Podemos ajudar?
Faça aqui a sua pesquisa

Eficiência Energética, Gestão de Energia e Qualidade da Energia Elétrica

Eficiência Energética, Gestão de Energia e Qualidade da Energia Elétrica

NOVO

Introdução

As sociedades encontram-se cada vez mais dependente do uso da Energia elétrica. Atendendo aos tipos de equipamentos e processos presentes nas instalações, para além de garantir a continuidade do fornecimento, torna-se também necessário garantir a qualidade da energia elétrica. De entre os problemas associados à qualidade de energia elétrica, a interrupção do fornecimento é, manifestamente, o mais grave, uma vez que a sua indisponibilidade, afeta todos os usos e equipamentos ligados à rede, contudo, outros problemas, como a distorção harmónica, sobretensões, sub-tensões, micro-cortes, transitórios, podem provocar a operação incorreta de alguns equipamentos, reduzindo a sua vida útil, danificá-los e mesmo provocando deficiências nos produtos quando esses equipamentos estão integrados num sistema produtivo.
Considerando o contexto energético atual é cada vez mais importante uma utilização racional e eficiente da energia em geral e da energia elétrica em particular. Por um lado, a energia representa uma parcela muito significativa dos custos de funcionamento e produção das organizações, por outro lado, as questões ambientais estão cada vez mais presentes na sociedade em geral e na atividade industrial, em particular. Assim, torna-se necessário a adoção de soluções de gestão e implementação de soluções de maior eficiência, que permitam a redução dos consumos energéticos e a respetiva fatura energética.

Objetivos

Objetivo Geral:
Dotar os Participantes de conhecimentos e competências técnicas, regulamentares e normativos sobre a temática da qualidade de energia elétrica e da gestão de energia e eficiência energética.

No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:

  • Ficar sensibilizados para a importância da qualidade da energia elétrica numa perspetiva de um quadro de maior exigência dos equipamentos e dos utilizadores finais face ao produto eletricidade.
  • Realizar medições e monitorização da qualidade da energia elétrica.
  • Aplicar de forma intuitiva, os conceitos apreendidos a novas situações, interpretar e definir soluções para os casos apresentados.
  • Realizar levantamentos energéticos nas instalações
  • Propor soluções de gestão de energia
  • Elaborar planos de melhoria da eficiência energética das instalações

Programa

Qualidade de energia elétrica.
  • O que é a Qualidade de Serviço. Conceitos base, vocabulário e definições.
  • Power quality = Voltage quality.
  • A razão das preocupações com a Qualidade de Serviço.
  • Qualidade da onda de tensão
  • Indicadores de qualidade
  • Cavas de tensão e Interrupções
  • Harmónicos
  • Flutuações da tensão e Tremulação
  • Desequilíbrios de tensão
  • Variações de frequência
  • Consequências da fraca qualidade da tensão

Gestão de energia e eficiência energética
  • Eficiência energética
    - Conceito
    - Indicadores
    - Eficiência Energética na transformação
    - Eficiência Energética na utilização
  • Utilização racional de energia elétrica
    - Utilização Racional de Energia no Sector Doméstico
    - Utilização Racional de Energia na Indústria
    - Auditoria
    - Levantamentos e auditorias energéticas

Interessa a

  • Engenheiros Eletrotécnicos (Engenheiros Mecânicos, Civis,e outros)
  • Electricistas 
  • Electromecânicos
  • Técnicos de Manutenção
  • Responsáveis de Manutenção
  • Instaladores de equipamentos elétricos
  • Técnicos Superiores de Higiene e Segurança
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

  • Expositivo, Activo e Interactivo com recurso a Multimédia
  • Exposição e discussão de temas
  • Casos práticos (adequados a cada tema)
  • Role – Playing
  • Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada tema)
  • Exploração de sistemas multimédia com finalidades pedagógicas

Data e horário

Esta formação teve a duração de 0 horas.
Subscreva a nossa Newsletter
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt