Gestão de Armazéns

Novo
Formato Online/Live
Data 26 e 27 de Março e 2 de Abril de 2024
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Introdução

O papel do armazém na cadeia de abastecimento, a sua importância nos trade-offs estratégicos de serviço ao cliente. Identificar as atividades do armazém, e as metodologias de apoio ao seu correto funcionamento.

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Objetivos

No fim do Módulo, os Participantes serão capazes de:

  • Entender a posição do armazém na cadeia de abastecimento;
  • Definir o layout, equipamentos de armazenagem e movimentação mais adequados a cada negócio;
  • Perceber a importância dos trade-offs entre o armazém, serviço ao cliente e transportes;
  • Compreender as diferentes atividades do armazém e aplicar procedimentos;
  • A importância da tecnologia na eficiência dos armazéns;
  • A melhoria continua no processo armazém.
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Programa

1. Funções e princípios básicos do armazém

  • Receção
  • Armazenagem
  • Picking e preparação de encomendas, internas ou externas
  • Expedição

2. Tipos de armazém

  • Implantação e layout
  • Equipamentos de armazenagem/movimentação
  • Eficiência do espaço e produtividade dos movimentos
  • Armazenamento dos produtos especiais, como matérias perigosas e perecíveis
  • As melhores práticas na gestão de armazém

3. Gestão estratégica na gestão de armazéns

  • Evolução dos armazéns
  • Armazém próprio ou Outsourcing
  • Adaptação do armazém ao e-commerce

4. Tecnologias de informação/localização

  • RF e RFID
  • Voice picking
  • Pick-to-light
  • Realidade aumentada

5. Unidade de carga e movimentação

  • Embalagens retornáveis
  • Pool de paletes
  • Empilhadores

6. Logística inversa ou Verde

  • Devoluções de cliente
  • Reciclagem
  • Reutilização
  • Logística circular

7. Cálculo das necessidades de recursos humanos no armazém

  • Recrutamento e gestão de equipas
  • Gestão de conflitos

8. 5S nos armazéns

  • Definição dos 5S
  • Aplicação dos 5S nos armazéns

9. Manutenção e segurança no armazém

  • A segurança nos armazéns
  • A importância da manutenção da infraestrutura e equipamentos
  • A manutenção da eficiência do armazém

10. Indicadores de desempenho da gestão de armazém

  • Objetivos táticos e estratégicos
  • Medição de performance na gestão de armazém

11. Gestão de inventários

  • Diferença de inventário
  • Tipos de inventário
  • Métodos para realizar inventários
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Destinatários
  • Todos os Profissionais e Estudantes de todos os setores que desejam estar em contacto com as novas tendências das Cadeias Globais;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
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Métodos de Ensino
  • Formação on-line com recurso a várias formas de apresentação e com recurso a computador;
  • Discussão de temas e execução de exercícios pertinentes para os temas em discussão.

Este curso está inserido na 1ª edição da nossa Especialização em Logística e Cadeia de Abastecimento, em que a maioria dos módulos estão abertos a outros participantes que tenham interesse em frequentar. Para mais informações sobre esta Especialização, por favor, veja aqui.

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Monitoria

Carla Neiva, Eng.

Licenciada em Engenharia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e MBA Executivo pela Porto Business School. Diversas formações em Logística, Lean Management na Universidade de Aveiro, Cenertec, Instituto de Empresa Business School em Madrid, Circle Business Consulting em Düsseldorf. Desenvolveu as suas competências em operações, em empresas de referência no seu respetivo sector de atuação. Experiência em empresas nacionais e multinacionais, com sucesso comprovado na apresentação de soluções economicamente viáveis, aumentando a eficiência operacional, com foco na melhoria de processos, lean management, redução de custos e de melhoria do serviço ao cliente. Com 20 anos de experiência profissional, desempenhou diversas funções na área de logística na empresa multinacional alemã Bosch Termo tecnologia em Aveiro. Foi responsável de Logística na Sunviauto, empresa do ramo automóvel em Gaia. Foi responsável pelo Departamento de Aprovisionamento na Grohe, multinacional especializada em produção e comercialização de torneiras e componentes sanitários, pertencente à multinacional japonesa Lixil, Foi também responsável pelo departamento de Supply Chain da Aspöck, multinacional Austríaca especializada em produção e comercialização de faróis para o ramo automóvel. Atualmente, é responsável pelo departamento de Logistics & Supply Chain da Atepeli – Ateliers de Portugal, empresa integrada num dos maiores grupos multinacionais de produção de produtos de luxo. Paralelamente, desenvolveu vários projetos na área do Supply Chain, visando a otimização e uniformização de processo, incluído a implementação do SAP, armazéns de outsourcing, modelo de planeamento, Kanban e VMI.

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Data e Horário

Esta formação teve a duração de 12 horas.

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Preço

O valor da inscrição é de 310.00 € + IVA (23%), valor total de 381.30 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui: 

  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO
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