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Comércio Internacional - Componente Administrativa

Comércio Internacional - Componente Administrativa

2ª Edição

Introdução

Desde de 2012 a balança comercial de Portugal com o exterior tem um saldo positivo. O valor de 2017 situou-se em cerca de 3.200 milhões de Euros. Cada vez mais as empresas Portuguesas exportam mais do que importam. Quais são os fatores de sucesso para tal facto? Quais são as metodologias e procedimentos para conquistar mercado no exterior?
Esta formação procura preparar os profissionais para que as suas empresas tenham mais êxito na sua internacionalização bem como reduzam a sua exposição ao risco.

Objetivos

No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
  • Dominar o processo de importação ou exportação;
  • Realizar operações no âmbito do comércio internacional;
  • Identificar os riscos inerentes numa importação e/ou exportação;
  • Executar prospeções e seleção de clientes e fornecedores ao nível internacional.

Programa

1. Introdução
   1.1. O Comércio Internacional
   1.2. Mercados Alvo
      a. Identificação
      b. Análise
      c. Conceção
      d. Implementação
      e. Monotorização

2. Termos, Contrapartes, Documentos e Contratos
   2.1. Termos e Incoterms 2010
   2.2. Contrapartes
   2.3. Documentos
   2.4. Contratos Internacionais de Exportação

3. Trade Finance
   3.1. Introdução
   3.2. Cartas de Crédito
   3.3. Remessa documentária
   3.4. Seguro de Crédito
   3.5. Factoring Internacional
   3.6. Forfaiting
   3.7. Risco Cambial

4. Fiscalidade & Legislação
   4.1. Fiscalidade Portuguesa no âmbito da exportação
   4.2. Fiscalidade Internacional
   4.3. Legislação aplicável

5. Execução de Contratos e Exportação
   5.1. Instruções Documentárias, Documentação e Certificações aplicáveis
   5.2. Plano de estiva
   5.3. Seguros aplicáveis
   5.4. Seleção de Clientes, Contrapartes & Consignatário
   5.5. Divergências
   5.6. Procedimentos
   5.7. Alfândegas
   5.8. Despachantes, Transitários e Supervisão

6. Erros mais comuns na execução de contratos de comércio internacional. 

7. Avaliação

Interessa a

  • Quadros superiores, médios e técnicos que tenham atividade ligada ao comércio internacional;
  • Pessoas com alguns conhecimentos comércio internacional e que desejam aprofundar a temática;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

  • Exposição e discussão de temas;
  • Casos práticos (adequados a cada tema);
  • Role – Playing;
  • Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada tema).

Data e horário

Esta formação teve a duração de 16 horas.
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Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
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