Custeio de Produtos e Serviços – O Desafio dos Custos na Gestão das Empresas
2ª EdiçãoO aumento dos conhecimentos na área financeira, mormente saber ler uma “Demonstração de Resultados”, indicadores financeiros e custeio de Produtos e Serviços são requisitos essênciais para uma gestão assertiva. Num mundo empresarial cada vez mais competitivo, a utilização de ferramentas que nos permitam analisar a fundo os dados obtidos são a base para a tomada de decisões que potenciem a obtenção de lucro.
TOPO- Aquisição de conhecimentos na área financeira, mormente saber ler uma “Demonstração de Resultados”, cálculo de indicadores financeiros e cálculo de custeio de Produtos e Serviços.
- Custos fixos e variáveis;
- Custos directos e indirectos;
- Cálculo “break-even”, margem segurança, economias escala;
- Saber ler a “Demonstração de Resultados”;
- Alguns rácios financeiros;
- VAB – Valor Acrescentado Bruto p/ trabalhador;
- Indicadores financeiros e indicadores operacionais;
- Rentabilidade das vendas, EBITDA, EBIT, Margem Bruta, Amortizações e Depreciações, Meios Libertos, Cash-flow;
- Custo-hora de actividade por trabalhador;
- Custeio de Produtos e Serviços;
- Imputação de custos directos e indirectos – afectação;
- Métodos tradicionais (centros de custos de departamentos) e novas metodologias de afectação a actividades;
- ABC – Activity Based Costing;
- TDABC – Time Driven Activity Based Costing;
- Profissionais com responsabilidades nas áreas Administrativas, Comercial, Recursos Humanos, Direito, Produção, Informática, entre outros.
- Profissionais das áreas de Contabilidade e Financeira que necessitem de uma atualização dos principais conceitos financeiros.
- Recém-licenciados na área da gestão ou similares que procuram obter uma formação especializada que lhes forneça competências acrescidas para entrar no mercado de trabalho.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Jorge Soares Pinto, Eng.
É Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Especialização em Sistemas Digitais e Computadores. Tem um MBA em Gestão de Empresas e Marketing pela Open Univ. (UK). Trabalhou na IBM como director técnico, director marketing e director comercial. Foi director do escritório do Porto da Compaq. Foi director de Sistemas de Informação de Gestão do Grupo Amorim, onde liderou projectos à escala nacional e internacional de Sistemas de Informação, Telecomunicações, coordenação comercial e de logística integrada. Foi Manager na Deloitte & Touche, a maior empresa de consultoria de gestão de empresas à escala mundial. É consultor independente de Gestão de empresas, Organização e Sistemas de Informação de Gestão junto de PMEs desde 2002. Foi membro de vários Conselhos de Administração de empresas. É docente universitário desde 1991, leccionando Sistemas de Informação de Gestão, Estratégia, Marketing Internacional e Logística Integrada. Leccionou na Universidade Portucalense, EGP (Escola de Gestão do Porto), IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing), ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto) e Universidade de Aveiro. É formador em áreas como Gestão de Projectos, Estratégia, Marketing, Coordenação e Gestão Comercial, Benchmarking, Balanced Scorecard, Logística e Gestão de Stock. 30 anos de experiência profissional.
O valor da inscrição é de 220,00 € + IVA (23%), valor total de 270,60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO