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Plano Avançado de Desenvolvimento de Chefias - para Técnicos e Engenheiros

Plano Avançado de Desenvolvimento de Chefias - para Técnicos e Engenheiros

NOVO

Introdução

Um comportamento de influencia exige maturidade passando pelo controlo emocional com o objetivo de comunicar as nossas ideias e sentimentos ou defender os nossos legítimos direitos sem a intenção de ofender e com autoconfiança. Esta estratégia de comunicação assertiva de saber estar, ser e fazer tem por base algumas dicas importantes que favorecem a confiança na capacidade expressiva, potencia a auto-estima, contribui para o bem-estar emocional e melhora a sua imagem social quer no plano individual ou em equipa e no tratamento construtivo de desacordos é fundamental para a satisfação pessoal e essencial para a eficiência organizacional.

Objetivos

  • O PADC - programa avançado de desenvolvimento de chefias – para técnicos e engenheiros é composto de 6 módulos (temáticos) essenciais para sensibilizar chefias intermédias e quadros superiores da área técnica para a tomada de consciência da importância do comportamento humano nas relações interpessoais em âmbito Organizacional.
  • Deverão ainda ser capazes de reconhecer as diferenças organizacionais em específico associadas ao comportamento e perceção humana e da liderança como elemento fundamental do relacionamento interpessoal na empresa.
  • Pretende-se que os Participantes obtenham competências globais na gestão motivação e dinâmica de equipa ao nível dos clientes internos na organização.

No final deste Curso, os Participantes serão capazes de:
 
  • Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir conversas difíceis.
  • Identificar as características dos diferentes estilos comportamentais de comunicação interpessoal.
  • Identificar técnicas de autocontrolo e a autorregulação das emoções para a influencia positiva.
  • Identificar técnicas para lidar com os comportamentos negativos do outro e a gestão de desacordos.

Programa

Comunicar eficazmente individualmente e em equipa - (Módulo 1)
  • Escuta ativa na comunicação
  • Estilos comunicacionais
  • A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
    • Dimensões do comportamento assertivo - Utilizar o estilo de comportamento assertivo para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos utilizando o email, sms e presencialmente.
    • Técnicas verbais: Disco riscado, edredão e DEEC, Saber dizer “não” de forma construtiva.
         - Formular pedidos.
         - Dar e receber feedback.
         - Lidar com a crítica.
         - Opiniões positivas: O feedback Sandwich.
  • Componente emocional da assertividade.
  • Desenvolvimento da assertividade em cinco passos.
 
Trabalho em equipa e gestão de equipas - (Módulo 2) 
  • Grupo ou equipa- Quais as diferenças?
  • Vantagens e desvantagens do trabalho em equipa
  • Barreiras ao trabalho em equipa e soluções de melhoria
 
Elementos da motivação - (Módulo 3)
  • Motivação intrínseca e extrínseca
  • Identificar elementos de motivação que liguem a motivação ao desempenho e à natureza humana
  • Criar um ambiente de trabalho motivador que promova o divertimento no trabalho
  • Análise de valor e o poder das sugestões.
  • Identificar fatores facilitadores da motivação e ataque os desmotivadores
  • Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos.
 
Gestão de situações de desacordo - (Módulo 4)
  • Definição de Conflito
  • Tipos de Conflitos
  • O Conflito e o Relacionamento Interpessoal
  • Estratégias de Abordagem ao conflito
  • Formas de lidar com os conflitos
 
Gestão do tempo e do stress - (Módulo 5) 
  • Princípios da gestão do tempo
    • Horário nobre
    • Método ABC e método UI, UNI, NUI e NUNI
    • Desperdiçadores de tempo e plano de ação para ultrapassar
    • Princípios da delegação.
  • Gestão do stress
  • Plano de ação para evitar o stress
 
Liderança de pessoas - (Módulo 6) 
  • Liderar pelo exemplo.
  • Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
  • Elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria.
  • Partilhar boas práticas versus práticas a evitar.

Interessa a

  • Todas as pessoas envolvidas na área tecnica que necessitem de melhorar as suas soft skills de comunicação e controlo emocional com clientes internos e externos potenciando a sua capacidade de influencia e consecução de interesses pessoais e resultados organizacionais.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

  • Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
  • Exposição e discussão de temas
  • Casos práticos (adequados a cada tema)
  • Vídeos, Quizzes, Participação nas discussões online (desafios do fórum);
  • Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada Modulo e a sessões online)
  • Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
  • Promoção da melhoria das competências de comunicação de equipa através da partilha de boas práticas.

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

Data e horário

Esta formação teve a duração de 0 horas.
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