Análise e Resolução Estruturada de Problemas

7ª Edição
Formato Online/Live
Data 13 e 19 de Julho de 2024
220
Introdução
A resolução estruturada dos problemas, com o envolvimento e participação de todos os colaboradores, é uma das chaves da Melhoria Contínua.
Para garantir que o ciclo PDCA é seguido na resolução dos problemas foram criadas metodologias em vários passos que obrigam:
  1. A formular corretamente os problemas;
  2. A não queimar etapas;
  3. A pesquisar as verdadeiras causas e a não saltar para as conclusões.
Os métodos estruturados de resolução dos problemas permitem uma melhor comunicação do problema entre os colaboradores e os decisores.
Com este curso apresentaremos o PDCA e algumas das metodologias de resolução estruturada dos problemas que as empresas podem adotar, por exemplo: o QC Story, os Relatórios A3, a metodologia 8D e a Kata de Melhoria. Exemplificaremos com aplicações práticas e aplicaremos a casos da empresa.
Em paralelo faremos referência às sete ferramentas da qualidade e a ferramentas Lean, indicando onde podem ser úteis e como podem ser utilizadas.
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Objetivos
No final do curso os Participantes deverão:
  • Reconhecer a importância do ciclo PDCA;
  • Enumerar os diferentes tipos de problemas;
  • Aplicar as metodologias A3, 8D e a Kata de Melhoria em problemas da empresa;
  • Identificar as principais ferramentas de análise e resolução de problemas;
  • Reconhecer o papel da chefia no garantir que o método é seguido e que é executado com disciplina, sem queimar etapas nem saltar para conclusões.
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Programa
  1. Tipos de problemas.
  2. Observação e experimentação.
  3. O ciclo da melhoria, o ciclo PDCA, o método científico.
  4. Os passos do QC Story, dos relatórios A3 e do 8D.
  5. A Kata de Melhoria.
  6. Ferramentas da qualidade.
  7. Exercícios práticos de resolução de um problema.
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Destinatários
  • Gerentes, Diretores e Chefias de empresas industriais e de serviços;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
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Métodos de Ensino
  • Expositivo, Ativo e Interativo com recurso a Multimédia.

Esta Formação constitui uma Disciplina da 15ª edição da nossa Especialização em “Gestão de Operações e Serviços Industriais”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações. Pode ver mais informações AQUI.

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Monitoria

Eduardo Martins, Eng.

Director da Value Stream Consultores, empresa especializada na introdução do pensamento Lean nas Organizações, na Melhoria Contínua e na Reengenharia dos Processos.
Engenheiro Mecânico pela FEUP, pós-graduação em Gestão pela Universidade Católica e MBA pelo HEC / Institut Superieur des Affaires de Paris.
Trabalhou como Engenheiro de Processo na Texas Instruments, como Director de Produção na Jotocar, como Consultor na CF&A Associados.
É docente no ISEP no mestrado em Engenharia Industrial.
É docente na pós-graduação em Eng. da Qualidade do IPVC.
Foi docente no ISAG.
Consultor e Formador desde 1994, possui experiência na indústria metalomecânica, de aglomerados, artes gráficas, papel e cartão, têxteis, confecções, calçado, mobiliário metálico e em madeira, injecção de plástico, cerâmica e na prestação de serviços de manutenção.

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Data e Horário

Esta formação teve a duração de 8 horas.

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Preço

O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui: 

  • Acesso à plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio 
  • Certificado SIGO
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