Menu
37 ANOS
AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO

CURSO PÓS-LABORAL

Kanban - Ferramenta de Fluxo Puxado na Supply Chain 13ª edição

Porto | Gaia, 29 e 30 de Março de 2019

INTRODUÇÃO

Kanban pode se traduzir do japonês por “cartão visível”.
Em gestão, significa uma metodologia que usa cartões para gerir os fluxos de produção ou de transporte. Historicamente, tivemos por hábito de produzir em grandes quantidades para rentabilizar os meios de produção, com consequências negativas sobre os stocks, e ter a disposição os produtos para os clientes. Esta gestão é apoiada por sistemas informáticos de planeamento que tentam decifrar o mercado para melhor o servir.
Ao inverso, o objectivo do kanban é produzir em pequenas quantidades no momento certo para corresponder à procura. Em vês de planear, este sistema puxa a produção ou o transporte, unicamente em função das necessidades do cliente. Permite desta forma uma grande adaptação as flutuações da procura e baixa consequentemente os custos de inventário. No entanto, o seu processo de implementação obriga a um grande rigor e à formação de todos intervenientes no terreno.

Nas empresas onde é usado, o kanban tornou-se hoje mais do que uma ferramenta, é uma filosofia que abrange todos os fluxos. É por isso primordial entender a complexidade da sua implementação e a simplicidade do seu funcionamento.

OBJETIVOS

Sensibilizar cada Participante e melhorar a sua aptidão para os seguintes desafios:
 
  • Diferenciar a função ordenação da do planeamento da produção;
  • Posicionar a empresa em dois vectores de competitividade: serviço ao cliente e produtividade;
  • Gerir os fluxos e gerir os stocks.

No final da Formação, os Participantes serão capazes de entender como se calcula a implementação do Kanban numa fábrica.

PROGRAMA

  • Jogo Optifluxos MRP.
  • Limites da programação MRP;
  • A função ordenação na produção;
  • A introdução do kanban na Supply Chain;
  • Realização de diagramas, linhas e gamas de fluxos;
  • Preparação à introdução do método numa fábrica;
  • Cálculos de etiquetas e stocks;
  • Jogo Optifluxos Kanban de prioridades;
  • Associação do sistema Toyota a 3 eixos fundamentais: “Lean Production”, Qualidade Total” e “Melhoria continua”;
  • Apresentação de casos práticos e discussão.

INTERESSA A

  • Todas as pessoas envolvidas em processos de melhoria continua e que necessitem de melhorar as suas competências em gestão de planeamento dos fluxos de produção e de logística. 
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

  • Expositivo, Activo e Interactivo com recurso a Multimédia
  • Apresentação de casos práticos e discussão.

Esta Formação constitui uma Disciplina da 10ª edição da nossa Pós-graduação em “Gestão de Operações e Serviços Industriais”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Pós-Graduações.

MONITORIA

Michel Domingues, Eng.

Michel Domingues é Subdiretor da fábrica da Renault Cacia, dedicada à produção de caixas de velocidades e componentes mecânicos. É diplomado em gestão, Pós Graduado em Gestão industrial no Institut Superieur de Logistique Industrielle (ISLI - Kedge School) em Bordéus, obteve um Executive MBA da EGP/PBS do Porto e é formador em Lean Management.
 
Trabalhou como consultor na Europa na Gopal International, principalmente no ramo automóvel, e acabou por criar e liderar a empresa em Portugal, onde implementou em várias fábricas as metodologias Lean. Após desenhar toda a Supply Chain da nova fábrica de soldadura de estruturas metálicas na Sunviauto, tornou-se Diretor de Operações da fábrica de montagem de assentos. Escolhido para liderar uma nova UAP (Unidade Autónoma de Produção) na Faurecia, após 5 anos, foi nomeado FES Senior Specialist para implementar as metodologias de melhoria da organização nas fábricas da Divisão Acessórios de Europa do Sul. Em Vila Real, na Kathrein Automotive Portugal, multinacional líder mundial da produção de antenas, foi Diretor Geral de uma equipa multidisciplinar com cerca de 250 colaboradores e introduziu duas novas linhas de SMD, inserção de componentes eletrónicos, para gerir toda a cadeia da produção de antenas, desde os fornecedores dos componentes à entrega das antenas para o cliente final. Foi ainda Diretor da fábrica portuguesa do grupo Grandvision, multinacional dedicada à produção de óculos. Esteve a liderar o arranque das novas instalações em Portugal na implementação de um processo inovador do corte das lentes à entrega do óculo acabado no cliente final, em cerca de 1800 lojas em Portugal, Espanha, França, Italia, Suécia e Dinamarca.
Com uma carreira de cerca de 22 anos partilhada entre a consultoria e funções de liderança empresarial, possui vasta experiência no ramo automóvel, na gestão de equipas, na organização industrial e na implementação das metodologias de Lean Management nos serviços e na Indústria.

LOCAL

HOTEL HOLIDAY INN PORTO GAIA
Rua Diogo de Macedo, 220
4400-107 Vila Nova de Gaia
Tel:  223 747 541
Fax: 223 747 576

Junto ao CTT das Devesas

HORÁRIO

Este Curso, com a duração de 8 horas, funcionará, à sexta e ao sábado nos seguintes dias do Mês de Março:

29
 -  18:30-22:30
30 -  09:00-13:00

PREÇO

O valor da inscrição é de 260.00 € (+23% IVA), valor total de 319.80 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui: 
 
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO
  • Coffee-breaks
  • Estacionamento gratuito no Hotel

Partilhe esta informação:

Michel Domingues, Eng.

Ficha de Inscrição

Participantes
Adicionar Mais Um Participante
Como teve conhecimento desta Formação?
Política de Privacidade

2016 © Cenertec - Centro de Energia e Tecnologia
Developed by Inovlancer