Introdução
O tratamento construtivo de desacordos é fundamental para a satisfação pessoal e, essencialmente, para a eficiência organizacional. O conflito necessita de ser identificado pelas partes envolvidas, ou seja, é uma questão de perceção. Se ninguém estiver consciente de que há um conflito, parte-se do princípio que ele é inexistente. A maioria das definições incluem os conceitos de oposição, escassez e obstrução e a premissa da existência de vários atores cujos interesses ou objetivos pareçam incompatíveis Melhorar os conhecimentos na gestão de diferenças entre pessoas enriquecerá o seu trabalho, o seu relacionamento e a sua carreira.
Objetivos
Gerais:
Específicos:
No fim do Seminário, os Participantes serão capazes de:
- Aplicar técnicas de assertividade para a gestão eficaz de conflitos, evidenciando o controlo emocional através da análise transacional.
Específicos:
No fim do Seminário, os Participantes serão capazes de:
- Prever e evitar conflitos destrutivos.
- Tratar desacordos antes que eles saiam fora do controle.
- Estimular a expressão de diferenças quando o seu confronto seja benéfico.
- Gerir os desacordos com eficiência e segurança.
Programa
1. Princípios orientadores da gestão de desacordos
2. Diferentes tipos de conflito
- Ouvir com empatia
- Exprima a sua própria perspetiva assertivamente O uso da técnica DEEC
- Analise transacional e o controlo emocional
2. Diferentes tipos de conflito
- Fontes de conflito
- Conflito enquanto processo
- Estilos pessoais de gestão de conflitos – A mediação como estratégia de resolução de conflitos
- Conflito como oportunidade de melhoria
Interessa a
- Atividades profissionais que careçam de competências ao nível do relacionamento interpessoal, nomeadamente ligadas com os comportamentos assertivos.
- Todas as pessoas que desenvolvem funções de interação com público na prestação de serviços e com equipas cujas tarefas exigem interdependência e coordenação entre os seus elementos.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de ensino
Ao longo do Seminário serão utilizados os diversos métodos pedagógicos:
- Método ativo, para a facilitação da aquisição dos conhecimentos e confirmação dos conteúdos apreendidos;
- Vivências e exercícios que permitam a partilha e o crescimento;
- Guidelines para melhoria contínua de competências pessoais e profissionais.
Esta Formação constitui uma Disciplina da 11ª edição da nossa Especialização em “Gestão de Operações e Serviços Industriais”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações.
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
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- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Data e horário
Esta formação teve a duração de 0 horas.