Menu
39 ANOS
AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO

Curso Pós-Laboral Online / Live

Próximos Cursos

Gestão do Ruído na Industria NOVO

18 e 19 de Dezembro de 2020

INTRODUÇÃO

O Ruído está na origem directa de uma das mais importantes doenças profissionais (surdez), constitui um dos principais factores de degradação das condições de trabalho e é a maior causa de reclamações ambientais por parte de vizinhos. A legislação em vigor sobre o Ruído com aplicação nas indústrias aborda essencialmente quatro temas: a exposição ao ruído dos trabalhadores (DL 182/2006), o impacto do ruído no ambiente exterior (DL 9/2007), as características acústicas dos edifícios (DL 96/2008) e as emissões sonoras de equipamentos (DL 221/2006).

OBJETIVOS

O Curso pretende transmitir aos formandos conhecimentos úteis sobre técnicas de gestão e controlo de ruído em instalações industriais e afins, com base na experiência prática de 30 anos de atividade profissional do formador na análise, concepção de soluções e sua implementação prática em centenas de casos reais nos mais variados tipos de indústrias.

No final do Curso os Participantes serão capazes de:
  • Enquadrar os diversos tipos de problemas de ruído industrial na legislação aplicável,
  • Definir critérios e objetivos para aplicar soluções de controlo de ruído de forma eficaz.

PROGRAMA

  1. Conceitos-chave de Acústica Industrial e Ambiental
    • Ambiente sonoro: som versus ruído.
    • Sinais acústicos: frequência, comprimento de onda, sons aleatórios, características tonais e impulsivas.
    • Descritores: potência, pressão, níveis sonoros em decibel, análise em frequência.
    • Geração e propagação do som no exterior: ondas sonoras, atenuação com a distância, reflexão e difração por obstáculos, efeitos meteorológicos.
    • Acústica de recintos e edifícios (conceitos de reverberação, isolamento, absorção sonora)
    • Efeitos do ruído no homem: do trabalhador da indústria ao vizinho afectado.
       
  2. Resumo do enquadramento regulamentar: parâmetros de avaliação e limites
    • Prescrições mínimas de segurança e saúde em matéria de exposição dos trabalhadores aos riscos devidos ao ruído (DL 182/2006)
    • RGR: Regulamento Geral do Ruído (DL 9/2007) e DRA: Diretiva de Ruído Ambiente (DL 146/2006).
    • RRAE: Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios (DL 96/2008)
    • RESEPUE: Regulamento sobre as Emissões Sonoras de Equipamentos para Utilização no Exterior (DL 221/2006).
       
  3. Estudo de caso 1: Exposição ao ruído no trabalho
    • Avaliação da exposição ao ruído
    • Estudo de soluções para redução da exposição: Plano de Ação.
    • Mapas de ruído internos.
    • Tipologias de soluções: escolha de equipamentos e layouts adequados; alteração de processos; organização do trabalho; manutenção; alterações aos equipamentos; sistemas anti-vibráticos; cabines acústicas para os equipamentos; tratamento acústico dos recintos e barreiras acústicas interiores; cabines insonorizadas para os trabalhadores; protectores de ouvido.
       
  4. Estudo de caso 2: Impacto de ruído de instalação industrial complexa (ex.º: fábrica de cimento)
    • Avaliação dos critérios regulamentares
    • Estudo de soluções para redução do impacto acústico: Plano de Ação com plano de investimento e estimativa de resultados, com base em Mapas de Ruído.
    • Tipologias de soluções: alteração de equipamentos e sua localização; alteração de processos; planos de manutenção; silenciadores; insonorização de aberturas (portões, telas transportadoras, etc.); barreiras acústicas exteriores; cabines acústicas para equipamentos exteriores e interiores; tratamento acústico dos recintos e reforço de isolamento de nave industrial; reforço isolante de fachadas de habitações vizinhas; negociação com vizinhos; sistemas de monitorização contínua.
       
  5. Discussão e apresentação de outros casos por parte dos formandos. Conclusões.

INTERESSA A

  • Gestores,
  • Engenheiros,
  • Responsáveis de qualidade, ambiente e segurança,
  • Directores de produção e manutenção de empresas de todos os sectores industriais, utilities, construção e engenharia.

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

Após apresentação dos conceitos básicos e de ferramentas teórico-práticas de engenharia acústica, o curso incidirá sobre “casos de estudo”, nos quais se aplicarão os requisitos regulamentares e técnicas de controlo de ruído para encontrar as melhores soluções do ponto de vista técnico-económico.
Estes casos serão trazidos pelo formador havendo, no entanto, flexibilidade para analisar casos trazidos pelos formandos, desde que se revelem de interesse para todo o grupo.
Será fomentada a participação dos formandos e a interacção entre eles.

Esta Formação faz parte da nossa 12ª edição da Especialização em “Gestão de Operações e Serviços Industriais”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações.

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

MONITORIA

Luís Conde Santos, Eng.

Fundador e Diretor Técnico da empresa dBwave.i – Acoustic Engineering, SA, empresa do grupo ISQ especializada em engenharia de acústica e vibrações, com atuação internacional e experiência nos mais variados setores, com destaque para os da Indústria, Energia, Transportes e Infraestruturas, Aeronáutica e Aeroespacial e Administração Pública.
Licenciado em Engenharia Electrotécnica (IST,1985), Mestrado (MSc.) em Sound and Vibration Studies (ISVR – Univ. Southampton, 1989), Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Industrial (ISCTE), Master em Comércio Internacional e Marketing (Eudem), International Executive Mini-MBA (Eudem).
Membro Especialista em Engenharia Acústica da Ordem dos Engenheiros, formador certificado, membro das Sociedades Portuguesa e Brasileira de Acústica e de outras organizações nacionais e internacionais nos domínios da Acústica e do Ambiente.
Experiência profissional de 30 anos em engenharia acústica e controlo de ruído, abrangendo áreas que vão da acústica de salas ao controlo de ruído industrial, dos ensaios laboratoriais à modelação e mapas de ruído, do desenvolvimento de produtos à realização de obras de insonorização industrial, tendo fundado e dirigido diversas empresas ligadas a esta área em Portugal (Absorsor, dBLab) e no estrangeiro (dBLab España, Q3A-Brasil, entre outras).
Foi docente de Acústica no IST, na Univ. Católica Portuguesa e em cursos de pós-graduação de gestão ambiental e SHST no Instituto de Ciências da Saúde Egas Moniz, continuando ligado à área da formação através de cursos ministrados pelas mais diversas organizações.

LOCAL

ONLINE / LIVE 

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

HORÁRIO

Esta Formação, com a duração de 8 horas, funcionará, nos seguintes dias:

18 de Dezembro: 
18:30 - 22:30 | Pausa: 20:30 - 21:00

19 de Dezembro: 
09:00 - 13:00 | Pausa: 11:00 - 11:30

PREÇO

O valor da inscrição é de 220.00 € (+ 23% IVA), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui: 
 
  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio 
  • Certificado SIGO

Partilhe esta informação:

Luís Conde Santos, Eng.

Ficha de Inscrição

Participantes
Adicionar Mais Um Participante
Como teve conhecimento desta Formação?
Política de Privacidade

2016 © Cenertec - Centro de Energia e Tecnologia
Developed by Inovlancer