Podemos ajudar?
Faça aqui a sua pesquisa

Estudo do Trabalho – Tempos e Métodos

Estudo do Trabalho – Tempos e Métodos

5ª edição

Introdução

 “There are four purposes of improvement: easier, better, faster, and cheaper. These four goals appear in the order of priority.”
- Shigeo Shingo
 
O Estudo do Trabalho é a disciplina que, com envolvimento e participação de todos os que trabalham na empresa, procura os aumentos de produtividade e a melhoria das condições de trabalho.
Uma empresa que mantenha os seus métodos de trabalho inalterados é uma empresa que corre o risco de ser ultrapassada. A análise e melhoria dos métodos de trabalho são uma componente importante da Melhoria Contínua.
Com este curso pretende-se formar os colaboradores de uma empresa nas técnicas de melhoria dos métodos e no registo dos tempos das tarefas. Com análise critica estes colaboradores devem repensar os métodos e fazer sugestões que melhorem as condições de trabalho e a produtividade, traduzindo-se em novos padrões de trabalho.

Objetivos

No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
  • Distinguir processos e operações;
  • Descrever a importância do estudo e dos padrões de trabalho;
  • Preencher as folhas normalizadas de registos de tarefas e tempos;
  • Classificar os movimentos e as actividades (ritmos de trabalho);
  • Identificar problemas e oportunidades de melhoria a partir da análise dos dados de tempos e métodos;
  • Balancear e dimensionar linhas;
  • Calcular capacidades de produção;
  • Descrever a importância do SMED;
  • Especificar um manual de treino de uma operação

Programa

  1. Processos e operações – Fluxograma do processo.
  2. Estudo dos métodos – decompor e classificar o trabalho
  3. Medição do trabalho
  4. Folhas normalizadas de trabalho
  5. Amostragem do trabalho
  6. Balanceamento de linhas e determinação das capacidades
  7. SMED – caso particular de estudo do trabalho
  8. O TWI e os padrões de trabalho

Interessa a

  • Gestores, Engenheiros e Técnicos de Métodos e Tempos,
  • Gestores, Engenheiros e Técnicos da Produção,
  • Chefes de linha,
  • Agentes de melhoria contínua,  
  • Outros interessados em aprofundar o seu conhecimento nesta matéria. 

Métodos de ensino

Para além da exposição de conteúdos e exemplos de aplicação recorre-se a desafios práticos com aproximação ao contexto real de trabalho.
Os Participantes serão convidados a discutir a realidade das suas Empresas e a trazer os seus exemplos

Data e horário

Esta formação teve a duração de 0 horas.
Subscreva a nossa Newsletter
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt