36 ANOS
AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO

Conselho Consultivo

O Conselho Consultivo é composto por um conjunto de pessoas/consultores sénior nas respectivas áreas de actuação, e que terão um papel importante na definição de áreas estratégicas para o desenvolvimento de Cursos, Pós-Graduações, Encontros Nacionais e Congressos Europeus, em domínios da Engenharia Industrial, Energia, Ambiente e Gestão.




Albino Reis

Presidente do Conselho Consultivo

Ph.D em Applied Energy (1979) pela Cranfield University (Inglaterra), M.Sc. em Energy Conservation and the Environment (1975), pela mesma Universidade, e Engenheiro Mecânico pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1971).
Presidente do Conselho Consultivo do Cenertec – Centro de Energia e Tecnologia, desde 2017.
Fundador e Director Geral do Cenertec – Centro de Energia e Tecnologia durante 36 anos (1981-2017).
Director do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (1983-1985).
Director do Departamento de Engenharia Industrial do Instituto Politécnico da Guarda (1987-1993).
Director do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade Lusíada (1989-1995).
Vice-Reitor da Universidade Lusíada (1995-2004).
Professor Catedrático Jubilado.
Coordenador Técnico da Pós-graduação em “Gestão de Energia e Eficiência Energética” do ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade em Grijó (3ª à 8ª edição, inclusive) e Oeiras (1ª edição).
Coordenador das primeiras 8 edições da Pós-Graduação em “Gestão de Operações e Serviços Industriais” do Cenertec – Centro de Energia e Tecnologia.
Regente das Disciplinas de Termodinâmica, Transmissão de Calor, Gestão de Energia, Introdução à Engenharia e Gestão Industrial, Comunicação Empresarial e Comportamento Organizacional nas Universidades de Coimbra, do Porto e Lusíada.
Fundador e Director de Energia - Revista de Economia e Gestão de Energia na Industria (1986-1991).
Foi Membro do Advisory Group da International Foundation for Science e do Eurotherm Comittee.
Chairman of the Organizing Committee das 11 edições da European Conference on Industrial Furnaces and Boilers - INFUB (1987-2017).
Chairman of the Organizing Committee das 5 edições da European Conference on Economics and Management of Energy in Industry – ECEMEI (1984-2009).
Integrou Comissões de várias Organizações Nacionais e Europeias em domínios da Energia.
Integra os livros "International Who's Who in Energy and Nuclear Sciences", 1983 e Biography International – Men and Women of Achievement and Distinction, 1990.
Coordenou mais de cinquenta estudos, auditorias, anteprojectos e projectos em domínios da Economia e Gestão de Energia em Edifícios e Processos Industriais.
Coordenador da componente energética do projecto do "Energy Bus" Português em concurso Internacional ganho pela empresa Salvador Caetano.
Presidente da Assembleia Geral de Salvador Caetano SA (2001-2004).
Empresário com experiência significativa (desde 1980) em Gestão de Actividades e Comportamento das Pessoas e das Organizações.
Lutou sempre para ser dono de si próprio, fazendo o que quer, quando quer e para quem quer e sente que, dentro dos limites do razoável, conseguiu criar o seu espaço de liberdade.

Baptista da Costa

Administrador dos Transportes Urbanos de Braga e Professor Universitário

Doutor em Gestão de Empresas pela Universidade de Sevilha.
MBA pelo Instituto Francês de Gestão.
Engenheiro pela Universidade do Porto.
Foi Administrador do Porto de Leixões, a maior infraestrutura portuária do Norte de Portugal.
Foi Diretor do Metro do Porto, o maior projeto urbanístico do século XX do Norte de Portugal.
Coordenou obras públicas do Município do Porto tendo realizado Acessibilidades ao Euro 2004, Arruamentos e Tuneis, Conjuntos Habitacionais, Museus, Pavilhões Gimnodesportivos, Infraestruturas e Integração paisagística.
É membro do Comité Estratégico da Inter-Risco, Sociedade de Capital de Risco, um dos principais operadores de private equity em Portugal.

