37 ANOS
AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO

CURSO PÓS-LABORAL

PLM - Product Lifecycle Management 6ª edição

INTRODUÇÃO

A abordagem atual da gestão do ciclo de vida de um produto tem ganho um papel fundamental na competitividade das empresas, por um lado devido aos curtos ciclos de vida dos produtos, e por outro pelo fator de diferenciação e posicionamento do produto num mercado cada vez mais global e competitivo. As fases do ciclo de vida de um produto Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio serão alvo de análise e discussão, assim como a fase preliminar de conceção e desenvolvimento onde todo o processo criativo e organizativo começa. Num tempo em que se fala constantemente de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) e onde metodologias como Lean ou SixSigma se direcionaram a montante (upstream) para melhorar resultados, torna-se fácil o verificar da importância da fase inicial de conceção do produto.

OBJETIVOS

No final do Curso os Formandos deverão ser capazes de:

  • Apreender o conceito geral de PLM e a sua importância no contexto atual
  • Perceber a importância do contributo nas equipas multidisciplinares
  • Ser capaz de usar algumas ferramentas informáticas potenciadoras da produtividade
  • Reconhecer as principais ferramentas e identificar as principais metodologias

PROGRAMA

  • PLM as Backbone to Industry 4.0
  • Product Data Management (PDM) e Ferramentas (CAx)
  • Design for Manufacture and Assembly (DFMA)
  • Lean Product and Process Development (LPPD)
  • Design For Six Sigma (DFSS)
  • Engineer To Order (ETO) and Concurrent Engineering(CE)
  • New Product Development and Introduction (NPDI)
  • Product Design (Bottom up Vs Top down)
  • Produtividade Pessoal, Produtividade das Equipas e Excelência das Organizações
  • Equipas Multidisciplinares e conceito Boundarylessness
  • Plataformas de colaboração online e cloud computing
  • Visual Thinking and Design Thinking

INTERESSA A

Gestores do Produto, Gestores de Projecto, Consultores, Gestores de Operações, Marketeers, Responsáveis de Recursos Humanos, Designers, Diretores Comerciais, Financeiros e Engenheiros. Dada a abrangência e actualidade do tema, este seminário tem despoletado um interesse transversal e interessa a todos aqueles que de forma activa, criativa e organizada contribuem directamente para o sucesso das organizações em que estão envolvidos.
Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

MÉTODOS DE EXPOSIÇÃO

Expositivo, Demonstrativo, Interrogativo e activo.
Dinamizar o espaço/tempo do seminário numa partilha de experiências e conhecimentos. Libertar a criatividade e sedimentar a forma de receber na maneira de dar, permitir que o tempo voe e o espaço cresça.  
(Vídeos, PPT, Catálogos, livros, desenhos, imagens, diagramas, esquemas e jogos).

Esta Formação constitui uma Disciplina da 9ª edição da nossa Pós-graduação em “Gestão de Operações e Serviços Industriais”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Pós-Graduações.

Partilhe esta informação:

PEDIR MAIS INFORMAÇÃO
2016 © Cenertec - Centro de Energia e Tecnologia
Developed by Inovlancer