Podemos ajudar?
Faça aqui a sua pesquisa

Prevenção e Controlo da Bactéria Legionella - Analise de Risco

Prevenção e Controlo da Bactéria Legionella - Analise de Risco

NOVO

Introdução

As bactérias do género Legionella encontram-se em ambientes aquáticos naturais e artificiais. A exposição a esta bactéria pode provocar uma infeção respiratória denominada Doença dos Legionários. A transmissão ocorre por inalação de gotículas de água contaminada ou aerossóis que veiculam a bactéria para os pulmões, onde vai provocar infeção.
Lei n.º 52/2018 que estabelece o regime de prevenção e controlo da doença dos legionários e procede à quinta alteração do Decreto-Lei n.º 118/2013 determina a obrigatoriedade de elaboração de um Plano de Prevenção e Controlo, o qual deverá ser baseado numa Análise de Risco.
O risco associado a cada sistema de água concreto é variável e depende de múltiplos fatores específicos relacionados com a instalação, tipo de utilização, estado de conservação, etc.
A Análise desse Risco inclui assim fatores estruturais, associados às características próprias da instalação; fatores de manutenção, associados ao tratamento e manutenção; fatores de operação associados à operação da instalação.
O modo de efetuar a Análise de Risco á dado a conhecer através, da norma Espanhola UNE 100030:2017 “Prevención y control de la proliferación y diseminación de Legionella en instalaciones”, do Guia Técnico para a Prevenção e Controlo da Legionelose em Instalações objeto do âmbito de aplicação do Real Decreto 865/2003 e da norma ASHRAE 188-2015 “Legionellosis: Risk Management for Building Water Systems”.

Objetivos

  • Dotar os participantes com conhecimentos para identificação dos principais riscos associados à presença de Legionella em sistemas de água, fontes de contaminação e métodos de controlo, mediante a adoção de medidas higieno-sanitárias, nomeadamente através da Análise de Risco, e adoção de ações corretivas em função do Índice Global da Instalação.

Programa

1. Bactérias do género Legionella
2. Requisitos normativos e legais
3. Análise de riscos e ações corretivas em função do Índice Global da Instalação
  • Critérios de Avaliação de Risco
  • Avaliação do Risco Estrutural
  • Avaliação do Risco de Manutenção
  • Avaliação do Risco de Operação
  • Cálculo do Índice Global
  • Ações corretivas em função do Índice Global

Interessa a

  • Gestores, Responsáveis e Técnicos dos serviços de instalações e equipamentos ligados à manutenção de sistemas de água em entidades públicas e privadas, nomeadamente em unidades industriais, unidades de saúde, indústria hoteleira, piscinas, etc.
  • Gestores e Técnicos na área da Saúde Pública.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

  • Expositivo com recurso a Multimédia.
  • Realização de exercícios práticos.
  • Debate e partilha de experiências.

Data e horário

Esta formação teve a duração de 0 horas.
Subscreva a nossa Newsletter
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt