Curso de Atendimento ao Cliente – Boas Práticas
3ª EdiçãoAs organizações atualmente preocupam-se em encantar os clientes e já equacionam centrais de relacionamento como as áreas de Customer Success e Happiness como absolutamente fulcrais no seu negócio. Preocupam-se em investir nas melhores práticas de atendimento ao cliente. Neste curso pretendemos dar a conhecer dicas que podem fazer a diferença na sua operação. O bom atendimento ao cliente reflete-se na redução acentuada dos custos uma vez que, ao resolver problemas e antecipar-se objeções ou reclamações liberta fluxo na sua operação permitindo maior foco na melhoria continua.
TOPOAplicar técnicas de atendimento ao cliente presencial e telefónico, evidenciando o controlo de situações difíceis no atendimento.
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Identificar os processos de comunicação, comportamento e atitude que refletem atendimento de qualidade e a sua contribuição para o desenvolvimento da imagem positiva da empresa
- Adotar uma atitude de qualidade na prestação dos serviços, localizando e utilizando os vetores fundamentais para um relacionamento personalizado
- Detetar não conformidades nos serviços prestados e determinar as melhorias a introduzir
1. Atendimento e acolhimento
- Relacionamento interpessoal positivo e escuta ativa
- A comunicação e a voz como identidade pessoal
- A linguagem profissional de quem faz atendimento
- Identificar os aspetos positivos e negativos do atendimento
- Técnicas de Assertividade: técnica DEEC, Edredon, Risco riscado e sanduiche
2. O atendimento processual e pessoal
- As atribuições de quem está envolvido no atendimento
- Conhecer a organização/produtos e serviços para um bom atendimento Comprometimento de quem atende com a imagem da organização
- Identificar os aspetos positivos e negativos do atendimento Requisitos para o atendimento – Manual de procedimentos do serviço de atendimento
3. Situações comuns e transversais ao atendimento presencial e telefónico e helpdesk
- Etapas do atendimento telefónico
- Saber colocar as perguntas certas (tipos de perguntas)
- Guidelines da excelência no atendimento
4. Gestão das emoções e a relação com o cliente
- Aprender a gerir a emoção – analise transacional
- A importância da reclamação e da objeção – Dicas para resolver uma situação difícil
- Lista de palavras e expressões negativas
- Profissionais interessados em melhorar as suas competências soft skills do atendimento
- Todas as pessoas que desenvolvem funções de interação com público na prestação de serviços e cuja imagem de qualidade da organização é uma aposta diária
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema
- Método ativo, para a facilitação da aquisição dos conhecimentos e confirmação dos conteúdos apreendidos;
- Vivências e exercícios que permitam a partilha e o crescimento;
- Guidelines de melhoria contínua de competências pessoais e profissionais.
Lurdes Viana, Dra.
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente e Ilhas com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação. Em 2019 passou a ser formadora certificada na metodologia LEGO Serious Play pela Rasmussen Consulting – Dinamarca.
O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO