Menu
37 ANOS
AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO

CURSO LABORAL

Seguro Transporte Mercadorias

INTRODUÇÃO

Reconhecendo as implicações que uma contratação deficitária do Seguro Transporte Mercadorias pode acarretar para as Empresas - Transportadoras e para as empresas que não sendo Transportadoras podem efetuar o seguro de mercadorias transportadas - vamos abordar requisitos de subscrição, coberturas e cláusulas especiais, exclusões e regularização de sinistros do:
  • Seguro de Transporte Nacional e Internacional de Mercadorias;
  • Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Internacional ( CMR ) e o Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Nacional;

De forma esclarecedora e intensiva, através da análise e estudo de casos, vamos trabalhar os desafios, as dificuldades e os requisitos para garantir uma adequada contratação do seguro de transporte de mercadorias.

OBJETIVOS

Gerais:
  • Identificar a abrangência do seguro.
  • Identificar as causas da sua aplicabilidade e natureza.
  • Definir contrato seguro transporte mercadorias.
  • Sinalizar as coberturas e exclusões.
  • Caraterizar a diversidade do seguro transporte mercadorias

Específicos:
No fim do Curso, os Formandos serão capazes de:
  • Distinguir seguro de transporte nacional de internacional, terrestre, marítimo e aéreo.
  • Dinamizar reuniões de preparação conforme os destinos, embalagem, documentos.
  • Construir uma grelha de análise dos vários riscos.
  • Planear a agenda de transportes ao longo do ano/custos e vantagens.
  • Desenhar estratégias de minimizar o seguro de transporte em face das necessidades.
  • Medir os resultados da aplicabilidade do seguro de transporte como mais-valia para a atividade comercial da empresa.
  • Utilizar a técnica de análise de riscos/custos/oportunidades.
  • Elaborar relatórios de atividade no domínio de seguro de transportes de mercadorias: terrestre, marítimo, aéreo

PROGRAMA

1 – O Seguro de Transporte Mercadorias
  • Conceito, abrangência, relevância, interesse segurável, indemnização.
  • Título de transporte – guias de transporte de guias CMR- Conhecimento de embarque ( Bill of Landing ), guia de caminho de férreo, de porte aéreo (Air Waybill)
  • Documentos necessários para a contratação do seguro – certificado de seguro, vários tipos de apólices: Viagem, Aberta, Flutuante, Bloco e prémio fixo.
  • Clausulados do Institute of London Underwriters – Institute Cargo Clauses – A, B, C, Institute War Clauses ( Cargo ), Institute Strikes Clauses ( Cargo ).
  • Tipos de transporte de mercadorias: terrestre, marítimo, aéreo

2 – Seguro de Transporte Mercadorias Terrestre • RC Transportador Rodoviário- Transporte Nacional – por conta própria e por conta do transportador.
  • Transporte Internacional – CMR.
  • Objeto do seguro, coberturas, exclusões, prémio/custo.
  • Unidade de Risco.
  • Capital seguro- Tarifação e suas regras.
  • Documentos a anexar à proposta.
  • Resolução conflitos e sinistros (casos práticos).

3 – Seguro de Transporte Mercadorias Marítimo
  • Transporte Marítimo em conexão com o comércio internacional.
  • Mercado do Shipping: armadores, afretadores, transportadores, carregadores, brokers, paper companies, one ship one company, over-age navios, logística e operacionalidade dos portos.
  • Contentorização – vantagens e desvantagens; tipo e dimensões dos contentores, a estiva profissional.
  • Avaria particular e avaria grossa.
  • As Reclamações Os “ Incoterms “.
  • Resolução conflitos e sinistros ( casos práticos )

4 – Seguro de Transporte Mercadorias Aéreo
  • Noção e especificidades deste seguro
  • Vantagens e desvantagens
  • Tipificação das empresas que fazem este tipo de transportes – exemplos
  • Responsabilidade Civil das empresas aéreas
  • Riscos mais frequentes

INTERESSA A

  • Direção Comercial e Financeira das empresas que fazem ou subcontratam o transporte das suas mercadorias, no âmbito da sua atividade de vendas nacional e internacional.
  • Responsáveis de departamentos de internacionalização nas empresas;
  • Diretores de compras e de exportação;
  • Administrativos dos departamentos de mercados externos
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

MÉTODOS DE EXPOSIÇÃO

Ao longo do curso serão utilizados os diversos métodos pedagógicos:
  • Método expositivo
  • Método interrogativo
  • Método activo

Partilhe esta informação:

PEDIR MAIS INFORMAÇÃO
2016 © Cenertec - Centro de Energia e Tecnologia
Developed by Inovlancer