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37 ANOS
AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO

SEMINÁRIO PÓS-LABORAL

Comunicação e Assertividade no Trabalho NOVO

INTRODUÇÃO

A assertividade no modo de estar, ser e falar é um comportamento de influencia que exige maturidade passando pelo controlo emocional com o objetivo de comunicar as nossas ideias e sentimentos ou defender os nossos legítimos direitos sem a intenção de ofender e com autoconfiança. Esta estratégia de comunicação tem por base algumas dicas importantes que  favorecem a confiança na capacidade expressiva, potencia a auto-estima, contribui o bem-estar emocional e melhora a sua imagem social quer no plano individual ou em equipa.

OBJETIVOS

Capacitar as pessoas participantes de técnicas de comunicação assertiva, com impacto nas suas relações laborais em equipa.
 
No final deste Seminário, os Participantes serão capazes de:
  • Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir conversas difíceis;
  • Identificar as características dos diferentes estilos comportamentais de comunicação interpessoal;
  • Identificar técnicas de autocontrolo e a autorregulação das emoções para a influência positiva;
  • Identificar técnicas para lidar com os comportamentos negativos do outro.

PROGRAMA

  • Comunicação interpessoal eficaz e eficiente (atenda ao cérebro reptiliano)
    - Escuta ativa na comunicação
    - Estilos comunicacionais
    - A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
     
  •  Dimensões do comportamento assertivo
     
  • Técnicas verbais: Disco, riscado, edredão e DEEC, Saber dizer “não” de forma construtiva.
    - Formular pedidos.
    - Dar e receber feedback.
    - Lidar com a crítica.
    - Opiniões positivas: O feedback Sandwich.
     
  • Componente emocional da assertividade.
     
  • Desenvolvimento da assertividade em cinco passos.

INTERESSA A

Todas as pessoas envolvidas que necessitem de melhorar as suas soft skills de comunicação com clientes internos e externos potenciando a sua capacidade de influencia e consecução de interesses e resultados organizacionais. Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

  • Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos Participantes.
  • Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
  • Promoção da melhoria das competências de liderança de equipa através da partilha de boas práticas.

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