Carla Silva

Consultora e Formadora em Ambiente, HST e Qualidade

Licenciada em Engenharia do Ambiente (pré-bolonha), pela Universidade de Aveiro, Mestre em Gestão e Políticas Ambientais (pré-bolonha), pela Universidade Nova de Lisboa, Técnica Superior em Higiene e Segurança no Trabalho e Formadora Certificada pelo IEFP.
Atualmente é Consultora e Formadora nas áreas de: Ambiente, HST e Qualidade. Possui 18 anos de experiência profissional nos setores: industrial (metalomecânica, componentes de móveis de madeira, soldadura, laticínios e química), ensino superior (universitário e politécnico) e investigação científica. Na Indústria tem experiência em: implementação de Sistemas de Gestão (qualidade e ambiente), Sistemas de Gestão de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e Sistemas da Forest Stewardship Council (FSC) - Cadeia da Responsabilidade, obtenção do Licenciamento Ambiental, análise/verificação da conformidade legal, quer de ambiente, quer de HST e elaboração de rótulos e Fichas de Dados de Segurança. No ensino superior lecionou aulas práticas de tecnologias ambientais ao curso de Licenciatura de Engenharia do Ambiente da Universidade de Aveiro e disciplinas das áreas dos resíduos e licenciamento industrial e ambiental a cursos do Instituto Politécnico de Coimbra. Na investigação científica desenvolveu trabalho na Universidade de Aveiro nas áreas de Avaliação de Impacte Ambiental e Análises Ambientais (águas, sedimentos, solos e biota), associadas a diferentes projetos nacionais e internacionais, com vários trabalhos e artigos publicados. Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros – Colégio de Ambiente.

Eduardo Martins

Diretor da Value Stream Consultores

Consultor e formador da Value Stream Consultores, empresa especializada na introdução do pensamento Lean nas Organizações, na Melhoria Contínua e na Reengenharia dos Processos. Possui experiência na indústria metalomecânica, de aglomerados, artes gráficas, papel e cartão, têxteis, confecções, calçado, mobiliário metálico e em madeira, injecção de plástico, cerâmica e na prestação de serviços de manutenção.
Docente no ISEP no Mestrado em Engenharia Industrial.
Docente na Pós-graduação em Eng. da Qualidade do IPVC.
Foi docente no ISAG e em pós-graduações na PBS e no ISFEP.
Engenheiro Mecânico pela FEUP, pós-graduação em Gestão pela Universidade Católica e MBA pelo HEC / Institut Superieur des Affaires de Paris.
Trabalhou como Engenheiro de Processo na Texas Instruments, como Director de Produção na Jotocar, como Consultor na CF&A Associados.

Fernando Pita

Consultor e Formador em Energia Eléctrica

Engenharia Electrotécnico pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
8 anos na Engenharia de Manutenção da Industria Electrónica – Texas Instruments.
18 anos na Supervisão de Serviços Técnicos de Manutenção.
Supervisor de assistência técnica da M. Simões Jr.
Supervisor de assistência técnica da Superex – Maquinas e Sistemas, Lda.
Diretor Técnico da MCI – Maquinas de Costura Industriais S.A.
31 anos na Formação, desenvolvendo, coordenando e apoiando tecnicamente diversos projetos de formação, em Centros de Formação e Empresas de Formação Profissional.
Consultor e colaborador no domínio da Engenharia Eletrotécnica, na Empresa Bifase Material Elétrico e Eletrónico Lda. (2003-2011)
Responsável pelo Alvará e Departamento de Energias Renováveis da empresa Circuitos de Inovação, Lda. (2008-2010)
Perito de Riscos Elétricos e Sistemas Solares colaborando com a empresa de peritagens Peritel – Peritagens Técnicas, Lda. (2013- 2014)
Autor da publicação “Riscos Eléctricos”, Verlag Dashofer
Autor da publicação “Trabalhos em Tensão em Instalações Eletricas”, Publindustria Edições Técnicas.
IDT em hardware para testes psicotécnicos em parceria com a empresa de psicologia Edípico desde 2013.
Coordenador Técnico da Pós-Graduação Cenertec em Manutenção de Instalações Elétricas.
Profissional liberal, consultor de várias empresas no âmbito da Engenharia Eletrotécnica e Técnico Responsável.
Responsável pelo Alvará da empresa Hidma – Hidráulica e Automação SA.

