Comunicação Eficaz: Oral e Escrita
NovoA comunicação é uma das competências comportamentais mais diferenciadoras no mercado de trabalho. Investir no desenvolvimento desta competência, é essencial para todos os que procuram destacar-se no mercado de trabalho, seja no desempenho da atual função ou preparando-se para a progressão.
O bom comunicador é capaz de transmitir a mensagem com eficácia e é capaz de expor as suas ideias com clareza, mobilizando o seu interlocutor para a ação pretendida.
No geral, uma comunicação eficaz promove ambientes de trabalho mais positivos e colaborativos, melhorando os relacionamentos interpessoais e o trabalho em equipa, contribuindo para o crescimento e sustentabilidade de qualquer organização.
Objetivos Gerais:
Comunicar eficazmente, oralmente ou por escrito, numa relação um para um ou para plateias de diversas dimensões, em particular na dimensão profissional.
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Compreender o que é Comunicação e qual o seu objetivo;
- Melhorar a qualidade dos relacionamentos interpessoais;
- Aumentar a agilidade e produtividade das equipas através da comunicação mais clara e eficaz;
- Otimizar a gestão de tempo e gestão de energia;
- Melhor compreender e adaptar-se ao interlocutor, aos seus traços de personalidade, às suas motivações e estilo comunicativo preferencial;
- Otimizar e/ou desenvolver performance de comunicação quando perante pessoas ou situações potencialmente geradoras de stress (exemplo: falar em publico, dar feedback “difícil”, etc).
I – Comunicação eficaz
- Objetivo e pilares da comunicação eficaz.
- Comunicação Verbal e Não Verbal: Diferenças e Benefícios.
- Pressupostos e especificidades da comunicação escrita: regra dos 5Cs; criar impacto. positivo através da escrita positiva, assertiva, incitando à ação.
II – O interlocutor – Reconhecer e influenciar
- Reconhecer os diferentes estilos de comunicação e como lidar com eles.
- Modelo de Comunicação: Os 6 princípios da Motivação e Persuasão.
- Sistemas de Representação – visual, auditivo ou cinestésico. Identificação e caracterização do sistema de representação preferencial do seu interlocutor.
- MIAP na comunicação e influência.
- Comunicar com influência e assertividade numa relação “um para um”.
III – Técnicas de comunicação para mobilizar para a ação
- Rapport, Calibração e Feedback.
- Comunicar numa situação desafiante. Manter a credibilidade e a solidez em contextos de elevada pressão.
- Todos os profissionais que pretendam trabalhar competências de comunicação e assertividade por forma a potenciar um relacionamento interpessoal de sucesso.
- Público em geral com interesse em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- Learning by doing.
- Exposição e discussão de temas.
- Casos práticos (adequados a cada tema).
- Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada tema).
Mónica Quinta, Eng.
Licenciada em Engenharia Metalúrgica pela Universidade do Porto, com pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Católica do Porto e MBA Executivo pela Porto Business School. É Chief Happiness Officer pela Happy Business School e Coach de Executivos e Coach de Alta Performance. Com quase 30 anos de experiência profissional, os primeiros 15 anos na indústria e no retalho, em funções de gestão da produção e gestão de pessoas, tem dedicado os últimos anos a trabalhos especializados de consultoria, assessoria, formação, coaching e gestão de projetos no mundo corporativo, nomeadamente nas áreas de organização, gestão e desenvolvimento de pessoas, líderes e equipas.
O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO