37 ANOS
AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO

SEMINÁRIO PÓS-LABORAL

Manutenção: Líderes do Futuro e Rendimento Organizacional 4ª edição

Porto | Gaia, 15 de Setembro de 2018 (sábado manhã)

INTRODUÇÃO

Podemos, definir Manutenção como o conjunto de procedimentos técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente das máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Estes procedimentos envolvem ações planeadas que permitam a conservação, adequação, restauro e prevenção contra falhas repentinas ou desgaste prematuro dos equipamentos. De modo geral, a Manutenção numa empresa tem como objetivo manter os equipamentos e máquinas em condições nominais de funcionamento, garantindo, assim, a produção planeada, a qualidade dos produtos e o prazo de entrega como acordado com os clientes.

Dentro do Mercado de prestação de serviços de manutenção incluem-se as seguintes áreas: Manutenção Industrial; manutenção de sinalização; serviços de manutenção geral; Outsourcing de Mão-de-Obra qualificada; Projeto, Planeamento e Logística de Intervenções de manutenção; Manutenção automóvel; Manutenção de equipamentos e gestão de instalações. Só a indústria global de gestão de instalações, uma das áreas da Manutenção, deve chegar a quase 395 biliões dólares em 2017, de acordo com uma pesquisa da Global Industry Analysts. Embora com um impacto negativo da recessão económica, prevê-se que o mercado de gestão de instalações vá recuperar devido ao maior foco na modernização da área de escritórios e da recuperação prevista para o mercado imobiliário e da construção. Por outro lado, a Europa, com 36% do mercado mundial, é o maior produtor e exportador mundial de máquinas. A competitividade da indústria baseia-se, nomeadamente, em produtos inovadores excelentes, em conhecimentos e competências e na capacidade de corresponder às necessidades dos clientes. Este posicionamento, abre espaço ao mercado dos serviços de manutenção para a conservação do estado de uso dos equipamentos.

A manutenção é uma atividade transversal, importante que, em Portugal, representa mais de 6,5 % do PIB, estimando-se que represente, um volume de negócios da ordem dos 6.000 milhões de euros.
O recurso a prestadores especializados em serviços de manutenção nas PME’s torna-se imprescindível, em virtude de estas não terem dimensão que permita a ocupação plena de um quadro próprio de pessoal de manutenção atualizado, técnica e tecnologicamente; meios de intervenção e stock de sobresselentes.
Do conhecimento prático existente, poderá ainda estimar-se que os trabalhos de manutenção colocados em outsourcing, significam cerca de 40% dos custos totais, ou seja um valor da ordem dos 2.400 milhões de euros, o que poderá de alguma forma traduzir o valor deste mercado.
A competitividade de uma PME, depende da disponibilidade dos seus equipamentos produtivos, e esta por sua vez só pode ser garantida através da fiabilidade e manutibilidade, adequada que exige um apoio de um serviço de manutenção bem organizado, gerido e executado a custos de mercado.

Ao longo do seminário, vamos abordar os seguintes temas:
  • Quais as características do ambiente tecnológico atual e futuro?
  • Qual o seu impacto nas pessoas e nas organizações?
  • Qual o papel da manutenção na sociedade da avaria?
  • Como tratar as avarias? (técnico, organizacional e social)
  • Onde começa a manutenção e quando acaba? (do projeto ao abate)
  • As avarias podem ser previstas? (RAMS – Fiabilidade, disponibilidade, manutibilidade e segurança)
  • A liderança tem impacto do rendimento das organizações?
  • Que tipo de liderança nos anuncia o futuro, muito marcado pelas tecnologias?

OBJETIVOS

Compreender a importância da Liderança, no âmbito da Manutenção e como a tornar efetiva 

PROGRAMA

1. Introdução;
2. Conceito de Rendimento;
3. Modelos de Qualidade e de Liderança;
4. Líderes;
5. Líderes do Futuro.

INTERESSA A

  • Diretores e Responsáveis de Manutenção;
  • Engenheiros e outros profissionais ligados à Manutenção de edificios e equipamentos; 
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

MÉTODOS DE EXPOSIÇÃO

Exposição oral, baseada nos documentos disponibilizados, com recurso a técnicas audiovisuais.

Esta Formação constitui uma Disciplina da 4ª edição da nossa Pós-graduação em “Manutenção Industrial”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Pós-Graduações.

MONITORIA

Baptista da Costa, Prof. Doutor

Doutor em Gestão de Empresas pela Universidade de Sevilha.
MBA pelo Instituto Francês de Gestão.
Engenheiro pela Universidade do Porto.
Foi administrador do Porto de Leixões, a maior infraestrutura portuária do Norte de Portugal.
Foi diretor do Metro do Porto, o maior projeto urbanístico do século XX do Norte de Portugal.
Coordenou obras públicas do município do Porto tendo realizado Acessibilidades ao Euro 2004, Arruamentos e Tuneis, Conjuntos habitacionais, Museus, Pavilhões gimnodesportivos, infraestruturas e Integração paisagística.
É administrador dos Transportes Urbanos de Braga e Professor Universitário.

LOCAL

HOTEL HOLIDAY INN PORTO GAIA
Rua Diogo de Macedo, 220
4400-107 Vila Nova de Gaia
Tel:  223 747 541
Fax: 223 747 576

Junto ao CTT das Devesas

HORÁRIO

Este Seminário, com a duração de 4 horas, funcionará, no dia 15 de Setembro (sábado) das 09:00 às 13:00

PREÇO

O valor da inscrição é de 140.00 € (+ 23% IVA), valor total de 172.20 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Seminário e inclui: 
  • Acesso à Documentação de Apoio 
  • Certificado de Frequência
  • Coffee-Break
  • Estacionamento gratuito no Hotel

Partilhe esta informação:

Baptista da Costa, Prof. Doutor

Ficha de Inscrição

Participantes
Adicionar Mais Um Participante
Como teve conhecimento desta Formação?
Política de Privacidade

2016 © Cenertec - Centro de Energia e Tecnologia
Developed by Inovlancer