Joaquim Almeida

Diretor de Operações da Grohe Portugal

Engenheiro Químico, Pós-Graduado em Gestão de Operações e Serviços Industriais e com inúmeras formações/especializações em pensamento Lean e Gestão de equipas de alto desempenho. Trabalhou como Engenheiro de Processos na Eumel - empresa de componentes metálicos (início de carreira), como Diretor de Produção na Grohe Portugal, função da qual foi promovido às funções que desde 2008 desempenha nesta multinacional (Diretor de Operações). Diretor de Operações da Grohe Portugal, multinacional líder mundial da produção e comercialização de torneiras e componentes sanitários, liderando uma equipa multidisciplinar com cerca de 600 colaboradores. Possui vasta experiência nas indústrias metalúrgica e metalomecânica, gestão de equipas de alto desempenho, implementação do pensamento Lean (magro), manutenção industrial, gestão de projetos em ambiente industrial e sistemas de informação como suporte à gestão de operações.

Jorge Oliveira

Consultor, Coach e Formador em Gestão

Consultor, Coach, Docente e Formador: para que as pessoas e as organizações sejam cada vez mais eficientes. Prática e estudo de gestão, desde 1979, em empresas industriais e de serviços. Exercício de funções de administração e de direcção. Elaboração de Planos de Negócio e apoio na criação de pequenas e médias empresas. Ensino e formação de gestão, desde 1995, em universidades, institutos e empresas: gestão global e gestão industrial; gestão de si e dos outros. Orientação de 144 projectos de fim de curso de engenharia e gestão industrial e de engenharia, realizados em empresas. Certified Professional Coach, desde 2010: business e team coaching. Licenciado em Engenharia Mecânica. Doutorando em Administração de Empresas. Formação complementar em alta direcção e direcção de empresas. Leitmotif: Resultados passados não garantem resultados futuros – A construção do sucesso recomeça todos os dias.

Luís Braga

Gestor de Manutenção e Energia da RAR - Refinarias de Açúcar Reunidas S.A.

Mestre em Engenharia Mecânica (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Licenciado em Engenharia Química (ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto), Gestor de Manutenção e Energia da RAR - Refinarias de Açúcar Reunidas S.A., Responsável pela manutenção, gestão da Central de Cogeração e responsável pelas Auditorias Energéticas e Planos de Racionalização de Energia, assim como por novos investimentos de diversas especialidades. Reconhecido pela DGEG como auditor energético: Indústria SGCIE, Frotas, Instalações de Cogeração, CMVP – Certified Measurement and Verification Professional. Coordenador Técnico da Pós-graduação em Gestão de Energia e Eficiência Energética (Ramo Indústria) no ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade (Norte), tendo a seu cargo os módulos de Auditorias Energéticas na Indústria, Instrumentação e Medição, Sistemas de Recuperação de Calor, Sistemas de Gestão de Energia e Geradores de Vapor. Formador de diversas ações relacionadas com energia. Auditor energético independente com auditorias energéticas realizadas em vários setores de atividade.

Lurdes Viana

Consultora e Formadora em Gestão Comercial e Comportamental

Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projectos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando mais de 60.000 horas de treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente, Ilhas e Africa com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação com a pós-graduação em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME's portuguesas nomeadamente o ROI da formação.

Moritz von Schwedler

IT Consultant and University Professor

Degree in Computer Science from Bonn-Rhein-Sieg, University of Applied Sciences, Germany and a Master´s degree in Management from Lancaster University, UK. PhD from University of Sheffield Management School, UK, on the drivers and barriers for businesses to adopting sustainability practices.
Several years of experience as a consultant for IT Security in Germany and the United States and involvement in evaluation projects for large multi-national enterprises.
From 2006 to 2010 teaching assistant and researcher in the UK in the fields of Management and Accounting. Since 2010 lecturer and researcher in Business Ethics, Business Sustainability, Marketing and Business Strategy at the Universidade do Minho and Universidade Lusíada. Trainer at Cenertec in the area of Social Responsibility. Research interests include multi-faceted approaches to business sustainability with a focus on organisational culture.
From September 2017 working for Cenertec – Centro de Energia e Tecnologia as IT Director.

