Menu
39 ANOS
AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO

Seminário

Próximos Cursos

Prevenção e Controlo da Legionella em Sistemas de Água 24ª Edição

18 de Novembro de 2020

INTRODUÇÃO

As bactérias do género Legionella encontram-se em ambientes aquáticos naturais e artificiais, em redes prediais de água quente e fria, sistemas de água para uso recreativo, sistemas de arrefecimento coletivo e individual, bem como noutros sistemas de água. A exposição a esta bactéria pode provocar uma infeção respiratória denominada doença dos Legionários, uma forma de pneumonia potencialmente fatal. A transmissão ocorre por inalação de gotículas ou aerossóis de água contaminada que veiculam a bactéria para os pulmões, onde vai provocar infeção.

No contexto atual de pandemia pela Covid-19, a paragem de instalações e equipamentos pode aumentar significativamente o risco biológico em redes prediais e outros sistemas de água. A retoma do funcionamento destes sistemas e equipamentos é crítica e merece especial atenção, devendo ser implementados procedimentos adequados de controlo do risco biológico, que permitam prevenir problemas relacionados com a qualidade da água, designadamente problemas de proliferação e de disseminação da bactéria Legionella.

É fundamental, que todos os sistemas de água sejam geridos, controlados e mantidos em segurança enquanto estiverem fechados, durante paragens parciais e no arranque. Os procedimentos adotados a curto prazo terão impacto quando as instalações retomarem o seu funcionamento habitual, pretendendo-se que este ocorra sem causar danos à saúde.

OBJETIVOS

Objetivos principais:
Alertar para a problemática da contaminação de sistemas de água por Legionella e dar a conhecer os requisitos normativos e legais.

Objetivos específicos:
Dotar os participantes com conhecimentos para identificação dos principais riscos associados à presença de Legionella em sistemas de água, fontes de contaminação e métodos de prevenção e controlo, mediante a adoção de medidas higieno-sanitárias, nomeadamente através da análise de risco, e adoção de ações corretivas.

PROGRAMA

  1. Bactérias do género Legionella
  2. Meio ambiente e fatores que amplificam a disseminação
  3. Riscos para a Saúde Pública
  4. Requisitos normativos e legais
    • Lei 52/2018
    • RD 865/2003
    • UNE 100030
  5. Monitorização microbiológica de circuitos de água
    • Amostragem
    • Análise
  6. Tratamento e desinfeção da água
    • Tratamento térmico
    • Tratamento químico
  7. Manutenção, limpeza e desinfeção de sistemas e equipamentos
    • Redes prediais de água quente e fria.
    • Sistemas de água para uso recreativo: piscinas e banheiras.
    • Sistemas de arrefecimento coletivo: torres de arrefecimento, condensadores evaporativos, humidificadores e sistemas de ar condicionado.
    • Sistemas de arrefecimento individual: ar condicionado/split e de arrefecimento por evaporação de pequena dimensão.
    • Outros sistemas: sistemas de combate a incêndios, chuveiros e lava-olhos, sistemas de rega por aspersão, fontes ornamentais, lavagem de veículos, navios, unidades dentárias, sistemas que utilizem água para uso terapêutico, etc.

INTERESSA A

  • Gestores, Responsáveis e Técnicos dos serviços de instalações e equipamentos ligados à manutenção de sistemas de água em entidades públicas e privadas, nomeadamente em unidades industriais, unidades de saúde, indústria hoteleira, piscinas, etc.
  • Gestores e Técnicos na área da Saúde Pública.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

  • Expositivo apoiado em apresentações PowerPoint e visualização de vídeos.
  • Debate e partilha de experiências.
  • Será utilizada uma plataforma e a formação será dada em formato online/live (em direto).

Este Seminário constitui uma Disciplina da 2ª edição da nossa Especialização em “Prevenção e Controlo da COVID-19 em Espaços Públicos e Unidades Industriais”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações.


Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

MONITORIA

Dra. Margarida Valente

Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Pós-Graduada em Saúde Ocupacional pela mesma Universidade, Licenciada em Bioquímica e Pós-graduada em Qualidade da Água e Controlo da Poluição pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Atualmente exerce funções de Responsável pelo Planeamento e Amostragem no Laboratório na Águas do Douro e Paiva, S.A., Grupo Águas de Portugal. Foi Supervisora de Laboratório na empresa Águas do Norte, S.A., Responsável de Área de Laboratório, Responsável Técnica de Microbiologia, Biologia e Amostragem na Águas do Douro e Paiva S.A. e Técnica Superior de Laboratório de Microbiologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde desenvolveu diversos trabalhos de investigação na área da qualidade da água. Formadora Certificada pelo IEFP ministra cursos subordinados aos temas: Acreditação de Laboratórios, Segurança e Saúde Ocupacional em Laboratórios, Amostragem, Qualidade da Água, Prevenção e Controlo de Legionella em Sistemas de Água, Controlo de Infeção Associada aos Cuidados de Saúde, Ambiente e Gestão de Resíduos. Foi Coordenadora Técnica da 1ª edição da Especialização em Prevenção e Controlo da COVID-19 em Espaços Públicos e Unidades Industriais do CENERTEC. Colabora periodicamente com instituições de ensino superior através da apresentação de palestras. Participa regularmente como oradora em seminários, conferências e congressos. É ainda tutora de estágios de licenciatura e orientadora de dissertações de mestrado em múltiplos temas relacionados com a qualidade da água. Em paralelo, desenvolve a atividade de auditora e consultora na área da acreditação e gestão de laboratórios, saúde ocupacional em laboratórios e controlo de qualidade da água, tanto na sua vertente laboratorial como operacional.

LOCAL

ONLINE / LIVE 

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

HORÁRIO

Este Seminário, com a duração de 4 horas, funcionará no dia:

18 de Novembro
18:30 - 22:30 | Pausa: 20:30 - 21:00

PREÇO

O valor da inscrição é de 140.00 € (+ 23% IVA) num valor total de 172.20 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Seminário e inclui:
 
  • Acesso à plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio 
  • Certificado de Frequência

Partilhe esta informação:

Dra. Margarida Valente

Ficha de Inscrição

Participantes
Adicionar Mais Um Participante
Como teve conhecimento desta Formação?
Política de Privacidade

2016 © Cenertec - Centro de Energia e Tecnologia
Developed by Inovlancer