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Comunicação Oral e Escrita de Excelência

Comunicação Oral e Escrita de Excelência

2ª Edição

Introdução

A comunicação, oral e escrita, assume no contexto profissional atual, um papel fundamental na criação da imagem por parte dos clientes da organização.
A satisfação e fidelização de clientes, passa muito pela componente pessoal dos colaboradores da organização, à qual associam a menor ou maior qualidade do serviço que a Instituição presta.
Assim, as palavras que se utilizam, a forma como o discurso, tanto oral como escrito, é estruturado, pode influenciar positivamente ou negativamente o interlocutor.
No dia a dia os profissionais das instituições por vezes apresentam um registo de comunicação oral e escrito, que nem sempre cumpre os objetivos que pretendem, em termos de disponibilidade, interesse, simpatia e mesmo em termos de objetividade da mensagem, levando a mal entendidos, interpretações incorretas, falhas, erros e atritos, tanto a nível interno como externo.
Nesta formação pretende-se essencialmente alertar os formandos para as oportunidades de melhoria na comunicação em contexto profissional, para que possam garantir que os textos que escrevem e a forma como falam, cumprem os princípios de excelência na comunicação e serviço ao cliente.

Objetivos

Objectivos Gerais:
  • Comunicar oralmente e por escrito de forma a transmitir uma imagem positiva e a promover a boa imagem da empresa ou instituição
 
Objectivos Específicos:

No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
  • Compreender o que é Comunicação e qual o seu objetivo
  • Identificar de que forma a comunicação escrita atinge o objetivo da comunicação
  • Conhecer a forma de escrita empresarial de emails atual
  • Saber escrever emails de forma profissional e eficaz, respeitando a regra dos 5 C`s: clara, concisa, coesa, correta e cortês
  • Utilizar ferramentas de Outlook mais rentáveis na elaboração de emails

Programa

Objetivo da comunicação
  • Existir partilha relativamente ao conteúdo de uma mensagem
     
Redação de Emails
  • Comunicação escrita eficaz – características dos emails
  • Regra dos 5 C`s: clara, concisa, coesa, correta e cortês
  • Eliminação de chavões e expressões vazias de conteúdo
  • Criar impacto positivo através da escrita positiva, assertiva, incitando à ação
  • Tendências atuais na redação de emails (abreviaturas, estrutura, estilo)
  • Principais falhas na comunicação oral e escrita no contexto profissional
  • Meios que facilitam a comunicação
     
Elaboração de emails tipo
  • Elaboração de emails exemplificativos de situações de contexto de trabalho. Pedido ou disponibilização de informações. Resposta a pedido de orçamento. Transmissão de ideias negativas. Cobranças. Solicitar serviços a colegas de outros serviços.
  • Exercícios de transformar textos negativos, agressivos, sem disponibilidade em textos positivos, agradáveis e disponíveis, que ajudem verdadeiramente o interlocutor
     
Dicas para a rentabilização do Outlook
  • Funções do Outlook: reenvio de mensagens, atraso de envio, criação de regras, assinaturas personalizáveis, teclas rápidas

Interessa a

  • Profissionais em geral
  • Secretárias 
  • Assistentes de direção
  • Responsáveis de equipa
  • Vendedores 
  • Comerciais 
  • Diretores de recursos humanos
  • Todos os profissionais que lidem com atendimento a clientes.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

  • Exposição e discussão de temas
  • Casos práticos (adequados a cada tema)
  • Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada tema)

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

Data e horário

Esta formação teve a duração de 0 horas.
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Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

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