Menu
37 ANOS
AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO

CURSO LABORAL

Gestão de Materiais: Quando encomendar e como Armazenar 5ª edição

INTRODUÇÃO

Os consumos internos só excecionalmente são regulares, por isso o gestor é obrigado a estudar quando e quanto encomendar, de modo a que não existam stocks a mais, o que seria desperdício, ou a menos, o que ocasionaria ruturas de stock. Por outro lado, existe ainda a necessidade de armazenar e organizar o espaço disponível - convém fazê-lo duma forma refletida, com objetivos definidos, através da aplicação de determinados métodos, e não de uma forma quase “aleatória”.
Neste sentido, esta formação procura exibir um conjunto de instrumentos de organização e de apoio à decisão, capazes de tornar os processos associados à gestão de stocks e à armazenagem mais eficientes.

OBJETIVOS

No fim do Curso, os Formandos serão capazes de:
  • Aplicar um conjunto de políticas e práticas de gestão de stocks que tem por objetivo o fornecimento de materiais no momento certo e ao mais baixo custo
  • Determinar o nível de stocks que devo manter em armazém para manter o nível de serviço pretendido
  • Organizar o espaço do armazém, maximizando a sua funcionalidade e minimizando os custos e tempos das operações logísticas

PROGRAMA

Parte I – Quando Encomendar
  1. Desafios da gestão dos stocks
  2. Custos associados aos stocks
  3. Sistemas de gestão de stocks – Quando e Quanto encomendar
  4. Cálculo do Stock de Segurança
  5. Aplicação da Análise ABC na gestão de stocks
  6. Indicadores de gestão: níveis de serviço, taxa de rotação, taxa de rutura
 
Parte II – Como Armazenar
  1. Operações de armazenagem
  2. Layout de armazéns
  3. Critérios de arrumação da área de armazenagem
  4. Aplicação da Análise ABC na organização de armazéns
  5. Os 5´s e a gestão visual no armazém

INTERESSA A

  • Gestores e técnicos de aprovisionamento;
  • Técnicos de armazéns;
  • Técnicos de Logística;
  • Operadores de armazéns;
  • Agentes de Melhoria Contínua;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

O processo de aprendizagem baseia-se em formação-ação, ou seja, realizam-se exercícios práticos após exposição de cada conteúdo teórico (teórico-prática).

Partilhe esta informação:

PEDIR MAIS INFORMAÇÃO
2016 © Cenertec - Centro de Energia e Tecnologia
Developed by Inovlancer