Introdução
O tratamento construtivo de desacordos é fundamental para a satisfação pessoal e, essencialmente, para a eficiência organizacional. O conflito necessita de ser identificado pelas partes envolvidas, ou seja, é uma questão de perceção. Se ninguém estiver consciente de que há um conflito, parte-se do princípio que ele é inexistente. A maioria das definições incluem os conceitos de oposição, escassez e obstrução e a premissa da existência de vários atores cujos interesses ou objetivos pareçam incompatíveis Melhorar os conhecimentos na gestão de diferenças entre pessoas enriquecerá o seu trabalho, o seu relacionamento e a sua carreira.
Objetivos
Gerais:
Específicos:
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Aplicar técnicas de assertividade para a gestão eficaz de conflitos, evidenciando o controlo emocional através da análise transacional.
Específicos:
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Prever e evitar conflitos destrutivos.
- Tratar desacordos antes que eles saiam fora do controle.
- Estimular a expressão de diferenças quando o seu confronto seja benéfico.
- Gerir os desacordos com eficiência e segurança.
Programa
1. Comunicação Positiva e Objectiva. A escolha das palavras
- Estilos de comportamento – Qual o seu estilo?
- Comportamento assertivo – A técnica DEEC da assertividade.
2. Principios orientadores da gestão de desacordos
- Ouvir com empatia
- Exprima a sua própria perspetiva assertivamente
- Analise transacional e o controlo emocional
3. Diferentes tipos de conflito
- Fontes de conflito
- Conflito enquanto processo
- Estilos pessoais de gestão de conflitos – A mediação como estratégia de resolução de conflitos
- Conflito como oportunidade de melhoria
Interessa a
- Atividades profissionais que careçam de competências ao nível do relacionamento interpessoal, nomeadamente ligadas com os comportamentos assertivos.
- Todas as pessoas que desenvolvem funções de interação com público na prestação de serviços e com equipas cujas tarefas exigem interdependência e coordenação entre os seus elementos.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de ensino
- Método ativo, para a facilitação da aquisição dos conhecimentos e confirmação dos conteúdos apreendidos;
- Vivências e exercícios que permitam a partilha e o crescimento;
- Guidelines para melhoria contínua de competências pessoais e profissionais
Data e horário
Esta formação teve a duração de 0 horas.