Introdução
O que atualmente se denomina de Six Sigma surgiu no início de 1987, quando profissionais da empresa Motorola iniciaram uma série de estudos sobre os conceitos estabelecidos por Deming sobre a variabilidade dos processos de produção, tendo como objetivo melhorar o desempenho por meio da análise de tais variações. Essas iniciativas foram reconhecidas pela direção da Motorola, que apoiou e estimulou a disseminação da nova abordagem proposta, pois visava a sua implementação em todas as atividades da empresa e enfatizava o conceito de melhoria contínua.
A proposta da Motorola buscava resolver o crescente aumento de reclamações relativas à ocorrência de falhas nos produtos eletrónicos manufaturados, dentro do período da garantia. Tal fato motivou a empresa a adotar o desafio de alcançar um desempenho de produtos livres de defeitos e tinha como alvos principais o aumento da confiabilidade do produto final e a redução de perdas. Em 1988, a Motorola recebeu o Prémio Malcolm Baldrige de Qualidade e a introdução do programa Six Sigma passou a ser reconhecida como responsável pelo sucesso alcançado pela organização. Após a divulgação dos ganhos obtidos pela Motorola, outras empresas adotaram o Six Sigma, tais como Texas Instruments (em 1988), IBM (em 1990), ABB - Asea Brown Boveri (em 1993), Allied Signal e Kodak (em 1994) e a General Electric (em 1996).
O princípio fundamental do programa Six Sigma é o de reduzir continuamente a variação nos processos, e desta maneira eliminar os defeitos ou falhas nos produtos e serviços. Atualmente, o Six Sigma é compreendido como uma prática de gestão, que busca melhorar a competitividade de empresas de qualquer setor de atividade, sejam produtos ou serviços, ou de qualquer dimensão – pequena, média ou grande empresa – com a finalidade de aumentar a quota de mercado, reduzir custos e otimizar as operações.
A proposta da Motorola buscava resolver o crescente aumento de reclamações relativas à ocorrência de falhas nos produtos eletrónicos manufaturados, dentro do período da garantia. Tal fato motivou a empresa a adotar o desafio de alcançar um desempenho de produtos livres de defeitos e tinha como alvos principais o aumento da confiabilidade do produto final e a redução de perdas. Em 1988, a Motorola recebeu o Prémio Malcolm Baldrige de Qualidade e a introdução do programa Six Sigma passou a ser reconhecida como responsável pelo sucesso alcançado pela organização. Após a divulgação dos ganhos obtidos pela Motorola, outras empresas adotaram o Six Sigma, tais como Texas Instruments (em 1988), IBM (em 1990), ABB - Asea Brown Boveri (em 1993), Allied Signal e Kodak (em 1994) e a General Electric (em 1996).
O princípio fundamental do programa Six Sigma é o de reduzir continuamente a variação nos processos, e desta maneira eliminar os defeitos ou falhas nos produtos e serviços. Atualmente, o Six Sigma é compreendido como uma prática de gestão, que busca melhorar a competitividade de empresas de qualquer setor de atividade, sejam produtos ou serviços, ou de qualquer dimensão – pequena, média ou grande empresa – com a finalidade de aumentar a quota de mercado, reduzir custos e otimizar as operações.
Objetivos
No final do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Compreender a importância da metodologia Six Sigma e o seu impacto ao nível dos objetivos estratégicos das organizações;
- Dominar a abordagem de gestão de projetos aplicada ao Six Sigma – o DMAIC;
- Identificar as ferramentas previstas em cada fase do DMAIC;
- Compreender a dinâmica de uma equipa e o papel da liderança e do coaching no cumprimento dos objetivos do projeto;
- Conhecer e aplicar os conceitos Six Sigma nas suas organizações.
Programa
- Introdução à metodologia Six Sigma;
- Six Sigma e os objetivos estratégicos da empresa;
- Elementos de um programa Six Sigma;
- Funções e responsabilidades: Champion, Black Belt, Green Belt, Yellow Belt;
- Impacto na estrutura organizacional da empresa;
- Alinhamento do Six Sigma com os objectivos estratégicos da empresa
- A metodologia DMAIC: Define, Measure, Analyze, Improve, Control.
- A seleção de projetos;
- Implementação e acompanhamento do projeto
Interessa a
- Profissionais ligados à indústria e aos serviços, e que desempenhem funções nas áreas da melhoria contínua, gestão industrial, produção, qualidade, manutenção e engenharia de processos.
- Quadros com responsabilidades na formação de equipas e a todos os profissionais com interesse na melhoria contínua.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema
Métodos de ensino
A formação será desenvolvida com recurso a:
- Expositivo, Activo e Interactivo com recurso a Multimédia e debate;
- Exercícios práticos com recurso ao Minitab®17;
- Partilha de experiências e apresentação de boas práticas.
Esta Formação constitui uma Disciplina da 11ª edição da nossa Especialização em “Gestão de Operações e Serviços Industriais”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Pós-Graduações.
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
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- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Nota: Se for a primeira vez, pedimos que chegue um pouco mais cedo à sala de formação online. Desta forma, poderemos ajudar se tiver alguma dúvida.
Data e horário
Esta formação teve a duração de 0 horas.