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Manutenção: Líderes do Futuro e Rendimento Organizacional

Manutenção: Líderes do Futuro e Rendimento Organizacional

8ª edição

Introdução

Podemos, definir Manutenção como o conjunto de procedimentos técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente das máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Estes procedimentos envolvem ações planeadas que permitam a conservação, adequação, restauro e prevenção contra falhas repentinas ou desgaste prematuro dos equipamentos. De modo geral, a Manutenção numa empresa tem como objetivo manter os equipamentos e máquinas em condições nominais de funcionamento, garantindo, assim, a produção planeada, a qualidade dos produtos e o prazo de entrega como acordado com os clientes.

Dentro do Mercado de prestação de serviços de manutenção incluem-se as seguintes áreas: Manutenção Industrial; manutenção de sinalização; serviços de manutenção geral; Outsourcing de Mão-de-Obra qualificada; Projeto, Planeamento e Logística de Intervenções de manutenção; Manutenção automóvel; Manutenção de equipamentos e gestão de instalações. Só a indústria global de gestão de instalações, uma das áreas da Manutenção, deve chegar a quase 395 biliões dólares em 2017, de acordo com uma pesquisa da Global Industry Analysts. Embora com um impacto negativo da recessão económica, prevê-se que o mercado de gestão de instalações vá recuperar devido ao maior foco na modernização da área de escritórios e da recuperação prevista para o mercado imobiliário e da construção. Por outro lado, a Europa, com 36% do mercado mundial, é o maior produtor e exportador mundial de máquinas. A competitividade da indústria baseia-se, nomeadamente, em produtos inovadores excelentes, em conhecimentos e competências e na capacidade de corresponder às necessidades dos clientes. Este posicionamento, abre espaço ao mercado dos serviços de manutenção para a conservação do estado de uso dos equipamentos.

A manutenção é uma atividade transversal, importante que, em Portugal, representa mais de 6,5 % do PIB, estimando-se que represente, um volume de negócios da ordem dos 6.000 milhões de euros.
O recurso a prestadores especializados em serviços de manutenção nas PME’s torna-se imprescindível, em virtude de estas não terem dimensão que permita a ocupação plena de um quadro próprio de pessoal de manutenção atualizado, técnica e tecnologicamente; meios de intervenção e stock de sobresselentes.
Do conhecimento prático existente, poderá ainda estimar-se que os trabalhos de manutenção colocados em outsourcing, significam cerca de 40% dos custos totais, ou seja um valor da ordem dos 2.400 milhões de euros, o que poderá de alguma forma traduzir o valor deste mercado.
A competitividade de uma PME, depende da disponibilidade dos seus equipamentos produtivos, e esta por sua vez só pode ser garantida através da fiabilidade e manutibilidade, adequada que exige um apoio de um serviço de manutenção bem organizado, gerido e executado a custos de mercado.

Ao longo do seminário, vamos abordar os seguintes temas:
  • Quais as características do ambiente tecnológico atual e futuro?
  • Qual o seu impacto nas pessoas e nas organizações?
  • Qual o papel da manutenção na sociedade da avaria?
  • Como tratar as avarias? (técnico, organizacional e social)
  • Onde começa a manutenção e quando acaba? (do projeto ao abate)
  • As avarias podem ser previstas? (RAMS – Fiabilidade, disponibilidade, manutibilidade e segurança)
  • A liderança tem impacto do rendimento das organizações?
  • Que tipo de liderança nos anuncia o futuro, muito marcado pelas tecnologias?

Objetivos

No final do Seminário, os Participantes serão capazes de:
  • Compreender a importância da Liderança, no âmbito da Manutenção e como a tornar efetiva 

Programa

1. Introdução;
2. Conceito de Rendimento;
3. Modelos de Qualidade e de Liderança;
4. Líderes;
5. Líderes do Futuro.

Interessa a

  • Diretores e Responsáveis de Manutenção;
  • Engenheiros e outros profissionais ligados à Manutenção de edificios e equipamentos; 
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

  • Expositivo, Activo e Interactivo com recurso a Multimédia.
     
Esta Formação constitui uma Disciplina da 8ª edição da nossa Especialização em “Manutenção Industrial”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações.

 

Data e horário

Esta formação teve a duração de 4 horas.
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