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Plano Avançado de Desenvolvimento de Chefias - para Técnicos e Engenheiros NOVO

21, 22, 28 e 29 de Julho de 2020

INTRODUÇÃO

Um comportamento de influencia exige maturidade passando pelo controlo emocional com o objetivo de comunicar as nossas ideias e sentimentos ou defender os nossos legítimos direitos sem a intenção de ofender e com autoconfiança. Esta estratégia de comunicação assertiva de saber estar, ser e fazer tem por base algumas dicas importantes que favorecem a confiança na capacidade expressiva, potencia a auto-estima, contribui para o bem-estar emocional e melhora a sua imagem social quer no plano individual ou em equipa e no tratamento construtivo de desacordos é fundamental para a satisfação pessoal e essencial para a eficiência organizacional.

OBJETIVOS

  • O PADC - programa avançado de desenvolvimento de chefias – para técnicos e engenheiros é composto de 6 módulos (temáticos) essenciais para sensibilizar chefias intermédias e quadros superiores da área técnica para a tomada de consciência da importância do comportamento humano nas relações interpessoais em âmbito Organizacional.
  • Deverão ainda ser capazes de reconhecer as diferenças organizacionais em específico associadas ao comportamento e perceção humana e da liderança como elemento fundamental do relacionamento interpessoal na empresa.
  • Pretende-se que os Participantes obtenham competências globais na gestão motivação e dinâmica de equipa ao nível dos clientes internos na organização.

No final deste Curso, os Participantes serão capazes de:
 
  • Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir conversas difíceis.
  • Identificar as características dos diferentes estilos comportamentais de comunicação interpessoal.
  • Identificar técnicas de autocontrolo e a autorregulação das emoções para a influencia positiva.
  • Identificar técnicas para lidar com os comportamentos negativos do outro e a gestão de desacordos.

PROGRAMA

Comunicar eficazmente individualmente e em equipa - (Módulo 1)
  • Escuta ativa na comunicação
  • Estilos comunicacionais
  • A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
    • Dimensões do comportamento assertivo - Utilizar o estilo de comportamento assertivo para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos utilizando o email, sms e presencialmente.
    • Técnicas verbais: Disco riscado, edredão e DEEC, Saber dizer “não” de forma construtiva.
         - Formular pedidos.
         - Dar e receber feedback.
         - Lidar com a crítica.
         - Opiniões positivas: O feedback Sandwich.
  • Componente emocional da assertividade.
  • Desenvolvimento da assertividade em cinco passos.
 
Trabalho em equipa e gestão de equipas - (Módulo 2) 
  • Grupo ou equipa- Quais as diferenças?
  • Vantagens e desvantagens do trabalho em equipa
  • Barreiras ao trabalho em equipa e soluções de melhoria
 
Elementos da motivação - (Módulo 3)
  • Motivação intrínseca e extrínseca
  • Identificar elementos de motivação que liguem a motivação ao desempenho e à natureza humana
  • Criar um ambiente de trabalho motivador que promova o divertimento no trabalho
  • Análise de valor e o poder das sugestões.
  • Identificar fatores facilitadores da motivação e ataque os desmotivadores
  • Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos.
 
Gestão de situações de desacordo - (Módulo 4)
  • Definição de Conflito
  • Tipos de Conflitos
  • O Conflito e o Relacionamento Interpessoal
  • Estratégias de Abordagem ao conflito
  • Formas de lidar com os conflitos
 
Gestão do tempo e do stress - (Módulo 5) 
  • Princípios da gestão do tempo
    • Horário nobre
    • Método ABC e método UI, UNI, NUI e NUNI
    • Desperdiçadores de tempo e plano de ação para ultrapassar
    • Princípios da delegação.
  • Gestão do stress
  • Plano de ação para evitar o stress
 
Liderança de pessoas - (Módulo 6) 
  • Liderar pelo exemplo.
  • Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
  • Elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria.
  • Partilhar boas práticas versus práticas a evitar.

INTERESSA A

  • Todas as pessoas envolvidas na área tecnica que necessitem de melhorar as suas soft skills de comunicação e controlo emocional com clientes internos e externos potenciando a sua capacidade de influencia e consecução de interesses pessoais e resultados organizacionais.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

  • Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
  • Exposição e discussão de temas
  • Casos práticos (adequados a cada tema)
  • Vídeos, Quizzes, Participação nas discussões online (desafios do fórum);
  • Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada Modulo e a sessões online)
  • Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
  • Promoção da melhoria das competências de comunicação de equipa através da partilha de boas práticas.

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

MONITORIA

Lurdes Viana Dra.

Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente e Ilhas com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME's portuguesas nomeadamente o ROI da formação. Em 2019 passou a ser formadora certificada na metodologia LEGO Serious Play  pela Rasmussen Consulting – Dinamarca.

LOCAL

ONLINE / LIVE 

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  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

HORÁRIO

Esta Formação, com a duração de 16 horas, funcionará, nos seguintes dias do mês de Julho:

21, 22, 28 e 29 de Julho
14:00 - 18:00 | Pausa: 16:00 - 16:30 

PREÇO

O valor da inscrição é de 390.00 € (+ 23% IVA), valor total de 479.70 €  pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
 
  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO

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Lurdes Viana Dra.

Ficha de Inscrição

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