Pedro Barbosa

CEO da Play Growth e Docente da Porto Business School

Natural do Porto e com 45 anos, licenciou-se em Engenharia Industrial na Universidade do Minho, com graduações e estudos posteriores em Inovação (UM), Gestão de Centros Comerciais (UCL), Neuromarketing (MIT), MBA (PBS), Mobile Marketing (Harvard, 2016) e Innovation by Design (Insead Singapura, 2017).
Desenvolveu carreira na Sonae Indústria, Sonae Sierra, Grupo BNP Paribas, e El Corte Inglês, onde acumulou os cargos de Director Geral para o Norte de Portugal com a posição de Chief Digital Officer PT, incluindo a Direcção de Inovação, potenciando os maiores crescimentos de vendas e resultados daquela empresa.
Foi docente do IPAM nas áreas de Marketing, Consumo e Digital e é actualmente Docente e Coordenador da Porto Business School, em áreas como Marketing, Gestão, Network Thinking, Tendências e ECommerce/Digital.
Colunista e Editor, escreve actualmente no Público depois de participar em projectos com o Jornal de Negócios, Metro, Meia Hora, e Marketeer, entre outros.
Speculations & Trends (09), foi o seu primeiro livro, sendo um projecto inédito de crowdsourcing, a nível global, publicado também em Espanha e no México.
Publicou Harvard Trends em 2011 e voltou com um novo Harvard Trends de tendências em gestão no ano seguinte.
Foi igualmente autor de "Weekend in Beijing" e do "The End of Facebook as we know it" e é CEO e fundador do "I Love Porto", o maior projecto de uma cidade em Portugal, com quase meio milhão de seguidores activos.
Escreveu em 2013 o primeiro romance - "Prometes?" - e voltou aos livros em 2014 com "A Arte da Guerra no Marketing".
Considera-se curioso compulsivo, um excelente argumento para viagens permanentes. Sobre si mesmo, diz que o maior activo é querer aprender e ter capacidade de adaptação à mudança.
É um apaixonado pelo "Critical Thinking" e pelos desafios da omnicanalidade: entre o comércio tradicional integrado e o digital, sempre ligado às tendências e ao crescimento.
Obsessionado por orquestrar crescimento sustentado, foca-se nos resultados de longo prazo através de inovação disruptiva na experiência do utilizador.
Iniciou o projecto "Play Growth" em 2017, através do qual ajuda empresas a crescer, seja no plano estratégico e táctico, seja em áreas da gestão relevantes, como pessoas e digital.
Curioso por natureza, costuma ter mais perguntas para fazer do que respostas para dar.

Pedro Rompante

Consultor e Formador em Manutenção Industrial

Engenheiro Mecânico (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Mais de 10 anos de experiência em Manutenção Industrial. Análise, planeamento estratégico e operacional das operações de Manutenção preventiva e corretiva. Liderou projeto de recodificação dos artigos do armazém da Manutenção. Implementou a metodologia RCM para elaboração de planos de manutenção preventiva. Responsável pela análise de avarias e implementação de medidas para prevenir a sua ocorrência. Afetação, coordenação e utilização de equipamentos no âmbito da Produção. Experiência na Gestão de Operações. Seleção, formação e orientação de equipas de operadores. Organização e afetação de recursos para a execução das tarefas produtivas. Análise, planeamento estratégico industrial, definição de planos de ação para investimento. Licenciamento da atividade industrial e dos equipamentos produtivos associados. Ligação às entidades oficiais, respondendo a dúvidas e prestando esclarecimentos. Membro efetivo da OE (Ordem dos Engenheiros), membro da APMI (Associação Portuguesa de Manutenção Industrial), formador em Manutenção Industrial. Coordenador Técnico da Pós-Graduação em Manutenção Industrial do CENERTEC.
2016 © Cenertec - Centro de Energia e Tecnologia
Developed by Inovlancer