Procurement – Negociação e Contratação em ambientes VUCA
15ª Edição- (re)Conhecer a existência de um novo quadro logístico e dos desafios organizacionais em curso;
- Conhecer e aplicar corretamente os diversos conceitos logísticos;
- Conhecer e escolher a modalidade de Procurement mais adequada a cada necessidade;
- Identificar os princípios base de uma negociação;
- (Como melhor) Aplicar técnicas e táticas negociais em contexto real;
- Definir, Consolidar e Gerir check-list documentais, prévias à formalização da contratação.
- Embarque na rota da Mudança;
- O Mundo VUCA – que constrangimentos, desafios e… que respostas?;
- Debate de conceitos, “harmonização” sobre Logística e FCS´s;
- As Compras – debater constrangimentos e identificar soluções;
- Fidelização e Qualificação de Fornecedores;
- As 6 Estratégias Fundamentais de Compras.
2. Procurement
- Comprar vs. Aprovisionar: “quando”, “como” e “quem”?;
- Procurement – conceito, atividades e…modalidades;
- Procurement Internacional – que documentos preparar?;
- Análise de “Case Study” (RFP);
- Caso prático.
3. Negociação
- Princípios básicos e Etapas de uma Negociação;
- Como iniciar e conduzir uma Negociação;
- A influência da Linguagem – verbal e não verbal;
- Estratégias e Tácticas Negociais;
- Perfil do Negociador;
- As 8 Principais Competências de Negociação;
- Caso prático.
- Modelo de Check-List técnica, contratual e comercial;
- Breve abordagem ao Código dos Contratos Públicos (CCP).
5. Conclusão
- Brainstorming;
- Skills pessoais e profissionais num Mundo VUCA – “do or die”.
- Expositivo, Activo e Interactivo com recurso a Multimédia.
- Casos práticos aplicados.
- Case- studies.
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
- Fazer inscrição nesta página
- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Miguel Silva, Eng.
Licenciado em Informática de Gestão pelo ISMAI.
Experiência profissional de 27 anos, dos quais 17, ligados direta ou indiretamente à Formação Profissional e Consultoria.
Formador certificado desde 2001, com mais de 8500 horas ministradas em Portugal, Moçambique, Angola e São Tomé e Princípe.
Desempenhou funções de Direcção Logística e Distribuição em empresas de exigentes sectores de actividade como: mobiliário, comércio e distribuição de TI/SI e farmacêutica, das quais se destacam a Micrograf (Grupo TechData) e a Fresenius Medical Care. Desempenhou funções de Gestor de Produção em ambiente industrial.
Consultor de empresas em processos relacionados com reengenharia de processos e organização operacional nas áreas Logística Int./Ext., Gestão de Stocks, Procurement e Supply Chain Management.
Responsável pelo “start up” de projecto de formação e consultoria a nível nacional em 2007/08
Responsável pela internacionalização, em 2014, de um projecto em Moçambique.
Em 2016, desempenhou o cargo de Director Executivo de empresa na área de serviços, em Moçambique.
Assumiu a posição de Diretor Comercial de Mercados Internacionais (Europa / África) ligados à importação / exportação em empresa do sector automóvel no período de 2017 a 2019.
Desempenhou o cargo de Director Geral Executivo da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF).
Atualmente é Consultor Sénior nas áreas de Logística, Supply Chain & Operações, colaborando com empresas de consultoria técnica em Portugal e nos PALOP´s.
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO