37 ANOS
AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO

CURSO PÓS-LABORAL

Decisão Estratégica - Outsourcing da Manutenção e Gestão do risco 3ª edição

Porto | Gaia, 16, 22 e 23 de Junho de 2018

INTRODUÇÃO

Os objectivos do Departamento de Manutenção são estes: redução do custo operacional da Manutenção, aumento da fiabilidade da instalação, equipamentos e processo, enquanto diminuem os inventários relacionados com a Manutenção, incluindo o armazém de peças de reserva. A Manutenção além disso apoia os esforços de Engenharia e da Produção em aumentar os resultados e diminuir os custos operacionais.

Foco – Orientadores de valor na Manutenção e risco associado.

Para utilizarmos os bens imobilizados de uma maneira competitiva, devemos:
 

  • Medir o estado (utilizar indicadores)
  • Estabelecer comparações.
  • Diagnosticar (análise de pontos fortes e fracos).
  • Identificar objectivos e definir metas a alcançar
  • Planear acções de melhoria
  • Medir continuamente os resultados das modificações ao longo do tempo.
  • Decidir estratégicamente e analisar o risco do outsourcing : Porquê? Para Quem ? Para Quê ? Com Quem ? Como ?
  • Utilização de indicadores de desempenho (de acordo com Norma Europeia EN 15241:2007 (E), e NP EN 13306 Terminologia de Manutenção).

OBJETIVOS

No fim do Curso, os Participantes serão capazes de medir o desempenho da manutenção, sob a influência de diversos factores, tais como económicos, técnicos e organizacionais. Estes indicadores servem para avaliação e melhoria da eficiência e eficácia de forma a se atingir a excelência da manutenção dos bens imobilizados, decidindo por várias decisões estratégicas, nomeadamente o outsourcing da Manutenção.

PROGRAMA

  • Revisão das Práticas de Manutenção.
  • Introdução e Objectivos de Indicadores de Manutenção.
  • Indicador OEE – Cálculo e sua importância na melhoria continua.
  • Rácios e Indicadores de Manutenção & Produtividade.
  • Aumento da eficiência do custo de Manutenção.
  • Fiabilidade & Activos.Contratos de Manutenção.
  • Sistemas de Manutenção, Monitorização, Auditorias, Análise de Risco
  • Outsourcing – que caminho e estratégia a seguir

INTERESSA A

O curso é dirigido a todos os Responsáveis que de algum modo se relacionem com a área da Gestão de Activos de Manutenção e procurem adquirir conhecimentos necessários à realização da Certificação e Excelência da Manutenção. Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Esta Formação constitui uma Disciplina da 4ª edição da nossa Pós-graduação em “Manutenção Industrial”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Pós-Graduações.

MÉTODOS DE EXPOSIÇÃO

Exposição oral suportada por apresentação em PowerPoint. Métodos activos. Casos Práticos.   
 

MONITORIA

Nelson Mendonça, Eng.

Engenheiro Mecânico (FEUP). Delegado Comercial da Empresa de Exportação/Importação BASKEXPORT - ENGENHARIA (1981-82); Inspector de Equipamento Estático e Dinâmico da Empresa PETROGAL - Fábrica de Aromáticos (1983-90);Responsável por Métodos de Manutenção Preventiva da Empresa PETROGAL - Fábrica de Aromáticos (1983-90); Responsável por Laboratório de Ensaios não Destrutivos PETROGAL - Fábrica de Aromáticos (1983-90); Responsável por Planeamento de Inspecções Periódicas PETROGAL - Fábrica de Aromáticos (1983-90); Responsável por Supervisão de Empreitadas de Manutenção PETROGAL - Fábrica de Aromáticos (1983-90); Responsável por Planeamento de Paragens Programadas PETROGAL - Fábrica de Aromáticos (1983-90); Colaboração nas Empresas Policlima e Francisco Mourão em Projectos e instalação de ar condicionado, aquecimento e ventilação (1990-91); Chefe de Serviços de Aprovisionamentos e Planeamento da Divisão de Máquinas Eléctricas da Empresa SEPSA (1990-93); Responsável pelo Departamento de Planeamento Central, Aprovisionamentos / Subcontratos / Armazéns e Responsável pelo Projecto “Supply Management” na Asea Brown Boveri, S.A. (1993-2000); Site Manager Contrato Outsourcing de Manutenção na Portucel – Centro Fabril de Cacia (2000-2001); Site Manager Contrato de Outsourcing de Manutenção na Petrogal – Refinaria do Porto (2001-2002);Site Manager Contrato de Outsourcing de Manutenção na DanCake– Povoa de S. Iria (2006-2007);Site Manager Contrato de Outsourcing de Manutenção de Motores na Continental Mabor, Lousado (2010-2015); Responsável pelo Departamento de Alternadores e Motores da ABB (Asea Brown Boveri), S.A. – Unidade Central de Manutenção (desde 2002); Responsável pelo Departamento de Engenharia “Full Service Back Office” e “Field Service” e “ Auditorias e Consultoria de Manutenção (projectos elaborados em Clientes de Portugal,Espanha, Polónia , Estónia, França, Finlândia (desde Jan. 2004). Membro da Comissão Técnica da A.P.M.I.- Participante da elaboração de Normas Europeias de Manutenção. Participante no Congresso Anual de Manutenção da A.P.M.I. Colaborador de CENERTEC ( 2009, 2011, 2012 ). Especialista em Auditorias e Contratos de Manutenção e director de serviços de Contratos de Manutenção e Máquinas Rotativas da Empresa ABB (Asea Brown Boveri, S.A.) 2010 – 2016. Actualmente -  Grupo 4 Eng. SACAZ , desde 2017, como responsável de Direcção de Operações de Serviços e Contratos de Manutenção

 

LOCAL

HOTEL HOLIDAY INN PORTO GAIA
Rua Diogo de Macedo, 220
4400-107 Vila Nova de Gaia
Tel:  223 747 541
Fax: 223 747 576

Junto ao CTT das Devesas

HORÁRIO

Este Curso, com a duração de 12 horas, funcionará, à Sexta e Sábados, nos seguintes dias do mês de Junho:

16 -  09:00 - 13:00
22 -  18:30 - 22:30
23 -  09:00 - 13:00

PREÇO

O valor da inscrição é de 320 € (+ 23% IVA), valor total de 393.60€ pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui: 
  • Acesso à Documentação de Apoio 
  • Certificado SIGO
  • Coffee-Breaks
  • Estacionamento gratuito no Hotel

Partilhe esta informação:

Nelson Mendonça, Eng.

2016 © Cenertec - Centro de Energia e Tecnologia
Developed by Inovlancer