Avaliação e Gestão do Risco Biológico
2ª EdiçãoOs agentes biológicos têm presença ubíqua no meio ambiente e são encontrados em muitos setores de atividade. Como raramente são visíveis, os riscos que apresentam nem sempre são estimados, mas a exposição pode levar a doenças agudas e crónicas, por vezes com risco de vida, com sérias consequências socioeconómicas.
A exposição a agentes biológicos pode ocorrer numa multiplicidade de situações e atividades, implicando agentes e situações de risco muito diferentes e caracterizadas, em alguns casos, por grande especificidade. Nos locais de trabalho existe a possibilidade de os trabalhadores estarem expostos a diversos agentes biológicos, entre os quais bactérias, vírus, fungos e parasitas. Os empregadores devem efetuar uma avaliação de riscos no local de trabalho e definir medidas de prevenção e proteção adequadas.
A avaliação de riscos e a gestão de agentes biológicos nos locais de trabalho é um requisito legal, mas o processo pode ser complexo devido à diversidade desses agentes, e às suas propriedades únicas que os diferenciam de outras substâncias perigosas. Estas incluem a infecciosidade, os efeitos retardados através da incubação e capacidade de auto multiplicação.
O curso foi desenvolvido para apresentar os diversos agentes biológicos, a sua classificação em grupos de risco, os diferentes sistemas de gestão de biorrisco, bem como as práticas e procedimentos recomendados pela OMS, pela DGS e pelo ECDC.
Objetivos principais:
- Permitir a atualização científica e técnica, aumentar o conhecimento e sensibilizar para a exposição ao risco biológico no trabalho, e fornecer informação sobre os problemas de saúde dai decorrentes.
Objetivos específicos:
- Identificar a legislação relativa à proteção dos trabalhadores contra o risco de exposição a agentes biológicos e as atividades em que existe risco, incluindo para o vírus responsável pela COVID-19 (SARS-CoV-2).
- Dar a conhecer os conceitos básicos da gestão do biorrisco, passando pela identificação e avaliação de perigos e riscos biológicos, estratégias de mitigação, e avaliação das medidas de prevenção, proteção e controlo necessárias, incluindo avaliação do desempenho dos controlos inseridos numa revisão do processo de gestão do biorrisco.
- Introdução aos agentes biológicos
- Principais agentes biológicos e os seus efeitos na saúde
- Cadeia de transmissão, sobrevivência do patógene e período de incubação
- Dose infeciosa e limites de exposição
- Vias de entrada/exposição e defesas do corpo humano
- Epidemiologia
- Epidemias no local de trabalho
- Enquadramento legal da exposição a agentes biológicos
- Níveis de biossegurança
- Categorias de grupo de risco e classe de atividade
- Lei 102/2009
- Decreto-lei 84/97
- Portaria 405/98
- Decreto Regulamentar 6/2001
- Lei 2/2001
- Como fazer uma avaliação de riscos biológicos
- Perigos e riscos
- Classificação (grupos de risco)
- Avaliação do risco
- Como mitigar o risco
- Hierarquia e aplicação de controlos
- Controles de engenharia e projeto de instalações
- Controles administrativos e procedimentos operacionais padrão
- Equipamento de proteção pessoal
- Procedimentos de emergência
- Acidentes e incidentes envolvendo risco biológico
- Gestão de resíduos com risco biológico
- Manuseio e armazenamento seguros de resíduos
- Procedimentos especiais para a descontaminação de resíduos biológicos
- Hierarquia e aplicação de controlos
- Monitorização ambiental de agentes biológicos
- Validação da eficácia das metodologias aplicadas
- EN 13098 – controlo de microrganismos aerotransportados; ISO 18593 – controlo de superfícies; ISO 14698-1 – controlo de biocontaminação; ISO 14698-2 – avaliação de dados; ATP; PCR
- Sistema de gestão de biorriscos
- ISO 35001:2019 – Gestão do biorrisco
- Biosafety (proteger o homem dos microrganismos)
- Biosecurity (proteger os microrganismos do homem)
- ISO 35001:2019 – Gestão do biorrisco
- Todos os profissionais que exerçam funções na área da Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho, da Manutenção, e em todos os cargos que tenham à sua responsabilidade instalações e equipamentos onde potencialmente exista algum tipo de risco biológico.
- Interessa também a Empresas Fornecedoras de equipamentos e sistemas de prevenção e controlo, bem como aos Profissionais que procurem competências adicionais às que já possuem nesta área.
- Expositivo apoiado em apresentações PowerPoint e visualização de vídeos.
- Debate e partilha de experiências.
- Será utilizada uma plataforma e a formação será dada em formato online/live (em direto).
- Fazer inscrição nesta página
- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Margarida Valente, Dra.
Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Pós- Graduada em Saúde Ocupacional pela mesma Universidade, Licenciada em Bioquímica e Pós- graduada em Qualidade da Água e Controlo da Poluição pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Atualmente exerce funções de Responsável pelo planeamento, amostragem, gestão de equipamento e controlo metrológico no Laboratório na Águas do Douro e Paiva, S.A., Grupo Águas de Portugal. Foi Supervisora de Laboratório na empresa Águas do Norte, S.A., Responsável de Área de Laboratório, Responsável Técnica de Microbiologia, Biologia e Amostragem na Águas do Douro e Paiva S.A. e Técnica Superior de Laboratório de Microbiologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde desenvolveu diversos trabalhos de investigação na área da qualidade da água. Formadora Certificada pelo IEFP ministra cursos subordinados aos temas: Acreditação de Laboratórios, Segurança e Saúde Ocupacional em Laboratórios, Amostragem, Qualidade da Água, Prevenção e Controlo de Legionella em Sistemas de Água, Controlo de Infeção Associada aos Cuidados de Saúde, Ambiente e Gestão de Resíduos. Coordenadora Técnica da Especialização Prevenção e Controlo de Agentes Biológicos Nocivos em Espaços Públicos e Unidades Industriais (EPCAB), e da Especialização Água – Qualidade, Sustentabilidade e Gestão de Operações – (EÁGUA) do CENERTEC. Colabora periodicamente com instituições de ensino superior através da apresentação de palestras. Participa regularmente como oradora em seminários, conferências e congressos. É ainda tutora de estágios de licenciatura e orientadora de dissertações de mestrado em múltiplos temas relacionados com a qualidade da água. Em paralelo, desenvolve a atividade de auditora e consultora na área da acreditação e gestão de laboratórios, saúde ocupacional em laboratórios, elaboração e implementação de Planos de Prevenção e Controlo de Legionella, bem como no controlo de qualidade da água, tanto na sua vertente laboratorial como operacional.
O valor da inscrição é de 540.00 € (+ 23% IVA), valor total de 664.20 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO