Economia Circular – Dos Fundamentos à Implementação
2ª EdiçãoA Economia Circular é já um desígnio nacional, europeu e mundial. Tema de discussão e análise em diversos fóruns de naturezas distintas como o económico, empresarial, político e de sustentabilidade. Muitas vezes confundida, de forma errada, com uma nova era da reciclagem a Economia Circular envolve uma grande diversidade de domínios e áreas tecnológicas que importa conhecer.
Já plasmado em diversos documentos de carácter político e estratégico quer a nível europeu quer nacional (sendo de salientar o Plano de Ação Para a Economia Circular – PAEC) importa conhecer, com rigor, os objetivos, estratégias, métodos intrínsecos a esta mudança do paradigma económico.
Com este curso pretende-se dotar os formandos com os conceitos base referentes à Economia Circular e das principais ferramentas que permitam delinear um plano de transição para a Economia Circular nas suas organizações.
Objetivos Gerais:
Dotar os formandos com os conceitos base referentes à Economia Circular e das principais ferramentas que permitam delinear um plano de transição para a Economia Circular nas suas organizações.
Objectivos Específicos:
No fim do Curso, os participantes serão capazes de:
- compreender o conceito de economia circular e as transformações profundas que implica face aos circuitos económicos tradicionais;
- conhecer os ciclos biológicos e técnicos envolvidos nos processos de economia circular;
- caracterizar os fluxos de materiais inerentes aos modelos de economia circular;
- identificar e caracterizar os principais modelos de economia circular;
- distinguir práticas circular de modelos de economia circular;
- efetuar uma caracterização inicial da sua organização com vista a identificação dos principais fatores a intervir com vista a Economia Circular;
- definir um plano de intervenção rumo à Economia Circular.
Módulo 1 – Fundamentos da Economia Circular
Neste módulo serão abordados os conceitos fundamentais associados a Economia os seus pressupostos e diferenças em relação à designada economia linear. Deste modo, serão abordados os seguintes temas:
- os princípios da economia linear;
- as externalidades das atividades económicas e o seu tratamento da economia linear;
- Economia Circular – Pressupostos e as diferentes perspetivas;
- Sustentabilidade, eficiência e eficácia quais as diferenças e evolução histórica dos conceitos.
Módulo 2 – Economia Circular. Razões Estratégicas e Enquadramento Legislativo
Pretende-se, neste módulo, dar a conhecer as razões de natureza estratégica e os fatores que justificam a adoção da Economia Circular como nova forma de organização económica. Neste contexto será descrita a evolução dos documentos europeus sobre esta temática, bem como também analisadas as principais diretivas europeias sobre o tema, a sua conjugação sobre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e, ainda, o Plano Nacional para a Economia Circular. Neste contexto serão abordados os seguintes temas:
- a evolução da economia circular na estratégia europeia e nacional;
- o plano de ação para a economia circular da comunidade europeia;
- o papel da economia circular para se alcançar os objetivos de desenvolvimentos sustentável (ODS) da Agenda para a Sustentabilidade 2030 da ONU;
- o plano nacional para a economia circular, objetivos e metas e abordagens setoriais já definidas.
Módulo 3 – Economia Circular e o Fluxo de Materiais
Neste módulo serão abordados os conceitos fundamentais associados ao fluxo de materiais inerentes aos modelos/processos de economia circular bem como dos principais desafios tecnológicos que se colocam. Neste modo serão abordados os seguintes temas:
- o fluxo técnico de materiais;
- o fluxo biológico de materiais;
- o novo paradigma na gestão de resíduos – a reciclagem como último recurso;
- os “Critical Raw Materials”;
- a ferramenta RESOLVE;
- as tecnologias disruptivas e seu papel na implementação de modelos de negócio de económica circular;
- análise de exemplos.
Módulo 4 – Modelos Base de Negócio de Economia Circular
Num domínio recente e propício à inovação pode ser redutor falar-se em modelos de negócio. Contudo considerando os fluxos de materiais envolvidos na Economia Circular é possível identificar alguns modelos base em função da natureza daqueles fluxos. Assim, neste modulo, serão caracterizados e analisados casos de estudo para os seguintes modelos de negócio:
- entradas circulares;
- “Resource Recovery”;
- Extensão da vida útil dos produtos;
- “Sharing plataforms”;
- Produto como um serviço (servitização);
- Estudos de Casos.
Ainda neste módulo serão analisadas as designadas tecnologias disruptivas (digitais, físicas e biológicas) que sustentam, em diversos casos, os modelos de negócio identificados.
TOPO- Auditores das normas da Qualidade;
- Gestores de empresas;
- Diretores de departamentos de Produção que integram a Manutenção;
- Proprietários e gestores de micro, pequenas e médias;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Serão utilizados os métodos expositivos, interrogativos, com recurso a entrevistas cruzadas e demonstrativo. Quando possível serão utilizados recursos multimédia (vídeos, diagramas esquemáticos e imagens) que facilitem a apreensão dos vários conceitos. Os exemplos práticos terão grande incidência nos equipamentos mais comuns nos processos de aquecimento e climatização.
TOPOAntónio Sanfins, Eng.
Licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e mestre em Engenharia do Ambiente pela mesma Faculdade. Pós Graduado em Gestão de Energia e Eficiência Energética pelo ISQ é Técnico Certificado pela ADENE no âmbito do Sistema de Gestão de Consumos Intensivos de Energia (SGCIE) e Auditor Interno certificado pela CERTIF no âmbito da Norma ISO50001.
Consultor para ás áreas da energia, ambiente e sustentabilidade, foi técnico superior do IDITE-Minho, onde desempenhou funções de chefe de projectos do Centro de Tecnologias Limpas e do Ambiente,coordenador da área de energia e eficiência energética e, por último, de Coordenador Geral tendo, também, sido o responsável pela Spin-off do Instituto SmartProcess – Soluções de Energia e Ambiente, Lda.. Responsável por diversos trabalhos na área da energia, designadamente auditorias, planos de racionalização, projectos de recuperação de energia e análise de projectos. No domínio da investigação nos últimos anos tem realizado diversos trabalhos de desenvolvimento de algoritmos para sistemas de suporte à tomada de decisão em sistemas de gestão de energia multi-variáveis. Foi também Professor convidado na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) leccionando diversas disciplinas nos cursos de Engenharia do Ambiente e da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Águeda.
Esta formação, com a duração de 20 horas, funcionará nos seguintes dias:
11, 12, 13, 18 e 19 de Abril de 2023
19:00 – 23:00 | Pausa: 21:00 – 21:30
O valor da inscrição é de 470.00 € + IVA (23%), valor total de 578.10 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO