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Lean Management

Lean Management

16ª edição

Introdução

O pensamento Lean introduz uma mudança de paradigma na forma como produzimos e entregamos valor (produtos e serviços) ao cliente.
O ponto de partida do Lean Management é reconhecer que todos os processos podem ser melhorados, que todos os processos possuem desperdícios, e que eliminar e reduzir os desperdícios e a variabilidade traz valor e satisfação ao cliente.

O Lean Management é a combinação:

  1. De um conjunto de ferramentas para identificar e eliminar os desperdícios;
  2. Da promoção de um fluxo de materiais e de operações tenso e nivelado (não turbulento) que expõe, sistematicamente, os problemas;
  3. De uma visão geral de todos os processos, que privilegia a obtenção de ótimos globais;
  4. Do respeito pelo trabalho dos colaboradores, na medida em que se procura a sua participação e envolvimento no esforço de Melhoria Contínua.


O gestor Lean distingue-se por privilegiar a identificação dos problemas (os problemas são uma mina de ouro), no local onde o valor é acrescentado (gemba), ouvindo (saber ouvir) as sugestões de todos os que participam no processo produtivo.
O gestor Lean não se acomoda com a situação atual, divulga uma visão de um estado ideal, mais eficiente na ótica do serviço ao cliente e, para chegar a esse estado, desenvolve as competências dos seus colaboradores e fomenta o processo de experimentação de novas soluções

Objetivos

No final do Curso, os Participantes serão capazes de:
  • Reconhecer no Lean Management um novo paradigma;
  • Enumerar os desperdícios da produção e da liderança;
  • Reconhecer a cadeia valor, os processos principais e os processos de suporte;
  • Descrever as principais ferramentas associadas ao Lean Management;
  • Identificar uma estratégia de Melhoria Contínua;
  • Conhecer as fases de implementação e as técnicas utilizadas na aplicação da abordagem Lean;
  • Formular uma estratégia de introdução do pensamento Lean nas suas organizações.

Programa

  1. Identificar o valor acrescentado e os desperdícios
  2. A cadeia de valor, o VSM – Value Stream Mapping
  3. Criação de fluxo e compressão logística
  4. A mudança rápida de ferramentas
  5. Produção puxada, rotinas de abastecimento e kanban
  6. TWI e Padrões de trabalho
  7. Criar uma cultura que pare para pensar e resolver os problemas – os relatórios A3

Interessa a

  • Gerentes, Chefias e Engenheiros de Organizações Industriais e de Serviços
  • Todos os que se preocupam em melhorar os processos produtivos, seja na indústria, seja nos serviços.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

  • A partir de exemplos práticos, o formador partilhará a sua experiência de mais de 20 anos nas empresas.
  • Os Participantes serão convidados a discutir a realidade das suas empresas e a trazer os seus exemplos.

Esta Formação faz parte da nossa 15ª edição da Especialização em “Gestão de Operações e Serviços Industriais”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações.
 

Data e horário

Esta formação teve a duração de 16 horas.
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