Podemos ajudar?
Faça aqui a sua pesquisa

A Contabilidade Lean como Suporte à Tomada de Decisão

A Contabilidade Lean como Suporte à Tomada de Decisão

NOVO

Introdução

A Contabilidade é uma área chave dentro da organização que deve contribuir determinantemente para a tomada de decisão e apoiar a reorientação estratégica.
Paradoxalmente, nem sempre lhe é reconhecida a devida importância e nem sempre está também preparada para ser um parceiro interno dos diferentes gestores operacionais e da própria gestão de topo. Por isso, muito vezes é olhada como sendo um foco mais gerador de desperdício do que de valor acrescentado.
Para que a contabilidade possa aportar o valor que lhe está reservado é fundamental desmistificar o seu conceito, a sua linguagem e termos próprios e renovar a ambição que a função da contabilidade pode assumir dentro de uma organização dos dias de hoje. É necessário levar os princípios que sustentam o pensamento lean para dentro dos próprios processos contabilístico, financeiros e garantir um alinhamento da contabilidade de gestão com os processos de negócio da empresa. Garantir qua a contabilidade se organiza de forma a disponibilizar informação, capaz de alimentar os indicadores de performance necessários à tomada de decisão. Com o alinhamento, entre a parte operacional e a parte contabilística, será assegurada boa comunicação entre as partes, garantida a produção de informação útil. Também a motivação das equipas e os resultados da empresa, beneficiarão igualmente desta renovada missão da Contabilidade.

Objetivos

  1. Compreender a metodologia do sistema de contabilidade lean para transformar o sistema contabilístico tradicional da empresa;
  2. Utilizar as ferramentas da contabilidade lean como alternativa aos demonstrativos financeiros para a tomada de decisão de diversas áreas da empresa;
  3. Aplicar os princípios do pensamento lean aos sistemas administrativo/ contabilísticos;
  4. Transformar os esforços contabilísticos em atividades geradoras de valor para o negócio;
  5. Compreender os indicadores de performance lean.
 
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
  1. Identificar o nível de maturidade lean da sua empresa e desenvolver as correspondentes ferramentas contabilísticas;
  2. Saber utilizar as ferramenta  Value Stream Map e Box Score, como suporte à tomada de decisão;
  3. Identificar os princípios do Lean Thinking e compreender a sua aplicação em contexto Administrativo/Contabilístico
  4. Mapear um processo administrativo/ contabilístico, como ponto de partida para identificar as atividades que adicionam valor e identificação de desperdícios.
  5. Saber utilizar os indicadores de performance, operacionais e financeiros em contexto de uma organização Lean.

Programa

  1.  A importância da contabilidade lean na organização
  2.  Os princípios lean thinking e elementos chave da contabilidade lean
  3.  Conceito de valor e Desperdício
  4.  As insuficiências da contabilidade tradicional para as organizações lean
  5.  O Caminho de maturidade lean
  6.  O value stream map
  7.  A box score
  8.  Mapeamento de um processo Administrativo/ Contabilístico
  9.  Os indicadores de performance
  10.  O diagnóstico da contabilidade lean

Interessa a

  • Profissionais das áreas de operações, logística e planeamento;
  • Executivos de organizações lean, Gestores Operacionais, CFO`s e outros elementos ligados a funções de controlo financeiro ou operacional;
  • Especialistas lean / kaizen, e demais profissionais das áreas de finanças, contabilidade e controlo de gestão;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema

Métodos de ensino

  • Expositivo, Ativo e Interativo com recurso a Multimédia;
  • Exercícios práticos de ilustração dos assuntos tratados.

Data e horário

Esta formação teve a duração de 0 horas.
Subscreva a nossa Newsletter
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt