Introdução
Uma equipa na senda de excelentes resultados é a que consegue alcançar patamares superiores de produtividade e comprometimento com o crescimento e sucesso pessoal mútuo. Para o desenvolvimento de equipas urge questionar aspetos fundamentais que atendam aos princípios de honestidade e credibilidade porque os elementos terão melhor desempenho quando agem por base desses princípios. Atender ao contrato psicológico ao recrutar pessoas inteligentes que compartilhem os valores da sua empresa agiliza o processo de delegação de funções e incremento da confiança. Certificar-se de que o feedback entre chefia e colaborador seja uma constante na sua empresa, porque permite que você tenha mais poder para fazer mudanças rápidas e corretas são algumas das linhas mestras para o funcionamento de uma equipa na senda da melhoria contínua.
Objetivos
No fim do seminário os Participantes serão capazes de:
- Compreender os desafios de uma equipa que regem as relações com clientes internos;
- Identificar processos de comunicação positiva com clientes internos.
- Identificar uma postura colaborativa nas interações intra e inter departamentais.
- Compreender as estratégias e os desafios que se colocam às equipas. (ausência de confiança, medo do conflito, Falta de compromisso, Fuga à prestação de responsabilidades e desatenção aos resultados.
- Contemplar ações que potencializem a formação da equipa.
- Mobilizar de forma ativa a equipa focada nos resultados colectivos de modo a cooperar para a excelência do trabalho em equipa
Programa
1. Identificar processos de Comunicação positiva
- Como interagir assertivamente
- Princípios da escuta ativa e ser eficaz e eficiente na comunicação.
- Barreiras ao trabalho em equipa
2. Processo de formação de equipas de sucesso
- Fases do desenvolvimento de equipa
- Criar uma equipa equilibrada
- Entrevistar e recrutar com base no contrato psicológico
- Equipas e grupos e qual o seu papel na equipa
3. Trabalhar para o máximo desempenho
- Tarefas, subtarefas
- Os cinco desafios de uma equipa
Interessa a
Todas as pessoas envolvidas em processos de coordenação de indivíduos e que necessitem de melhorar as suas soft skills na interação com clientes internos e potenciando a sua capacidade de influencia e consecução de interesses e resultados organizacionais. Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de ensino
Metodologia activa, com recurso a brainstorming e exercícios práticos em grupo.
Data e horário
Esta formação teve a duração de 0 horas.