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Gestão de Conflitos no Trabalho

Gestão de Conflitos no Trabalho

3ª edição

Introdução

O tratamento construtivo de desacordos é fundamental para a satisfação pessoal e, essencialmente, para a eficiência organizacional. O conflito necessita de ser identificado pelas partes envolvidas, ou seja, é uma questão de perceção. Se ninguém estiver consciente de que há um conflito, parte-se do princípio que ele é inexistente. A maioria das definições incluem os conceitos de oposição, escassez e obstrução e a premissa da existência de vários atores cujos interesses ou objetivos pareçam incompatíveis Melhorar os conhecimentos na gestão de diferenças entre pessoas enriquecerá o seu trabalho, o seu relacionamento e a sua carreira.

Objetivos

Gerais:
  • Aplicar  técnicas de assertividade para a gestão eficaz de conflitos, evidenciando o controlo emocional através da análise transacional.

Específicos:
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de: 
  • Prever e evitar conflitos destrutivos.
  • Tratar desacordos antes que eles saiam fora do controle.
  • Estimular a expressão de diferenças quando o seu confronto seja benéfico.
  • Gerir os desacordos com eficiência e segurança.

Programa

1. Comunicação Positiva e Objectiva. A escolha das palavras
  • Estilos de comportamento – Qual o seu estilo?
  • Comportamento assertivo – A técnica DEEC da assertividade.

2. Principios orientadores da gestão de desacordos
  • Ouvir com empatia
  • Exprima a sua própria perspetiva assertivamente
  • Analise transacional e o controlo emocional

3. Diferentes tipos de conflito
  • Fontes de conflito
  • Conflito enquanto processo
  • Estilos pessoais de gestão de conflitos – A mediação como estratégia de resolução de conflitos
  • Conflito como oportunidade de melhoria

Interessa a

  • Atividades profissionais que careçam de competências ao nível do relacionamento interpessoal, nomeadamente ligadas com os comportamentos assertivos.
  • Todas as pessoas que desenvolvem funções de interação com público na prestação de serviços e com equipas cujas tarefas exigem interdependência e coordenação entre os seus elementos.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

  • Método ativo, para a facilitação da aquisição dos conhecimentos e confirmação dos conteúdos apreendidos;
  • Vivências e exercícios que permitam a partilha e o crescimento;
  • Guidelines para melhoria contínua de competências pessoais e profissionais

Data e horário

Esta formação teve a duração de 0 horas.
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