Como Escrever Emails Profissionais e Eficazes
4ª EdiçãoA comunicação escrita em geral, e a comunicação via email em particular, assume no contexto profissional atual, um papel fundamental na criação da imagem por parte dos clientes da organização.
A satisfação e fidelização de clientes, passa muito pela componente pessoal dos colaboradores da organização, à qual associam a menor ou maior qualidade do serviço que a Instituição presta.
Assim, as palavras que se utilizam, a forma como o discurso é estruturado, pode influenciar positivamente ou negativamente o interlocutor.
No dia a dia os profissionais das instituições por vezes apresentam um registo de comunicação escrito, que nem sempre cumpre os objetivos que pretendem, em termos de disponibilidade, interesse, simpatia e mesmo em termos de objetividade da mensagem, levando a mal-entendidos, interpretações incorretas, falhas, erros e atritos, tanto a nível interno como externo.
Nesta formação pretende-se essencialmente alertar os formandos para as oportunidades de melhoria na comunicação em contexto profissional, para que possam garantir que os textos que escrevem e a forma como comunicam, cumprem os princípios de excelência na comunicação e serviço ao cliente.
Este Curso tem como objetivo partilhar com os participantes os princípios e boas práticas aplicados à escrita profissional de e-mails, de forma a transmitir uma imagem positiva e a promover a boa imagem da empresa ou instituição que representam.
No final deste curso os participantes saberão:
- Compreender o que é Comunicação e qual o seu objetivo;
- Identificar os pilares da comunicação eficaz;
- Identificar de que forma a comunicação escrita atinge o objetivo da comunicação;
- Conhecer a forma atual de escrita empresarial de emails;
- Saber escrever emails de forma profissional e eficaz, respeitando a regra dos 5 C`s: clara, concisa, coesa, correta e cortês;
- Escrever emails concisos e claros de forma a captar a atenção do leitor e obter resultados;
- Identificar os problemas (e soluções) chave antes de pressionar o botão de “envio”;
- Redação dos principais emails-tipo.
- Comunicação eficaz: o que é e quais os principais pilares;
- Comunicação escrita, especificidades;
- Compreender os desafios do email;
- O que é e o que não é apropriado em e-comunicações;
- Sistematizar informação no corpo de texto (emails, tickets);
- “Falar” ao leitor;
- Aplicação da regra dos 5C’s;
- A importância da escolha do Assunto;
- Definição e formulação do objetivo do e-mail;
- Regras para anexar destinatários: Para, Cc e Bcc;
- Fórmulas de saudação, disponibilidade e despedida;
- A assinatura – o que deve constar e de que forma;
- Elaboração de emails tipo:
- Elaboração de emails exemplificativos de situações de contexto de trabalho. Pedido ou disponibilização de informações. Resposta a pedido de orçamento. Transmissão de ideias negativas. Cobranças. Solicitar serviços a colegas de outros serviços.
- Exercícios de transformar textos negativos, agressivos, sem disponibilidade em textos positivos, agradáveis e disponíveis, que ajudem verdadeiramente o interlocutor.
- Exposição e discussão de temas;
- Casos práticos (adequados a cada tema);
- Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada tema).
