Menu
39 ANOS
AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO

Curso Pós-Laboral Online / Live

Próximos Cursos

Prevenir a propagação do COVID-19 na Operação e Utilização de Sistemas de AVAC – pontos essenciais da recomendação REHVA de Março de 2020 3ª Edição

29, 30 de Maio e 6 de Junho de 2020

INTRODUÇÃO

A Orientação da REHVA pretende resumir conselhos sobre a operação e uso de sistemas técnicos de edifícios em áreas com um surto de doença coronavírus (COVID-19), visando a prevenção da propagação da doença por fatores associados aos sistemas de AVAC ou de distribuição de águas sanitárias.

Esta formação conta com a participação especial da Dra. Margarida Valente, especialista em Saúde Publica, que transmitirá a informação mais atual sobre o COVID-19 e a forma como se propaga

OBJETIVOS

No final do Curso, os Participantes serão capazes de:
  • Conhecer as implicações no COVID-19 nos sistemas AVAC e como os evitar;
  • Saber como ultrapassar limitações técnicas que impeçam o seguimento das recomendações da REHVA
  • Contribuir para a segurança epidemiológica na utilização de sistemas AVAC.

PROGRAMA

1.    Enquadramento nacional
2.    Introdução
3.    COVID-19: Vias de transmissão
•    Transmissão de doenças infeciosas
•    Perigosidade da COVID-19
•    Contenção da doença
Limpeza e desinfeção de desinfeção de superfícies
Lavagem e desinfeção das mãos
Etiqueta respiratória
Controlos administrativos e de engenharia
Proteção individual (EPI)
•    Transmissão de partículas virais
Aerossóis
Gotas
Contacto
•    Proteção em casa
4.    Recomendações práticas para a operação dos sistemas de edifício
5.    Admissão e extração de ar
6.    Arejamento
7.    Humidificação e condicionamento do ar
8.    Uso seguro das secções de recuperação de calor
9.    Recirculação de ar
10.    Limpeza adicional de condutas
11.    Reposição de filtros exteriores
12.    Purificadores de ar

INTERESSA A

  • Projectistas com funções em gabinetes de projectos nas áreas do AVAC e de instalações fabris.
  • Responsáveis pela manutenção dos equipamentos de AVAC de empresas afins,
  • Quadros responsáveis da manutenção das instalações industriais nas empresas onde laboram
  • Todos os interessados em aprofundar os conhecimentos neste tema

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

  • Expositivo, Activo e Interactivo com recurso a Multimédia
  • Durante a exposição serão referidos sempre que possível casos práticos específicos das diferentes situações

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

MONITORIA

Carlos M. Pereira Eng. e Margarida Valente Dra.

Carlos Martins Pereira, Eng.
Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial. Bacharel em Engenharia Mecânica. Curso de Especialização, no Instituto Superior de Formação NEU, em Lille - França, nas Áreas de Climatização, Ventilação, Condicionamento de Ar Têxtil, Arrefecimento de Águas, Despoeiramento, Transporte Pneumático, Captação Destroçamento e Recuperação de Desperdícios, Limpeza Centralizada por Vácuo e Gestão de Energia. Sócio Gerente da Empresa Aerotermo, Lda., de Estudos, Projectos e Montagens de instalações industriais nas áreas da Aerodinâmica e Termodinâmica. Sócio Gerente de Aerovouga, Lda., do mesmo ramo e  Vento Domável, Lda, esta vocacionada para as energias renováveis, eólica, solar e fotovoltaica. Foi Formador do Módulo "Climatização", na Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, no Porto, no âmbito do Curso "Frio e Climatização". Formador na APIRAC - Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado, no âmbito dos cursos "Técnico de Sistemas de Climatização" e "Técnico de Electricidade Aplicada à RAC". Formador no IEFP do Porto - Instituto de Emprego e Formação Profissional no âmbito do Curso Técnico de "Refrigeração e Climatização". Formador no ISQ do Porto - Instituto de Soldadura e da Qualidade, no âmbito dos Cursos "Técnico de Equipamentos Domésticos" e "Reparação e Instalação de Equipamentos AVAC". Autor da Publicação "Tecnologia da Climatização". Responsável por Instalações Industriais de Ventilação/Climatização e Despoeiramento/Transporte Pneumático realizadas em mais de 60 Empresas.

Margarida Valente, Dra.
Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Pós-Graduada em Saúde Ocupacional pela mesma Universidade, Licenciada em Bioquímica e Pós-graduada em Qualidade da Água e Controlo da Poluição pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Atualmente exerce funções de Responsável pelo Planeamento e Amostragem no Laboratório na Águas do Douro e Paiva, S.A., Grupo Águas de Portugal. Foi Supervisora de Laboratório na empresa Águas do Norte, S.A., Responsável de Área de Laboratório, Responsável Técnica de Microbiologia, Biologia e Amostragem na Águas do Douro e Paiva S.A. e Técnica Superior de Laboratório de Microbiologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde desenvolveu diversos trabalhos de investigação na área da qualidade da água. Formadora Certificada pelo IEFP ministra cursos subordinados aos temas: Acreditação de Laboratórios, Segurança e Saúde Ocupacional em Laboratórios, Amostragem, Qualidade da Água, Prevenção e Controlo de Legionella em Sistemas de Água, Controlo de Infeção Associada aos Cuidados de Saúde, Ambiente e Gestão de Resíduos. Colabora periodicamente com instituições de ensino superior através da apresentação de palestras. Participa regularmente como oradora em seminários, conferências e congressos. É ainda tutora de estágios de licenciatura e orientadora de dissertações de mestrado em múltiplos temas relacionados com a qualidade da água. Em paralelo, desenvolve a atividade de auditora e consultora na área da acreditação e gestão de laboratórios, saúde ocupacional em laboratórios e controlo de qualidade da água, tanto na sua vertente laboratorial como operacional.

LOCAL

ONLINE / LIVE 

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

HORÁRIO

Esta Formação, com a duração de 12 horas, funcionará nos seguintes dias:

29 de Maio:
18:30 - 22:30 | Pausa: 20:30 - 21:00

30 de Maio e 6 de Junho:
09:00 - 13:00 | Pausa: 11:00 - 11:30

PREÇO

O valor da inscrição é de 310.00 € (+ 23% IVA), valor total de 381.30 €  pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui: 
 
  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio 
  • Certificado SIGO

Partilhe esta informação:

Carlos M. Pereira Eng. e Margarida Valente Dra.

PEDIR MAIS INFORMAÇÃO
2016 © Cenertec - Centro de Energia e Tecnologia
Developed by Inovlancer