Menu
38 ANOS
AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO

Curso Pós-Laboral Online / Live

Próximos Cursos

Tecnologia do Ar Comprimido 9ª edição

2, 8 e 9 de Maio de 2020

INTRODUÇÃO

O ar comprimido é uma forma de energia largamente difundida na generalidade da indústria, mostrando-se um recurso imprescindível no dia-a-dia fabril.

É uma forma de energia versátil, limpa, segura e fácil de manusear, o que lhe permite ter um papel fundamental na maioria dos processos industriais.

Paradoxalmente, os sistemas de ar comprimido são frequentemente negligenciados, desconhecendo-se as boas práticas de concepção e de manutenção, bem como, o enorme potencial de poupança energética.

Assim, pela importância que representa no processo produtivo e pelo peso que tem na estrutura de custos energéticos das empresas, deverá constituir uma preocupação de gestão, manifestada via optimização do sistema e via racionalização do consumo. A gestão desta utilidade, numa óptica de eficiência, surge como um meio para aumentar a fiabilidade do sistema de ar comprimido (SAC), garantir qualidade de ar, obter economias de energia e reduções emissões de gases poluentes, e consequentemente, alcançar reduções de custos e obter ganhos de competitividade na empresa.

OBJETIVOS

No final da Formação, os Participantes serão capazes de:
  • Ter conhecimentos técnicos que os habilitem a um olhar crítico sobre um sistema de ar comprimido (SAC).
  • Abordar um sistema de ar comprimido (SAC) na sua individualidade, procurando compreender os seus 4 sub-sistemas: produção, tratamento, armazenamento e distribuição, mas também, abordar na sua globalidade, compreendendo a interacção existente entre os diferentes elementos. Neste sentido, pretende-se dotar os formandos de princípios base, definições, conceitos, ferramentas de cálculo, boas práticas e normas aplicáveis, por forma a estarem habilitados a dimensionar, requalificar e gerir um SAC.
  • Elaborar um Plano de Melhoria de Eficiência Energética um SAC, identificando pontos de melhoria e avaliar economicamente através de uma análise custo-benefício a sua exequibilidade.

PROGRAMA

  • Introdução dos vários elementos constituintes de um SAC e respectivos princípios de funcionamento: compressores, secadores, filtros, reservatórios, purgas de condensados, rede de distribuição e ligações flexíveis aos pontos de consumo.
  • Os diferentes tipos de consumidores: actuadores pneumáticos, vácuo, transporte, sopro e arrefecimento
  • Interpretação das principais grandezas em jogo: caudal, pressão, ponto de orvalho e consumo energético.
  • Divulgação de boas práticas na concepção, instalação e manutenção de um SAC
  • Concepção, mediante Caderno de Encargos, de um SAC incluindo os requisitos técnicos necessários a uma central de compressores
  • Construção de Indicadores de Eficiência.
  • Auditorias Energéticas num SAC
  • Medidas de melhoria e avaliação do impacto na redução do consumo energético.

INTERESSA A

  • Engenheiros e Técnicos da Manutenção
  • Auditores Energéticos
  • Gestores de Energia e Operações
  • Responsaveis pelas Utilidades
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

  • Expositivo, Activo e Interactivo com recurso a Multimédia
  • Este curso tem um texto de apoio específico que recorre à física do ar comprimido, dados técnicos de fabricantes de equipamentos, normas vigentes e casos de estudo. 

Este Curso constitui uma Disciplina da 6ª edição da nossa Especialização em “Manutenção Industrial”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações.

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

MONITORIA

Carlos Sestelo, Eng.

Licenciado em Engenharia Mecânica pelo IST com Pós-graduação em Marketing pelo ISEG. Com 15 anos de experiência em Ar Comprimido, tendo iniciado a sua actividade como Gestor de Produto na Comingersoll, Internal Engineer na Ingersoll Rand França, Director Comercial Comingersoll e presentemente Gestor de Clientes na Kaeser Compressores.
Deste percurso profissional constam dezenas de projectos de implantação/remodelação de centrais e redes de ar comprimido bem como auditorias energéticas nos mais variados sectores de actividade industrial.
Constam igualmente vários Seminários Técnicos no âmbito de campanhas de comunicação levadas a cabo pelas marcas e uma apresentação deste tema no VI Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros.

LOCAL

ONLINE / LIVE 

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

HORÁRIO

Esta Formação, com a duração de 12 horas, funcionará nos seguintes dias do mês de Maio:

02 e 09 de Maio :
09:00 - 13:00 | Pausa: 11:00 - 11:30

08 de Maio:
18:30 - 22:30 | Pausa: 20:30 - 21:00

PREÇO

O valor da inscrição é de 310.00 € (+ 23% IVA), valor total de 381.30 €  pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui: 
  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO

Partilhe esta informação:

Carlos Sestelo, Eng.

Ficha de Inscrição

Participantes
Adicionar Mais Um Participante
Como teve conhecimento desta Formação?
Política de Privacidade

2016 © Cenertec - Centro de Energia e Tecnologia
Developed by Inovlancer