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37 ANOS
AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO

CURSO LABORAL

Gestão Eficaz das Compras 4ª edição

INTRODUÇÃO

Em muitas actividades as margens comerciais têm vindo a decrescer por efeito da perda de valor do mercado e da globalização. Neste cenário as empresas ajustam os seus processos para racionalização de encargos e actuam do lado dos fornecedores para minimizar valor de compras. 
 
A função Compras , integrada no processo de aprovisionamento das Organizações, assume então uma importância acrescida na rentabilidade das Organizações, devendo contribuir de forma decisiva para a recuperação de margens perdidas nos últimos anos, através da redução de preços de compra e optimização da relação negocial com fornecedores . Este objectivo será resultado de uma correcta modelação de decisões e de efectivo controlo de Fornecedores realizado em tempo útil, partindo da correcta caracterização de parâmetros de análise de necessidades e do conhecimento detalhado do perfil dos fornecedores e características do serviço ou mercadoria a comprar.
 
O Curso Gestão Eficaz de Compras propõe uma abordagem destinada a modelar a actuação do operador de compras, centrado no conhecimento de parâmetros de avaliação de necessidade integrados com processos que caracterizam as informações essenciais à fundamentação da decisão de compra, permitindo sistematizar os critérios de compra e o domínio desta importante função.

OBJETIVOS

Gerais
 
Dotar os participantes dos conhecimentos e técnicas para melhorar a eficácia da função de compras da sua empresa , com realce para a melhoria das condições de suporte à decisão , redução de custos e a actuação estratégica da gestão de stocks e fornecedores. 
 
Específicos
 
No final do curso os formandos deverão ser capazes de:

- Caracterizar a função compras na Organização e as suas relações com outros departamentos 
- Estabelecer a organização do processo entre apuro de necessidade e entrega de bem ou serviço.
- Identificar, seleccionar, avaliar fornecedores
- Identificar e definir informações críticas para modelar critérios de decisão – produto, stock, fornecedor.
- Definir e sistematizar critérios de suporte à decisão e negociação para processo de compra

PROGRAMA

1. Organização da Função Compras
  - Função compras no âmbito do Aprovisionamento
  - Dossier de compra e Cadernos de Encargos
  - Registo e controlo de encomendas
  - Registo , organização e arquivo de informação
 
2. Modelo de informação de suporte à função Compras
  - Caracterização de Artigos e Serviços
  - Parâmetros de análise de Stock e dos consumos
  - Estatísticas de compras - preços, quantidades, tempo entrega
  - Parâmetros de análise de Fornecedor  
  - Parâmetros custo de encomenda e condições de pagamento
  - Estruturação de modelo de decisão de compra
 
3. Gestão de Stock e consumos
  - Stock Mínimo, Disponível e Stock Máximo
  - Cálculo do consumo médio de Prazo de aprovisionamento 
  - Valorização do Custo médio de artigo
  - Quantidade Económica e Ponto de Encomenda
 
4. Angariação e Gestão de Fornecedores
  - Critérios de procura, escolha e angariação de Fornecedor
  - Contractos, Adjudicações e condições comerciais
  - Registo de reclamações e incidentes
  - Parâmetros de avaliação de Fornecedor
 
5. Negociação de compras
  - Etapas da negociação
  - Planeamento da negociação
  - Estratégias para melhoria do poder negocial
 
6. Custos e monitorização de resultados
  - Cálculo de custo real de Produto ou Serviço
  - Custo administrativo da compra
  - Monitorização de custo de compra e custo de stock
  - Indicadores de desempenho da função Compras

INTERESSA A

  • Destinado a quadros de organizações que tenham funções nas áreas da logística, operações, compras e distribuição.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

O curso será realizado com exposição oral de cada um dos temas, com recurso a exemplos práticos para melhor explicitação e enquadramento dos assuntos.
  • Acesso à Documentção de Apoio 
  • Apresentações multimédia (PowerPoint).

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