Menu
37 ANOS
AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO

CURSO PÓS-LABORAL

Monitorização da Condição e Diagnóstico de Máquinas por Ultrassons

INTRODUÇÃO

Este Curso é uma adaptação pratica da norma ISO 29821 “Monitorização da Condição e Diagnóstico de Máquinas por Ultrassons”, quer da 29821-1:2011 “Parte 1: Diretrizes Gerais”, quer da 29821-2:2016 “Parte 2: Procedimentos e Validação”.

O estudo e implementação das Técnicas de Análise de Condição permitem estabelecer as diretrizes para a interpretação dos ultrassons dentro dum programa de monitorização de condição e diagnóstico de máquinas e equipamentos. Os ultrassons propagados pelo ar (UPA) e os ultrassons propagados pelas estruturas (UPE) podem ser utilizados para detetar o funcionamento anormal ou possíveis avarias nas máquinas e equipamentos. As anomalias são detetadas como fenómenos acústicos de alta frequência, causados por fluxos turbulentos, ionizações e fricção. Estes, pela sua vez, têm origem numa operação incorreta dos equipamentos industriais, nas fugas de gases sob pressão ou de vácuo, nos componentes que têm sofrido desgaste e/ou nas descargas elétricas.

A análise da condição através dos UPA e UPE está baseada no processo de deteção das altas frequências que são geradas pelo fluxo turbulento, a fricção ou pela ionização, ocasionados pela sua vez, pelas falhas e funcionamentos anómalos das máquinas e equipamentos. O técnico que realize as inspeções precisa de compreender os fenómenos associados à propagação dos ultrassons através do ar e estruturas, como um pré-requisito para a criação dum programa de análise da condição.

A energia dos ultrassons é inerente ao funcionamento de todas as máquinas e equipamentos. Ela pode aparecer em forma de fricção, fluxo turbulento e/ou ionização, os quais poderiam estar associados intrinsecamente ao processo como uma das suas propriedades, ou produzidos pelo próprio processo em si. Como resultado destes fenómenos, geram-se emissões ultrassónicas, as quais se apresentam como o parâmetro ideal para monitorizar o desempenho das máquinas, as suas condições de funcionamento, assim como também para diagnosticar a presença de falhas e anomalias. Os ultrassons são uma tecnologia ideal para fazer a monitorização da condição das maquinas e equipamentos já que oferecem uma maneira eficiente de localizar falhas e anomalias duma maneira rápida e não invasiva, através dum processo de fácil implementação e num reduzido espaço de tempo.

OBJETIVOS

No final do Curso os Participantes serão capazes de:

  • Conhecer os métodos e os requisitos necessários para efetuar uma monitorização da condição através dos UPA e/ou UPE, incluindo os aspetos relativos à HSS;
  • Conhecer as principais áreas da aplicação dos UPA/UPE para a análise da condição;
  • Conhecer os critérios de avaliação da gravidade das anomalias identificadas pelos UPA e/ou UPE;
  • Compreender os conceitos da aquisição de dados e sua interpretação, dos critérios de avaliação e da criação de relatórios;

PROGRAMA

  1.  Introdução;
  2.  Enquadramento pratico da norma ISO 29821 “Monitorização da Condição e Diagnóstico de Máquinas por Ultrassons”.
  3.  Conceitos essenciais dos ultrassons;
  4.  Monitorização da condição através de ultrassons.
  5.  Equipamentos de deteção de ultrassons;
  6.  As Inspeções e a deteção de ultrassons;
  7.  Aquisição de dados e a sua interpretação;
  8.  Critérios de avaliação e estabelecimento de referenciais e linhas de base;
  9.  Diagnóstico precoce de avarias e falhas em equipamentos;
  10.  Criação de relatórios;
  11.  Campos de aplicação.
  12.  Exemplos práticos.

INTERESSA A

  • Licenciados
  • Bacharéis
  • Quadros Técnicos que desempenhem ou tenham interesse em desenvolver funções na área da Manutenção e Gestão de Ativos e/ou Gestão de Operações industriais.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

Expositivos e interativos, com recurso a meios e técnicas audiovisuais.
Demonstrativos e ativos, através da simulação e da resolução de casos práticos reais.

Este Curso constitui uma Disciplina da 4ª edição da nossa Pós-graduação em “Manutenção Industrial”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Pós-Graduações.

Partilhe esta informação:

PEDIR MAIS INFORMAÇÃO
2016 © Cenertec - Centro de Energia e Tecnologia
Developed by Inovlancer