
Compreender as emoções para entender a CNV
- O que se passa no nosso cérebro quando alguém grita connosco?
- Comunicação Não Violenta: observar, sentir, compreender, propor.
- Benefícios da comunicação não violenta em equipa.
Técnicas de Assertividade e a comunicação não violenta
- Avaliar e observar sem julgar.
- A importância da escuta ativa: empatia; reformulação e feedback
- Como nos comunicamos e os bloqueios internos
- Como dizer não e dizer sim, a si mesmo?
- 6 dicas para dizer não com sucesso.
Descrever os Sentimentos
- Identificar os sentimentos que balizam as nossas necessidades e como podemos expressá-los.
- A influencia da expressão do sentimento no interlocutor
- Compreender e desenvolver empatia por si e pelo outro
- Construir empatia comigo mesmo – ferramentas práticas
Necessidades
- Dicas para reduzir as posições defensivas
- O que são necessidades?
- Identificar as necessidades mais frequentes e o que acontece quando não é satisfeita.
- Ação intensão. Um binómio importante para o entendimento de uma necessidade.
Como formular pedidos de forma consistente e positiva.
- Como expressar pedidos.
- Características do Pedido – os 3 tipos de pedido: de reflexão/confirmação, de conexão e de ação;
Gerir equipas com a CNV em ambiente organizacional positivo.
- Os cinco desafios de Patrick Lencioni.
- Escutar mais; valorizar soluções; dinâmicas curtas e políticas internas
- Padrões de pensamentos a evitar.
- Atitudes de desnivelamento: empática, avaliativa, interrogativa, interpretativa e orientação e apoio. Qual a mais adequada?
TOPO
Todas as pessoas interessadas na melhoria da comunicação interna, fortalecimento das relações de trabalho, e redução de conflitos organizacionais; e na melhoria das suas competências em gestão de equipas, feedback de desempenho, e solução de problemas.
Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
TOPOMetodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
Exposição e discussão de temas
- Casos práticos (adequados a cada tema)
- Vídeos, Quizzes, Participação nas discussões online (desafios do fórum);
- Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada Modulo e a sessões online)
Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
Promoção da melhoria das competências de comunicação de equipa através da partilha de boas práticas.
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Lurdes Viana
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria, facilitadora e formadora na área comportamental no desenvolvimento de soft skills em atendimento, motivação de equipas, gestão do tempo e organização do trabalho, etc em diversos sectores de atividade.
Formadora comportamental desde 1998. Durante 15 anos (1988/2003) exerceu atividade comercial e consultoria nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente, Ilhas e África com as mais prestigiadas entidades de formação profissional na área dos serviços e integra a equipa de formadores das Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal (Lamego, Lisboa e Porto) e a Escola de Formação Turística de Hoteleira de Ponta Delgada (São Miguel- Açores).
Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA Porto, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional e Higiene e Segurança no Trabalho aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português e pelo Doutoramento em Psicologia Social (Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação.
Desde 2019 é certificada internacionalmente em Lego® Serious Play® pela Rasmussen Consulting – Dinamarca e acredita no uso de jogos sérios para a transferência de conhecimento.
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
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- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 8 horas, funcionará nos seguintes dias:
27 e 28 de Maio de 2025
09:00 – 13:00
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO
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