Introdução
A comunicação, oral e escrita, assume no contexto profissional atual, um papel fundamental na criação da imagem por parte dos clientes da organização.
A satisfação e fidelização de clientes, passa muito pela componente pessoal dos colaboradores da organização, à qual associam a menor ou maior qualidade do serviço que a Instituição presta.
Assim, as palavras que se utilizam, a forma como o discurso, tanto oral como escrito, é estruturado, pode influenciar positivamente ou negativamente o interlocutor.
No dia a dia os profissionais das instituições por vezes apresentam um registo de comunicação oral e escrito, que nem sempre cumpre os objetivos que pretendem, em termos de disponibilidade, interesse, simpatia e mesmo em termos de objetividade da mensagem, levando a mal entendidos, interpretações incorretas, falhas, erros e atritos, tanto a nível interno como externo.
Nesta formação pretende-se essencialmente alertar os formandos para as oportunidades de melhoria na comunicação em contexto profissional, para que possam garantir que os textos que escrevem e a forma como falam, cumprem os princípios de excelência na comunicação e serviço ao cliente.
A satisfação e fidelização de clientes, passa muito pela componente pessoal dos colaboradores da organização, à qual associam a menor ou maior qualidade do serviço que a Instituição presta.
Assim, as palavras que se utilizam, a forma como o discurso, tanto oral como escrito, é estruturado, pode influenciar positivamente ou negativamente o interlocutor.
No dia a dia os profissionais das instituições por vezes apresentam um registo de comunicação oral e escrito, que nem sempre cumpre os objetivos que pretendem, em termos de disponibilidade, interesse, simpatia e mesmo em termos de objetividade da mensagem, levando a mal entendidos, interpretações incorretas, falhas, erros e atritos, tanto a nível interno como externo.
Nesta formação pretende-se essencialmente alertar os formandos para as oportunidades de melhoria na comunicação em contexto profissional, para que possam garantir que os textos que escrevem e a forma como falam, cumprem os princípios de excelência na comunicação e serviço ao cliente.
Objetivos
Objectivos Gerais:
- Comunicar oralmente e por escrito de forma a transmitir uma imagem positiva e a promover a boa imagem da empresa ou instituição
Objectivos Específicos:
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Compreender o que é Comunicação e qual o seu objetivo
- Identificar de que forma a comunicação escrita atinge o objetivo da comunicação
- Conhecer a forma de escrita empresarial de emails atual
- Saber escrever emails de forma profissional e eficaz, respeitando a regra dos 5 C`s: clara, concisa, coesa, correta e cortês
- Utilizar ferramentas de Outlook mais rentáveis na elaboração de emails
Programa
Objetivo da comunicação
- Existir partilha relativamente ao conteúdo de uma mensagem
Redação de Emails
- Comunicação escrita eficaz – características dos emails
- Regra dos 5 C`s: clara, concisa, coesa, correta e cortês
- Eliminação de chavões e expressões vazias de conteúdo
- Criar impacto positivo através da escrita positiva, assertiva, incitando à ação
- Tendências atuais na redação de emails (abreviaturas, estrutura, estilo)
- Principais falhas na comunicação oral e escrita no contexto profissional
- Meios que facilitam a comunicação
Elaboração de emails tipo
- Elaboração de emails exemplificativos de situações de contexto de trabalho. Pedido ou disponibilização de informações. Resposta a pedido de orçamento. Transmissão de ideias negativas. Cobranças. Solicitar serviços a colegas de outros serviços.
- Exercícios de transformar textos negativos, agressivos, sem disponibilidade em textos positivos, agradáveis e disponíveis, que ajudem verdadeiramente o interlocutor
Dicas para a rentabilização do Outlook
- Funções do Outlook: reenvio de mensagens, atraso de envio, criação de regras, assinaturas personalizáveis, teclas rápidas
Interessa a
- Profissionais em geral
- Secretárias
- Assistentes de direção
- Responsáveis de equipa
- Vendedores
- Comerciais
- Diretores de recursos humanos
- Todos os profissionais que lidem com atendimento a clientes.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de ensino
- Exposição e discussão de temas
- Casos práticos (adequados a cada tema)
- Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada tema)
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
- Fazer inscrição nesta página
- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Data e horário
Esta formação teve a duração de 0 horas.