Gestão de Equipas com Assertividade
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Introdução
Liderar com assertividade no modo de estar, ser e falar é um comportamento de influencia que exige maturidade passando pelo controlo emocional com o objetivo de comunicar as nossas ideias e sentimentos ou defender os nossos legítimos direitos sem a intenção de ofender e com autoconfiança. Esta atitude de liderança de indivíduos e equipas tem por base algumas dicas importantes que favorecem a confiança na capacidade expressiva, potencia a auto-estima, contribui o bem-estar emocional e melhora a sua imagem social quer no plano individual ou em equipa. TOPO
Objetivos
Objetivos Gerais:
Capacitar as pessoas participantes de técnicas de comunicação assertiva, com impacto nas suas relações laborais de em equipa.
Objetivos Específicos:
Capacitar as pessoas participantes de técnicas de comunicação assertiva, com impacto nas suas relações laborais de em equipa.
Objetivos Específicos:
- Comunicar e liderar equipas de trabalho;
- Orientar os participantes nos métodos de organizar e gerir equipas de trabalho;
- Identificar o sucesso do trabalho em equipa;
- Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir conversas difíceis;
- Identificar as principais competências e capacidades de um líder de sucesso.
Programa
Comunicação interpessoal eficaz e eficiente (atenda ao cérebro reptiliano)
Dimensões do comportamento assertivo
Trabalho em equipa
Gestão de conflitos
Liderança
- Escuta ativa na comunicação;
- Estilos comunicacionais;
- A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho.
Dimensões do comportamento assertivo
- Técnicas verbais: Disco riscado, edredão e DEEC, Saber dizer “não” de forma construtiva;
- Formular pedidos;
- Dar e receber feedback;
- Lidar com a crítica;
- Opiniões positivas: O feedback Sandwich;
- Desenvolvimento da assertividade em cinco passos.
Trabalho em equipa
- Trabalho em equipa – implicações e especificidades;
- Excelência no trabalho em equipa;
- Diferenças interpessoais e o seu impacto no trabalho em equipa;
- Os cinco desafios de uma equipa segundo Patrick Lencioni.
Gestão de conflitos
- Gestão de situações problemáticas na equipa;
- Estratégias de resolução de conflitos.
Liderança
- Competências necessárias à coordenação de equipas a busca do líder ideal;
- Liderar pelo exemplo.
Destinatários
- Todas as pessoas envolvidas que necessitem de melhorar as suas soft skills de comunicação com clientes internos potenciando a sua capacidade de influência e consecução de interesses e resultados organizacionais.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de Ensino
- Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos;
- Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização;
- Promoção da melhoria das competências de liderança de equipa através da partilha de boas práticas.