Menu
38 ANOS
AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO

Curso Pós-Laboral Online / Live

Próximos Cursos

Logística Industrial 13ª edição

8 e 9 de Maio 2020

INTRODUÇÃO

Como grande parte dos materiais e processos do nosso dia-a-dia, a Logística surgiu da arte militar, onde foi desenvolvida para armazenar e distribuir diversos materiais e assim permitir o avanço de tropas que, de outra forma, não conseguiriam avançar e ganhar terreno. O sucesso foi posteriormente implementado na vida civil e em particular nos processos industriais. Atualmente, a Logística é a área da gestão responsável por disponibilizar recursos, equipamentos e informação para a correta gestão de toda a cadeia de abastecimento, garantindo a disponibilidade do produto de acordo com as especificações do cliente: Produto, Quantidade, Local, Prazo e Custo. A Logística compreende todo o ciclo do produto e informação, desde os fornecedores aos clientes finais, passando pelos diversos processos de transformação. A atual distribuição global de fornecedores e clientes, ciclos de vida de produtos cada vez mais curtos, entregas cada vez mais frequentes, maior externalização de serviços e crescente risco de posse de inventário, podem elevar o peso da Logística até 30% dos custos totais de uma empresa, conferindo-lhe uma importância estratégica no sucesso das mesmas.

OBJETIVOS

No final do Curso, os Participantes serão capazes de:
  • Entender e implementar as funções e atividades da Logística, os seus inputs e outputs, alinhamento com Supply Chain e Operações, bem como identificar as vantagens de uma gestão logística eficiente;
  • Definir quais os tipos de informação essenciais à correta gestão das operações logísticas;
  • Utilizar técnicas eficientes de gestão de stocks, armazenamento, abastecimento e distribuição, percebendo as vantagens competitivas dos baixos níveis de inventário e rapidez de resposta;
  • Otimizar a parametrização dos sistemas informáticos para uma utilização mais eficiente e um melhor controlo de disponibilidade de materiais e níveis de serviço, reduzindo riscos;
  • Criar, utilizar e controlar KPIs (indicadores de performance);
  • Aplicar conhecimentos e metodologias para simplificação dos processos logísticos de forma a otimizar a cadeia de abastecimento e a satisfação dos clientes.

PROGRAMA

1. Introdução e fundamentos da Logística:
  • Enquadramento histórico e definição da Logística;
  • Enquadramento organizacional da Logística com Supply Chain, Operações, compras, qualidade e comercial;
  • Gestão Logística, suas funções, interações e o seu papel na empresa;
  • Externalização: fazer ou subcontratar as atividades logísticas;
  • Custos e os resultados;
  • Logística inversa, interna ou contratada;
  • Tecnologias: Plataformas de internet para conecção com clientes e fornecedores; EDI, Codificação, GPS, Realidade aumentada, RFID.

2. Sistemas de informação:
  • Os princípios de abordagem MRP para o cálculo das necessidades em ambiente industrial.
  • Soluções e parametrização de sistema para o correto nivelamento de inventários e redução de riscos
  • Técnicas push/pull. Just-in-time, Kanban e Pull Flow, integrados no sistema informático ou paralelos
  • Elaboração e análise de um VSM

3. Gestão de stocks, inventários e disponibilidade
  • Técnicas de aprovisionamento. Ponto de encomenda, lote económico e outros;
  • Abordagem qualitativa, quantitativa e financeira dos stocks;
  • Classificação/tipos de stock. Análise ABC aplicada aos stocks;
  • Stocks de segurança e outros parâmetros de segurança e influencia no custo de posse;
  • Influência da performance dos fornecedores na gestão de stocks;

4. Indicadores de performance logística
  • Definição, monitorização e comunicação
  • Serviço ao cliente. OTIF e backlog (atrasos)
  • BTS (built to Schedule)

5. Estratégia Logistica
  • Planeamento estratégico, tático e operacional
  • Outsourcing

6. Armazenamento e transporte
  • Inbound/Outbound: Receção e armazenagem; preparação de encomendas, expedição e distribuição
  • Características e principais métodos de transporte. Aspetos gerais da gestão de transportes
  • Stock count (inventario). Análise das diferenças e ações corretivas
  • FIFO / LIFO
  • Principais métodos de transporte
  • WMS (Warehouse Management System): sistema de automação e gestão de depósitos, armazéns e linhas de produção

INTERESSA A

  • Licenciados, Bacharéis e Técnicos, em qualquer área da Logística, Supply Chain, Armazéns ou Gestão de Operações
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

  • Exposição e apresentação das temáticas utilizando meios áudio visuais
  • Análise de casos e experiências, resultantes da partilha entre formador e formandos
  • Exercícios práticos, jogos e case studies

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

MONITORIA

Carla Neiva, Eng.

Licenciada em Engenharia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e MBA Executivo pela Porto Business School. Diversas formações em Logística, Lean Management na Universidade de Aveiro, Cenertec, Instituto de Empresa Business School, Madrid, Circle Business Consulting em Düsseldorf.

Desenvolveu as suas competências em operações, em empresas de referência no seu respetivo sector de atuação. Experiência em empresas nacionais e multinacionais, com sucesso comprovado na apresentação de soluções economicamente viáveis, aumentando a eficiência operacional, com foco na melhoria de processos, lean management, redução de custos e de melhoria do serviço ao cliente.

Com 20 anos de experiência profissional, desempenhou diversas funções na área de logística na empresa multinacional alemã Bosch Termotecnologia em Aveiro. Foi responsável de Logística na Sunviauto, empresa do ramo automóvel em Gaia. Atualmente é responsável pelo Departamento de Aprovisionamento na Grohe, multinacional especializada em produção e comercialização de torneiras e componentes sanitários, pertencente à multinacional japonesa Lixil.

Paralelamente, desenvolveu vários projetos na área do Supply Chain, visando a otimização e uniformização processo, incluído a implementação do SAP, armazéns de outsourcing, modelo de planeamento, Kanban e VMI.

LOCAL

ONLINE / LIVE 

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

HORÁRIO

Esta Formação, com a duração de 8 horas, funcionará nos seguintes dias do mês de Maio:

08 de Maio :  
18:30 - 22:30 | Pausa: 20:30 - 21:00

09 de Maio :
09:00 - 13:00 | Pausa: 11:00 - 11:30

PREÇO

O valor da inscrição é de 220.00 € (+ 23% IVA), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui: 
  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO

Partilhe esta informação:

Carla Neiva, Eng.

Ficha de Inscrição

Participantes
Adicionar Mais Um Participante
Como teve conhecimento desta Formação?
Política de Privacidade

2016 © Cenertec - Centro de Energia e Tecnologia
Developed by Inovlancer