Introdução
Uma das formas inovadoras de ganhar o comprometimento dos colaboradores com os objetivos da organização é através de um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento constante. É importante criar nas pessoas uma visão pessoal sobre o conceito de colega ideal que ajude cada colaborador a expandir as suas zonas de conforto e permitir-lhe acolher novos desafios. Ao identificar as características inibidoras do tipo de pessoa que o colaborador quer ser e que intencionalmente trabalha em direção a esse objetivo, o individuo torna-se mais eficaz tanto no local de trabalho como pessoalmente.
Objetivos
No final do Curso, os Participantes serão capazes de :
- Compreender os desafios de uma equipa que regem as relações com clientes internos;
- Identificar processos de comunicação positiva com clientes internos.
- Identificar uma postura colaborativa nas interaçõesintra e inter departamentais.
- Compreender as estratégias e os desafios que se colocam às equipas. (ausência de confiança, medo do conflito, Falta de compromisso, Fuga à prestação de contas e desatenção aos resultados.
- Contemplar ações que potencializem a formação da equipa.
- Mobilizar de forma ativa a equipa focada nos resultados colectivos de modo a cooperar para a excelência do trabalho em equipa
Programa
1. Identificar processos de Comunicação positiva
2. Processo de formação de equipas coesas
3. Trabalhar para o máximo desempenho
- Como interagir assertivamente
- Princípios da escuta ativa e ser eficaz e eficiente na comunicação.
- Barreiras ao trabalho em equipa
2. Processo de formação de equipas coesas
- Fases do desenvolvimento de equipa
- Criar uma equipa equilibrada
- Equipas e grupos e qual o seu papel na equipa
3. Trabalhar para o máximo desempenho
- Tarefas, subtarefas – Qual o meu papel principal e em que posso ser útil?
- Os cinco desafios de uma equipa
- O colega Ideal – Como posso ser, fazer e agir para ser o colega ideal.
Interessa a
Todas as pessoas interessadas em aprofundar o seu conhecimento neste tema bem como quadros médios técnicos e superiores que desempenhem ou pretendam vir a desempenhar funções na área na Manutenção e sejam responsáveis por equipas.
Métodos de ensino
- Expositivo, Activo e Interactivo com recurso a Multimédia
- Recurso a brainstorming
- Exercícios práticos em grupo.
Data e horário
Esta formação teve a duração de 0 horas.