Como Escrever Emails Profissionais e Eficazes

4ª Edição
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 4 e 6 de Fevereiro de 2025
220.00
Introdução

A comunicação escrita em geral, e a comunicação via email em particular, assume no contexto profissional atual, um papel fundamental na criação da imagem por parte dos clientes da organização.
A satisfação e fidelização de clientes, passa muito pela componente pessoal dos colaboradores da organização, à qual associam a menor ou maior qualidade do serviço que a Instituição presta.
Assim, as palavras que se utilizam, a forma como o discurso é estruturado, pode influenciar positivamente ou negativamente o interlocutor.
No dia a dia os profissionais das instituições por vezes apresentam um registo de comunicação escrito, que nem sempre cumpre os objetivos que pretendem, em termos de disponibilidade, interesse, simpatia e mesmo em termos de objetividade da mensagem, levando a mal-entendidos, interpretações incorretas, falhas, erros e atritos, tanto a nível interno como externo.
Nesta formação pretende-se essencialmente alertar os formandos para as oportunidades de melhoria na comunicação em contexto profissional, para que possam garantir que os textos que escrevem e a forma como comunicam, cumprem os princípios de excelência na comunicação e serviço ao cliente.

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Objetivos

Este Curso tem como objetivo partilhar com os participantes os princípios e boas práticas aplicados à escrita profissional de e-mails, de forma a transmitir uma imagem positiva e a promover a boa imagem da empresa ou instituição que representam.

No final deste curso os participantes saberão:

  • Compreender o que é Comunicação e qual o seu objetivo;
  • Identificar os pilares da comunicação eficaz;
  • Identificar de que forma a comunicação escrita atinge o objetivo da comunicação;
  • Conhecer a forma atual de escrita empresarial de emails;
  • Saber escrever emails de forma profissional e eficaz, respeitando a regra dos 5 C`s: clara, concisa, coesa, correta e cortês;
  • Escrever emails concisos e claros de forma a captar a atenção do leitor e obter resultados;
  • Identificar os problemas (e soluções) chave antes de pressionar o botão de “envio”;
  • Redação dos principais emails-tipo.
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Programa
  1. Comunicação eficaz: o que é e quais os principais pilares;
  2. Comunicação escrita, especificidades;
  3. Compreender os desafios do email;
  4. O que é e o que não é apropriado em e-comunicações;
  5. Sistematizar informação no corpo de texto (emails, tickets);
  6. “Falar” ao leitor;
  7. Aplicação da regra dos 5C’s;
  8. A importância da escolha do Assunto;
  9. Definição e formulação do objetivo do e-mail;
  10. Regras para anexar destinatários: Para, Cc e Bcc;
  11. Fórmulas de saudação, disponibilidade e despedida;
  12. A assinatura – o que deve constar e de que forma;
  13. Elaboração de emails tipo:
  • Elaboração de emails exemplificativos de situações de contexto de trabalho. Pedido ou disponibilização de informações. Resposta a pedido de orçamento. Transmissão de ideias negativas. Cobranças. Solicitar serviços a colegas de outros serviços.
  • Exercícios de transformar textos negativos, agressivos, sem disponibilidade em textos positivos, agradáveis e disponíveis, que ajudem verdadeiramente o interlocutor.
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Destinatários
Este Curso destina-se a todos os profissionais que utilizem frequentemente a comunicação via e-mail e que queiram conhecer os princípios e boas práticas associadas à sua escrita profissional.
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Métodos de Ensino
  • Exposição e discussão de temas;
  • Casos práticos (adequados a cada tema);
  • Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada tema).
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