Introdução
Todas as organizações lidam diariamente com milhares de documentos em suporte de papel e digital, sendo que por vezes a sua organização, conservação e arquivo e posterior recuperação não é tão fácil nem tão eficaz quanto seria de desejar. O arquivo é uma das tarefas mal amadas dos serviços administrativos. Tal deve-se ao facto de por vezes ser uma tarefa complicada a gestão de documentos tão diversos. Nesta formação vamos desmitificar essa ideia, apresentando soluções práticas, métodos eficazes que permitam a todos os profissionais gerir os seus documentos e da sua equipa, da forma mais eficaz.
Objetivos
- Compreender o que é o arquivo e para que serve
- Identificar as fases dos documentos segundo a teoria das três idades
- Conhecer os métodos de classificação e de ordenação de um arquivo
- Identificar sistemas de organização documental que agilizem o tratamento dos doc
Programa
1. Conceitos Fundamentais sobre Arquivo
1.1. Conceito, função e características do arquivo
1.2. Caracterização do arquivo
1.3. Tipologia dos arquivos
2. Tipos de sistemas de classificação de arquivos
2.1. Alfabético
2.2. Numérico
2.3. Cronológico
2.4. Ideológico ou Temático
2.5. Cromático
2.6. Alfanumérico
3. Elaboração do Plano de arquivo
4. Organização na área documental
4.1. O método dos 5S`s
4.2. Controlo visual
Interessa a
- Administrativos
- Assistentes de direção
- Profissionais Liberais
- Gestores
- Chefes de Equipa
- Todos os profissionais em geral que pretendam enriquecer o seu desempenho e aprofundar o seu conhecimento neste tema