Limpeza e Desinfeção em Espaços Públicos e Unidades Industriais
11ª EdiçãoA limpeza e desinfeção dos espaços públicos e unidades industriais, são medidas fundamentais para o controlo da qualidade do ambiente, de forma a prevenir e minimizar a propagação de infeções que lhes possam estar associadas, incluindo pelo novo coronavírus.
O controlo da infeção exige um conjunto de procedimentos para minimizar o risco da sua ocorrência, sendo que as normas têm de ser adaptadas a cada local.
A transmissão cruzada de infeção induzida pelas pessoas e pelas suas práticas assumem um papel preponderante no contexto do aparecimento de infeções. A higienização do ambiente e a higiene e comportamento individual são das medidas de prevenção e controlo mais eficazes para quebrar a cadeia epidemiológica, sendo reconhecidas como formas de manter o ambiente biologicamente seguro, permitindo reduzir a carga microbiana ambiental e prevenindo a transmissão cruzada de agentes biológicos nocivos (bactérias, fungos, parasitas e vírus) e infeções associadas.
- contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de limpeza e desinfeção nos espaços públicos e unidades industriais
- transmissão de conhecimentos e conceitos básicos sobre infeção, fatores e vias de contaminação
- identificar medidas gerais de controlo de infeção no ambiente
- definir critérios para equipamentos e produtos
- estabelecer regras de higienização e aspetos específicos dos protocolos de limpeza e desinfeção de acordo com as diferentes áreas setoriais
- Pilares do controlo da infeção
- Responsabilidades do empregador e do trabalhador
- Proteção da segurança e da saúde contra riscos de exposição a agentes biológicos
- Perigosidade da Covid-19 e contenção da doença
- Contaminação cruzada
- Biocontaminação do Ar
- Biocontaminação de Superfícies
- Biocontaminação de Manipuladores
- Higiene das Mãos
- Métodos de esterilização
- Métodos de descontaminação
- Classificação, embalagem e rotulagem de produtos
- Fichas Técnicas e Fichas de Dados de Segurança
- Produtos biocidas
- Métodos e produtos utilizados na limpeza e desinfeção
- Atuação em situação de emergência
- Proteção ocular
- Proteção respiratória
- Proteção cutânea
- Proteção do corpo
- Elaboração e implementação de procedimentos de prevenção e controlo
- Instrumentos de avaliação e de vigilância das práticas de limpeza e desinfeção
- Validação da eficácia das metodologias aplicadas
- EN 13098 – controlo de microrganismos aerotransportados; ISO 18593 – controlo de superfícies; ISO 14698-1 – controlo de biocontaminação; ISO 14698-2 – avaliação de dados; Análises a SARS-CoV-2 por RT-PCR em superfícies; Determinação de ATP; ISO 35001 – gestão do biorrisco
Todos os que pretendem adquirir/atualizar conhecimentos sobre os aspetos relacionados com a limpeza e desinfeção nos mais diversos setores de atividade, nomeadamente em espaços públicos ou privados, estabelecimentos comerciais, escolas, clubes desportivos e ginásios, unidades hoteleiras, unidades industriais de todos os setores de atividade, unidades de prestação de cuidados de saúde, etc..
TOPO- Expositivo apoiado em apresentações powerpoint
- Visualização de vídeos
- Debate e partilha de experiências.
- Fazer inscrição nesta página
- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Margarida Valente, Dra.
Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Pós- Graduada em Saúde Ocupacional pela mesma Universidade, Licenciada em Bioquímica e Pós- graduada em Qualidade da Água e Controlo da Poluição pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Atualmente exerce funções de Responsável pelo planeamento, amostragem, gestão de equipamento e controlo metrológico no Laboratório na Águas do Douro e Paiva, S.A., Grupo Águas de Portugal. Foi Supervisora de Laboratório na empresa Águas do Norte, S.A., Responsável de Área de Laboratório, Responsável Técnica de Microbiologia, Biologia e Amostragem na Águas do Douro e Paiva S.A. e Técnica Superior de Laboratório de Microbiologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde desenvolveu diversos trabalhos de investigação na área da qualidade da água. Formadora Certificada pelo IEFP ministra cursos subordinados aos temas: Acreditação de Laboratórios, Segurança e Saúde Ocupacional em Laboratórios, Amostragem, Qualidade da Água, Prevenção e Controlo de Legionella em Sistemas de Água, Controlo de Infeção Associada aos Cuidados de Saúde, Ambiente e Gestão de Resíduos. Coordenadora Técnica da Especialização Prevenção e Controlo de Agentes Biológicos Nocivos em Espaços Públicos e Unidades Industriais (EPCAB), e da Especialização Água – Qualidade, Sustentabilidade e Gestão de Operações – (EÁGUA) do CENERTEC. Colabora periodicamente com instituições de ensino superior através da apresentação de palestras. Participa regularmente como oradora em seminários, conferências e congressos. É ainda tutora de estágios de licenciatura e orientadora de dissertações de mestrado em múltiplos temas relacionados com a qualidade da água. Em paralelo, desenvolve a atividade de auditora e consultora na área da acreditação e gestão de laboratórios, saúde ocupacional em laboratórios, elaboração e implementação de Planos de Prevenção e Controlo de Legionella, bem como no controlo de qualidade da água, tanto na sua vertente laboratorial como operacional.
O valor da inscrição é de 220.00 € (+ 23% IVA), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO