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37 ANOS
AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO

CURSO PÓS-LABORAL

Elevadores e Escadas Rolantes - Eficiência Energética

INTRODUÇÃO

Pretendemos com este curso dar a conhecer aos formandos de forma sistémica, os avanços que sofreu a indústria dos elevadores com o desenvolvimento de componentes que com menos consumo de energia têm melhores resultados em termos da eficiência energética.

OBJETIVOS

Gerais:
  • Estudar e propor medidas que possam levar à redução dos custos de energia elétrica, e consequentemente o aspeto económico e ambiental, em transportes verticais e escadas rolantes, para pessoas e cargas, por forma a baixar significativamente a fatura de energia.
  • Serão estudados todos os órgãos que constituem estes equipamentos e que levam a uma melhoria da eficiência energética no seu conjunto.
  • Serão estudados os motores que integram estes equipamentos, sistemas de arranque, a relação entre a carga a elevar e a potência dos motores, tipos de frenagem, os consumos em vazio e à plena carga.
  • Serão abordados, numa perspetiva de melhorar os consumos e gerir o tráfego, o cálculo do número de elevadores a instalar num determinado empreendimento que simultaneamente nos irá levar ao tipo de comando mais adequado. Diferenças entre elevadores elétricos e hidráulicos, vantagens e desvantagens.
  • Serão estudadas e propostas medidas tecnológicas que nos levem a reduzir os consumos de energia numa atitude que favoreça de forma inequívoca a eficiência energética de forma sustentável.

Específicos:
  • Estudo dos motores de ímanes permanentes, a iluminação por Led’s, tipos de arranque dos motores elétricos;
  • Comandos dos elevadores conforme o tipo de edifício, cálculo de tráfego, uso da energia solar fotovoltaica em autoconsumo.

No fim do Curso, os Formandos serão capazes de:
  • Desenvolver critérios de seleção dos componentes a utilizar na montagem de elevadores e escadas rolantes;
  • Cálculo de tráfego;
  • Escolha do tipo de elevador.

PROGRAMA

1. História dos elevadores e escadas rolantes;
2. Características dos elevadores e escadas rolantes;
3. A eficiência energética;
4. O Projeto E4;
5. O efeito regenerativo;
6. Número de elevadores a instalar;
7. Elevadores hidráulicos e escadas rolantes;
8. Melhoria da eficiência energética e sua sustentabilidade.

INTERESSA A

  • Engenheiros responsáveis por EMIE (Empresas de manutenção, instalação de elevadores e escadas rolantes);
  • Técnicos responsáveis pela montagem e assistência técnica;
  • Alunos dos cursos de engenharia eletrotécnica e mecânica.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

Ao longo do curso serão utilizados os diversos métodos pedagógicos:
  • Método expositivo
  • Método demonstrativo
  • Método interrogativo
  • Método ativo

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